segunda-feira, 18 de março de 2019

Canal Musica.

 
O canal exibe show inédito com os violeiros André Moraes e César Petená
Pagode caipira, rasqueado, guarânia e catira fazem parte do repertório dos instrumentistas que resgatam a música de raiz, feita no interior do Brasil 
Reapresentações 19/3, terça, às 9h30; 20/3, 
quarta, às 11h; 21/3, quinta, às 13h; e 23/3, sábado, às 14h.
Classificação Indicativa: Livre
Foto: Piu Dip.
Teasers:  

O duo André Moraes e César Petená mostra a variedade e particularidades de músicas tocadas em violas caipiras, de diferentes épocas e regiões, em show da série Instrumental Sesc Brasil, exibido no ultimo dia 17/3,  no SescTV.  No ar  também,um documentário da série Passagem de Som, onde a dupla comenta sobre o processo de criação das composições autorais de seu repertório. Com direção geral de Max Alvim, as atrações também podem ser assistidas em sesctv.org.br/aovivo.

 
No Passagem de Som, César Petená explica sobre o processo colaborativo que a dupla de violeiros desenvolve ao montar os arranjos dos shows. “As músicas sempre chegam com uma ideia no ensaio, mas vamos aprendendo a tocá-la. O André faz uma melodia na parte aguda, eu desenvolvo um acompanhamento e fazemos juntos”, diz.  
 
Já o violeiro André Moraes fala sobre a cultura da cavalgada e da viola caipira, hábitos que sua família o ensinou desde criança. “Lembro de meu avô ouvindo músicas caipiras de Liu & Léo, Tião Carreiro e Pardinho, Pena Branca e Xavantinho”, comenta. Além disso, durante a lida com a terra, o pai de Moraes sempre ouvia esse estilo musical e tocava violão. Em sua infância e juventude, o artista ouvia apenas música caipira e modas de viola, a ponto de não saber quem era Renato Russo, quando foi estudar violão.
Na sequência, em show inédito da série Instrumental Sesc Brasil, André Moraes e César Petená, que são herdeiros naturais dessa cultura, devotos de mestres brasileiros e fãs de novos talentos, reúnem, em um mesmo repertório, composições de nomes como Almir Sater, Ivan Vilela, Índio Cachoeira e Messias da Viola.
 
Sobre André Moraes e César Petená:
 
César Petená se formou em guitarra elétrica pela Fundação das Artes e foi o primeiro bacharel de viola caipira da Faculdade Cantareira. Atualmente trabalha como arquivista musical e editor de partituras da Orquestra Sinfônica do Estado de São Paulo, a Osesp, além de se dedicar ao duo com André Moraes. Petená também estudou com o violeiro João Paulo Amaral. Ele considera que a viola, embora esteja bem avançado na escolarização, ainda é um instrumento de disseminação oral. “Mesmo fazendo aula com um grande professor, para tocar viola tem que conhecer um mestre, ter contato com a tradição para saber como toca o recortado, o ritmo, como faz aquela moda, como faz a dobra de voz”, esclarece Petená.
 
André Moraes nasceu e foi criado em Embu Guaçu - SP. Formou-se em música erudita pela Faculdade Santa Marcelina, em violão erudito pela Universidade Livre de Música e em viola caipira pela Escola de Música do Estado de São Paulo (EMESP - Tom Jobim).  Ao concluir os estudos, surgiu o convite para tocar profissionalmente na Orquestra Filarmônica de Violas, onde conheceu César Petená, em 2015. Uniram forças e instrumentos com afinações diferentes, para trabalhar um repertório rico em timbres e ritmos inspirados em regiões dos quatro cantos do país. Juntos, mostram as facetas e possibilidades de afinação da viola dinâmica, da viola machete, da viola de buriti, da viola caipira e da de 10 cordas. Suas principais referências musicais são Ivan Vilela, João Paulo Amaral, Fernando Deghi, Almir Sater e Tião Carreiro.
Repertório do show:
Prelúdio dos Pássaros, de Índio Cachoeira; Armorial, de Ivan Vilela; Corumbá, de Almir Sater; Papo de Viola, de Daniel de Paula; Cavalgada, de Fernando Deghi; Terminando em Chapada, de Daniel de Paula e Levi Ramiro; Seleção de Pagodes, de Goiano; e Pagode de Véio, de Messias da Viola. Além destas estão Céu de Pitangueiras; Paca Pimenta; Patú; Teu Sorriso, todas de César Petená;
 
Sobre o SescTV:
O SescTV é um canal de difusão cultural do Sesc em São Paulo, distribuído gratuitamente, que tem como missão ampliar a ação do Sesc para todo o Brasil. Sua grade de programação é permeada por espetáculos, documentários, filmes e entrevistas. As atrações apresentam shows gravados ao vivo com grandes artistas da música e da dança. Documentários sobre artes visuais, teatro e sociedade abordam nomes, fatos e ideias da cultura brasileira. Ciclos temáticos de filmes e programas de entrevistas sobre literatura, cinema e outras artes também estão presentes na programação.
 
Serviço:
 
Passagem de Som / Instrumental Sesc Brasil
André Moraes & César Petená
Estreia: 17/3, domingo, a partir das 21h.
Reapresentações: 18/3, segunda, às 16h30; 19/3, terça, às 9h30; 20/3, quarta, às 11h; 21/3, quinta, às 13h; e 23/3, sábado, às 14h.
Classificação Indicativa: Livre
Direção Geral: Max Alvim
Produtora: Canal Independente
 
Para sintonizar o SescTV:
Canal 128, da Oi TV
Ou consulte sua operadora
Assista também online em sesctv.org.br/ao vivo
Siga o SescTV no twitter: http://twitter.com/sesctv
E no facebook: https: facebook.com/sesctv

Nenhum comentário: