sábado, 23 de março de 2019

E Show / Destaque Especial.

Março Delas”: Sesc RJ promove ações sobre protagonismo feminino, performances artísticas, serviços de saúde gratuitos e show da cantora Elza Soares no próximo dia 29.

RIO DE JANEIRO - Em homenagem à mulher, figura tão importante no contexto social, o Sesc RJ promove durante todo o mês de março nas unidades do Sesc RJ atividades dedicadas a refletir sobre o protagonismo feminino. A programação culmina, no dia 29 de março, com um dia inteiro de palestras, oficinas, instalações artísticas, performances e show gratuito da cantora Elza Soares, às 20h, na Praça XV. Ao todo, o Sesc RJ terá mais de 140 atividades dedicadas a discutir o protagonismo feminino.




A cantora se apresenta em performance da turnê do álbum "A Voz e a Máquina". Acompanhada por dois músicos da cena eletrônica e um guitarrista, o quarteto é ao mesmo tempo minimalistas na formação e completo musicalmente como uma orquestra, em arranjos sob medida para a voz da Diva Pop. Samples, loops, drum machines, synths e a voz processada, desconstruída e reconstruída pelas máquinas musicais. Após dedicada pesquisa sobre a música eletrônica, Ricardo Muralha e Bruno Queiroz adicionaram ao show controladores midi de diversas naturezas, tablets e possibilidades em ”loop” de todos os instrumentos, somado as guitarras do produtor musical Rafa Barreto, resultando em arranjos originais e orgânicos.

O show é uma reunião de clássicos de carreira da artista, além de hits do momento em releituras descoladas como Computadores Fazem Arte, A Carne, Mulher do Fim do Mundo, O Tempo Não Para e outros clássicos da música popular brasileira. O show ganha um tom ainda mais emocionante quando Elza Soares protesta em verso e prosa contra as mazelas da sociedade em músicas como Não Recomendado e Milagres. Mas antes, das 18h às 18h30, haverá show com a banda Razões Africanas, seguido da performance da Dj Tammy e da oficina do passinho.

A intenção do projeto ‘Março Delas” é apresentar um olhar crítico para a sociedade, fundamentado numa análise da luta das mulheres por direitos, autonomia, protagonismo e equidade social, que reforcem o posicionamento das mulheres em relação aos diversos temas de seus cotidianos, incluindo violência e empoderamento. Faz parte do papel da instituição promover ações que retifiquem o papel fomentador de políticas públicas, promovendo ações de fortalecimento, reexistência e luta por direitos. 

A programação envolve diversas áreas da instituição, com atividades da equipe de ‘Assistência’ para debater e discutir os direitos sociais e o protagonismo feminino; da equipe de ´Saúde´, trazendo informações de prevenção e tratamento; da área de ‘Lazer’, com ações de qualidade de vida e ‘Cultura’ com show de mulheres ou ligados ao universo feminino culminando com o encerramento da cantora Elza Soares.

Das 12h às 18h, o público poderá conferir gratuitamente uma série de intervenções desenvolvidas pelo Sesc RJ. Entre elas, “Poesia de Encontro – O Ontem e o Agora”, Intervenção poética sobre o empoderamento de mulheres na literatura; “Ainda sim me levanto”, intervenção poética com atriz declamando poemas/ frases de autoras da literatura brasileira, latino-americana e africana e "Fulfil", uma sátira sobre uma gestante, a enfermeira e um pai que não se move.

Debates e palestras. A partir das 12h30, o Sesc RJ oferece espaços de falas com debates com a presença de personalidades proeminentes do universo feminino. Às 12h30, a autora Regina Navarro comanda a palestra  “Sexualidade Feminina”, seguida às 14h pela atleta Fabi do Vôlei, que falará sobre “Esporte e o Femininos, desafios e vitórias”. A Bicampeã olímpica é considerada por muitos críticos do voleibol como a melhor líbero do mundo da história. Na sequência, Às 16h, a escritora Vilma Piedade e a Educadora social Tati Brandão participam da mesa “Mulheres e os espaços de fala”, mediada pela jornalista Luciana Barreto.

Oficinas. O público que passar pela Praça XV no dia 29 de março terá a oportunidade de participar das oficinas desenvolvidas pelo Sesc RJ, ações com o propósito de levar educação e uma possibilidade de geração de renda extra aos participantes. Das 12h às 18h, todos poderão fazer parte da Oficina de fanzine -  Oficina de criação coletiva de revistas dentro do contexto feminino; da Oficina de Bolsa de banner -  Produção de bolsas a partir do reaproveitamento de banner; da oficina de Estamparia manual em ecobag -  Compartilhamento de técnicas de estamparia manual em bolsas tipo ecobag; da oficina de Bijuterias - Construção de bijuterias com matérias de faço manuseio, voltados ao futuro empreendedorismo; da Oficina de Ervas Medicinais – Técnicas e ervas que nos ajudam na saúde do dia a dia.; Oficina de kokedama - técnica de origem japonesa de envolver a planta dentro de uma esfera de musgo, substrato e argila; Oficina de Tranças e Turbantes; Oficina Cosmética e Maquiagem Ecológica; Oficina de cosmética natural - Produção artesanal de desodorantes com produtos naturais e a Oficina de Automaquiagem entre outras.        

Atendimento Social. As mulheres que precisarem de orientações jurídicas, poderão comparecer à tenda de “Direitos da mulher” – Advogadas, Psicólogas disposição para atendimentos, orientações e dúvidas”. A Subsecretaria de Políticas para mulheres da prefeitura do Rio de Janeiro também oferecerá atendimento social para as interessadas, assim como o Senac RJ, com ações de Beleza e Bem Estar.

Saúde. Na área de saúde, serão disponibilizadas consultas para orientação nutricional e odontológica com profissionais de nutrição do Sesc RJ. Neste dia, as orientações serão voltadas para a saúde da mulher, abordando a mulher como protagonista da sua saúde.        

O público presente também receberá orientações sobre DST (Doenças Sexualmente Transmissíveis) e gravidez na Adolescência com distribuição de preservativo, terão orientação de higiene na lavagem das mãos além de aferição de pressão arterial, glicose além de informações para a adequada escovação e fluoretação. Quem participar das ações de saúde, receberá ainda orientações de planejamento reprodutivo, poderá participar de Roda de conversa sobre parto natural, com sensibilização para o tema do parto natural humanizado. 

Feira Crespa. Durante o dia 29 de março, produtos fabricados por diversas empreendedoras negras estarão à venda na Feira Crespa, ação afirmativa que tem como mote principal a valorização da mulher que se identifica como negra e as que são identificadas pela sociedade como tais, e com o objetivo de fortalecimento dos afro-empreendedores e aumento do repertório dos visitantes sobre a cultura afrobrasileira e sua história, além de também propor a reflexão e debate sobre temas em voga e como os participantes se projetam em diversos cenários. Tudo isso se desdobra em questões relacionais, comportamentais, práticas, no funcionamento político – econômico do nosso país, dentre outras discussões.

Das 12h às 17h, haverá a caminhada Circuito histórico Praça XV , antigo Largo do Carmo e um dos pontos mais antigos da cidade. A região era a principal porta de entrada de quem chegava pelo mar. Após a derrubada da Perimetral, a região ficou com visual mais turístico, com diversos atrativos históricos, culturais para oferecer aos participantes do walking tour. A programação completa das ações do projeto Março Delas estão no link http://bit.ly/Sescrjmarçodelas.

Nenhum comentário: