terça-feira, 9 de abril de 2019

Literatura Atual

 Debates, cursos e flash mob marcam a Semana Curitiba Lê




Grandes nomes da literatura brasileira vão se encontrar para discussões sobre incentivo à leitura na Semana Curitiba Lê, que comemora os 9 anos do programa da Fundação Cultural de Curitiba. O evento gratuito começa nesta segunda-feira (8) e prossegue até sexta, 12 de abril, com oficinas literárias, palestras, rodas de leitura, mesas-redondas, contação de histórias e atividades variadas para todas as idades. 

O destaque da programação são as palestras com personalidades do meio literário nacional, sempre às 19h, na Capela Santa Maria. Entre eles está a presença da escritora Maria Valéria Rezende, que faz o pré-lançamento do seu novo romance “Carta à rainha louca”. Já Rosana de Mont’Alverne Neto discute a censura no livro infantil e José Castello promoverá uma roda de leitura.
Estão previstos ainda outros eventos, como cursos gratuitos sobre temas diversos e ações de roda de leitura, contação de histórias e varal literário nas Casas da Leitura das dez Regionais Administrativas da cidade.
          
             Debates
Abre a programação, nesta segunda-feira (8/4), o debate "O direito à literatura: a censura do livro infantil na contemporaneidade". A censura à literatura infantil é um velho fantasma que volta à cena contemporânea e a palestrante Rosana de Mont’Alverne Neto vai discutir casos específicos, mostrar como se manifestou a censura a livros na história e apresentar pontos para reflexão e debate.
Em parceria com o Litercultura, a Semana promove na terça-feira (9/4) uma roda de leitura com José Castello e leitores inscritos no momento, a partir do tema do próximo Litercultura (Fronteiras). Outra ação literária está prevista para ocorrer na quinta-feira (11/4), com a mesa-redonda sobre "Ações de leitura e formação para o sensível", com a presença de Bel Santos Mayer, Pierre André Ruprecht e Flávio Stein.
Ponto alto da programação é o pré-lançamento do romance “Carta à rainha louca” da escritora Maria Valéria Rezende. A autora ministra a palestra "Leitura: caminho aberto para vários mundos". Nela fala de sua vivência que a leva a percorrer quatro continentes formando novos leitores, as várias experiências e modos de fazer brotar leitores e livros, de sua própria autoria e de muita gente.
Maria Valéria Rezende, 77 anos, estreou na literatura em 2001, com o livro “Vasto mundo”. Ganhou os prêmios Jabuti de 2009, 2013 e 2015, com livros nas categorias infantil, juvenil e romance. A obra “Quarenta Dias” foi considerada Livro do Ano de Ficção em 2015. O livro “Outros cantos” ganhou em 2017 o Prémio Casa de las Américas”.

Flash Mob
Encerra a Semana um encontro com o objetivo de incentivar a leitura, o “Flash Mob, o Leitor” na sexta-feira (12/4), das 16h às 17h, na Praça Rui Barbosa – uma intervenção urbana do Programa Curitiba Lê, com o intuito de ocupar parte da rua com um grande número de leitores. Todos os interessados devem se dirigir ao local indicado e ler, durante uma hora, um livro de sua preferência.
Uma das recomendações é que em momento algum os participantes assumam que o evento foi previamente programado e que se chama Flash Mob, para não comprometer o efeito da ação.

Programa
Criado em 2010 pela Fundação Cultural de Curitiba (FCC), o programa Curitiba Lê é composto por um conjunto de ações de fomento, difusão e formação que visam aumentar quantitativa e qualitativamente os índices de leitura entre crianças, jovens e adultos.
Atualmente o Curitiba Lê conta com 16 Casas da Leitura e o Bondinho da Leitura no Calçadão da Rua XV de Novembro, no Centro. Além dos espaços físicos, o programa também promove ações diretas junto à comunidade oferecendo atividades de rodas de leitura e contações de histórias, laboratórios de leitura, palestras, seminários e oficinas de análise e criação literária.

Serviço:
Semana Curitiba Lê 9 Anos
Programação Especial – palestras, às 19h, na Capela Santa Maria
8/4 – Palestra: O Direito à Literatura: A censura do livro infantil na contemporaneidade, com Rosana de Mont'Alverne Neto (MG)
9/4 – Palco da Leitura, com José Castello
10/4 – Palestra e pré-lançamento do romance "Carta à Rainha Louca", com Maria Valéria Rezende (PB)
11/4 – Mesa-redonda: Ações de leitura e formação para o sensivel: ou como resistir às adversidades, com Bel Santos Mayer, Pierre André Ruprecht e Flávio Stein

Confira a programação completa: https://bit.ly/2YIbEmC
Inscrições para a Programação Especial no link:

FLASH MOB “O LEITOR”
Data: 12 DE ABRIL (SEX)
Horário: 16h às 17h
Local: Praça Rui Barbosa

Nenhum comentário: