sábado, 13 de abril de 2019


Cinema undergroundbaiano terá sua história contada em filme exclusivo do Canal Curta!
 
“Heróis do Udigrudi Baiano”, telefilme dirigido por Henrique Dantas, foi aprovado pela Ancine para ser produzido com recursos do Fundo Setorial do Audiovisual (FSA), com exclusividade para o canal Curta!. O filme pretende mostrar a importância do cinema underground baiano, que, a partir do lançamento do longa-metragem “Meteorango Kid, o Herói Intergaláctico” (1969), de André Luiz de Oliveira, tornou-se uma fonte de influência, rejeitando, em parte, a corrente do Cinema Novo. Filmes como “Caveira My Friend”, de Álvaro Guimarães, “Anjo Negro”, de Zé Humberto, e “Superoutro”, de Edgar Navarro, fazem parte desse movimento.


Para contar essa história, o diretor Henrique Dantas trabalha a trajetória dos personagens principais daqueles quatro filmes como elemento condutor e conta, ainda, com depoimentos de algumas das pessoas que participaram da produção dos longas na época. Uma curiosidade: a expressão “cinema udigrudi” foi criada por Glauber Rocha. Ele abrasileirou o termo “cinema underground”, que, no Brasil, teve expoentes como Júlio Bressane e Rogério Sganzerla. Também conhecido como cinema marginal, ele rompeu com a linguagem cinematográfica tradicional, ignorou a censura e as demandas do mercado.
“Heróis do Udigrudi baiano” terá estreia exclusiva no Curta!, ainda sem data prevista.

Sobre o Curta!
Dedicado às artes, à cultura e às humanidades, o Curta! é um canal independente que acolhe a experimentação e se orgulha de ser um parceiro dos realizadores, artistas, criadores e produtores. Com o compromisso de transmitir 12 horas por dia de programação nacional independente, o canal pauta a sua programação pelos seguintes temas: música, dança, teatro, artes visuais, arquitetura, metacinema, filosofia, literatura, história política e sociedade.
O Curta! pode ser visto nos canais 56 e 556 da NET e da Claro TV, no canal 75 da Oi TV e no canal 664 da Vivo, oferecido à la carte pela operadora. Siga o Curta! nas redes sociais:www.facebook.com/CanalCurta,https://twitter.com/canalcurta ewww.youtube.com/user/canalcurta. Saiba mais em http://www.canalcurta.tv.br.

Nenhum comentário: