sábado, 27 de abril de 2019

Seminário internacional discute desafios à liberdade de imprensa na era digital
Evento gratuito e aberto ao público celebra Dia Mundial da Liberdade de Imprensa (3/5)


Oito renomados jornalistas de Brasil, EUA e França discutirão, no Dia Mundial da Liberdade de Imprensa, 3 de maio, o impacto das plataformas digitais no jornalismo, assim como tendências e melhores práticas. Assuntos quentes como desinformação, credibilidade, segurança digital e polarização compõem a agenda do encontro, que será realizado no auditório 1 da Faculdade Armando Alvares Penteado (FAAP).



Na semana passada, o Ranking Mundial de Liberdade de Imprensa de 2019 da ONG Repórteres Sem Fronteiras apontou “preocupante piora da situação da liberdade de imprensa na América Latina.” O Brasil caiu 3 posições, para o 105º lugar entre os 180 países monitorados, aproximando-se da zona vermelha da classificação (“situação difícil”).

O evento do dia 3 de maio será dividido em dois painéis. O internacional contará com a especialista norte-americana Jane Kirtley, professora de ética midiática e direito da Universidade de Minnesota, que trabalhou por 14 anos como diretora-executiva do The Reporters Committee for Freedom of the Press, e Emmanuel Colombié, diretor para a América Latina do Repórteres Sem Fronteiras.

O painel nacional reunirá Sergio Dávila (diretor de redação da Folha de S. Paulo),  Carla Jimenez (diretora do El Pais Brasil), Ricardo Gandour (diretor-executivo da rádio CBN) e Guilherme Amado (vice-presidente da Abraji). A abertura será feita por Felipe Santa Cruz, presidente da OAB Nacional.

Os moderadores serão Angela Pimenta (presidente do Projor) e Luciana Garbin (coordenadora do LabJor - laboratório de produção de conteúdos jornalísticos do curso de Jornalismo - da FAAP e editora de produção do Estadão).

O seminário é gratuito e aberto ao público, mas é necessário fazer a inscrição. Alunos receberão certificado de presença e haverá tradução simultânea.

O evento é uma realização da Abraji (Associação Brasileira de Jornalismo Investigativo), do Consulado dos Estados Unidos em São Paulo e da FAAP (Faculdade Armando Alvares Penteado). Conta com o apoio da Ordem dos Advogados do Brasil (OAB), ANJ (Associação Nacional de Jornais), Abert (Associação Brasileira de Emissoras de Rádio e Televisão), Instituto Palavra Aberta, Projor (Instituto para o Desenvolvimento do Jornalismo) e RSF (Repórteres Sem Fronteiras).

Serviço

Evento: Seminário Internacional Liberdade de Imprensa na Era Digital
Local: FAAP – Rua Alagoas, 903 – Auditório 1
Data: Sexta-feira, 3 de maio
Horário: das 9h30 às 12h30
Inscrições: neste link
Transmissão ao vivo:

Programação

9h30               Boas-vindas: Edilamar Galvão (FAAP)
9h35               Discurso de Abertura: Felipe Santa Cruz (OAB)

Painel Internacional  

9h45             Emmanuel Colombié (Repórteres sem Fronteiras)
10h              Jane Kartley (Universidade de Minnesota)
10h15           Debate e perguntas: Angela Pimenta (Projor)
10h45            Intervalo (15 minutes)

Painel Nacional

11h               Sergio Dávila (Folha de S.Paulo)
11h15           Carla Jimenez (El País Brasil)
11h30           Ricardo Gandour (CBN)
11h45           Guilherme Amado (Abraji)
12h              Debate e perguntas: Luciana Garbin (LabJor FAAP/Estadão)

12h30           Encerramento

Nenhum comentário: