sexta-feira, 22 de março de 2019

Agenda.

Com mais de 350 espetáculos e 2.100 artistas, Fringe 2019 se mantém como uma das principais vitrines do teatro no Brasil.
#festivaldecuritiba. #leitequenteenews
Evento do Festival de Curitiba, aberto e sem curadoria, o Fringe atrai companhias profissionais voluntárias de todas as partes do País, bem como internacionais, em um espaço democrático e acessível das artes cênicas. Edição de 2019 chega repleta de diversidade e tendências do teatro

 
O Festival de Curitiba é um dos cinco maiores eventos de artes cênicas do mundo. Parte deste reconhecimento se deve ao Fringe – mostra aberta sem o crivo da curadoria do evento, em que companhias de teatro, circo, música e dança, de várias partes do Brasil e de dezenas de outros países, participam do festival por meio de inscrição voluntária. Na edição deste ano, que ocorre de 26 de março a 7 de abril, mais de 350 espetáculos, com aproximadamente 2.100 artistas, ocuparão 71 espaços de Curitiba e Região Metropolitana, levando arte acessível aos curitibanos e turistas que visitam a cidade durante todo o período.


Entre os participantes desta edição, uma grande diversidade de peças, tanto em gêneros teatrais, como em espaços, produções e, principalmente, de tendências das artes cênicas. Um total de 18 mostras especiais, entre elas opções inovadoras, como a Mostra de Patinação, idealizada pela Escola Footwork, que apresenta as tendências artísticas sobre patins e Disco Roller, e a seleção da Ceca Guido Viaro (Centro Estadual de Capacitação em Artes Guido Viaro), instituição pública de ensino que trabalha com atividades formativas no bairro Capão Raso e estreia no Fringe, são algumas das opções.
Entre as apostas estão espetáculos da Mostra Apamonama, que ocorrerá no Teatro Paiol e tem em seu nome o termo em Tupi-Guarani que significa “mistura”. O coletivo de espetáculos reúne três novas bandas autorais de Curitiba e região, propondo um outro olhar para a música plural produzida na capital paranaense. Ainda para quem quer atrações que contenham apresentações com música, a Mostra Cambutadefedapada, no Teatro Novelas Curitibanas, comemora os 12 anos do grupo e celebra o momento com a estreia da peça “Cobaias”, bem como produções de cinco convidados, que reúne teatro, música, dança e bate-papo. Seguindo a mesma linha, a Selva – Mostra de Artes Degeneradas, organizada pelos artistas da Casa Selvática, também reúne na TUC (Teatro Universitário de Curitiba), várias vertentes culturais e busca ressignificar tudo aquilo que foi ou é considerado degenerado socialmente. O Fringe também promove o intercâmbio e a democratização do acesso à cena teatral estudantil e de pesquisa, com a segunda edição da Mostra Universitária, no TEUNI, que reúne criações de grupos teatrais de universidades do Brasil e de outros países.
A Região Metropolitana de Curitiba, mais precisamente a cidade de Araucária, recebe a Mostra Casa Eliseu Voronkoff, que visa possibilitar aos moradores da região o acesso a produções artísticas de qualidade, com teatro, cinema e oficinas, além do Teatro de Formas Animadas, que garante opções aos mais diversos típos de públicos.

Como de praxe, a cultura regional também marca presença na edição 2019 do Fringe, como na Mostra Artística Feijão Tropeiro, em que 24 ações da cena moderna de Belo Horizonte e arredores apresentarão seus trabalhos combinando teatro e gastronomia; bem como na Mostra IN-Cena – 4x4, em que quatro grupos de teatro de quatro estados brasileiros, apresentam quatro espetáculos que trazem suas vivências criativas e regionais; outro exemplo é a Mostra Cachoeira de Teatro, com nove grupos do Espírito Santo em espetáculos de rua, lambe-lambe e de palco.
Ao todo, 13 estados brasileiros estarão representados nesta edição - o Paraná com 234 projetos, seguido de São Paulo com 47, Minas Gerais com 20, Rio de Janeiro com 17, Espírito Santo e Santa Catarina com 11 cada, Alagoas com dois, além de Bahia, Ceará, Goiás, Paraíba, Pernambuco e Rio Grande do Sul. Além disso, o teatro lambe-lambe completa 30 anos de existência e estará presente no Fringe com 109 apresentações de companhias de diferentes estados e países.
Companhias Internacionais no Fringe – Entre as atrações internacionais no Fringe 2019, companhias da Argentina, Chile, Equador, Uruguai e Portugal, com uma média de 32 apresentações, tanto pagas (com diferentes valores), como no sistema Pague Quanto Vale e também gratuitas. Entre algumas opções, a produção infantil gratuita “Locas Margaritas no Cena Criança”, da cidade de Mendonza, na Argentina, que ocorrerá no Sesi Portão, em que conta a história de um cão que tem uma margarida florecida em sua cauda; e o teatro em miniatura, em apresentação de rua, no sistema Pague Quanto Vale, da mostra “Ruby Box Teatro a La Carta”, de Santiago do Chile, que convida a plateia para uma viagem de pequenas poesias sobre maletas, com apresentações programadas para espaços como o Relógio da Rua XV, Ruínas de São Francisco e no C`adore Comida Descomplicada.
Apresentações gratuitas e o sistema “Pague Quanto Vale” – Aproximadamente 100 espetáculos do Fringe serão apresentados de forma gratuita, totalizando mais de 395 apresentações para a população, em uma ampla variedade de gêneros, classificação, locais e origens. Já no sistema “Pegue Quanto Vale”, a plateia disponibiliza após a apresentação o valor que acha pertinente. Serão quase 50 peças neste sistema e 200 apresentações, que transmitem a democracia da arte em uma extensa possibilidade de oportunidades para todo o tipo de público.
Para a coordenadora do Fringe 2019, a produtora Carol Scabora, esta edição continua contando com uma gama de espetáculos e oportunidades para o público, além de promover a ocupação dos espaços culturais da cidade. “Durante todo o período do Festival de Curitiba não tem como o público curitibano não ser impactado pelo teatro. Neste ano, as peças do Fringe estarão espalhadas por vários bairros de Curitiba e Região Metropolitana, muitas delas disponibilizadas de forma gratuita. Espetáculos para as famílias, para os jovens, para os adultos, vindos de vários lugares do Brasil e do mundo. Nosso conselho é se arriscar, se permitir e aproveitar a grande diversidade e tendências de apresentações que o Fringe proporciona para a cidade, pois o Festival de Curitiba é um evento para todos”, finaliza.
A programação do Fringe 2019 está disponível nos guias impressos distribuidos em vários espaços da cidade, no site oficial do Festival de Curitiba (www.festivaldecuritiba.com.br), e no aplicativo oficial disponível para os sistemas IOS e Android. Acompanhe todas as novidades e informações também pelas redes sociais disponíveis, no Facebook @FringeCuritiba, pelo Instagram @fringecuritiba e pelo Twitter @fest_curitiba
 
Mostras Especiais
2ª Mostra Circo-Teatro dos Comparsas – Linguagem de teatro popular com circo, comédia, promovido pela Comparsaria Cênica, além de se apresentar em local próprio, ocupam também praças e o Teatro Sesi, em São José dos Pinhais, Região Metropolitana de Curitiba.
Cambutadefedapada - Companhia completa 12 anos e estreiam ‘Cobaias”, mostra realizada com produções próprias e convidados curitibanos.
Mostra Apomonama - Reúne três bandas autorais de Curitiba e Região Metropolitana e traz a diversidade de estilos e do cancioneiro popular contemporâneo.
Mostra Artística Feijão Tropeiro -  Um total de 24 ações da cena moderna de Belo Horizonte e arredores, com teatro, gastronomia e rodas de conversa que trazem em seu contexto o negro e o corpo no teatro.
Mostra Cachoeiro de Teatro - Nove grupos de teatro do Espírito Santo, com espetáculos de rua, lambe-lambe e de palco.
Mostra Casa Eliseu Voronkoff - Nove dias com oficinas, apresentações teatrais e exibição de filme para público de Araucária, na Região Metropolitana de Curitiba.
Mostra Ceca Guido Viaro - Exposição, bate-papo e oficinas formativas. Mostra das produções artísticas da casa.
Mostra Cena Criança - Criada para valorizar o público infanto-juvenil idealizada pela Pró Cult e SESI- PR.
Mostra Comove - Promovida pela Companhia Pé no Palco, onde transpõe a literatura para os palcos. Esse ano com textos de Clarice Lispector, Walt Whitman  e Hilda Hist, além de Show Musical
Mostra de Linguagens Cênicas - Comédia, drama e contação de histórias são os formatos dos espetáculos do grupo Aslucianas, que anualmente estreiam um espetáculo na Mostra Fringe há mais de 12 anos.
Mostra de Teatro Cena Hum - Reunião de diversas linguagens cênicas, com produções o Cena Hum, São Paulo e Rio de Janeiro.
Mostra de Teatro de Formas Animadas de Rua - Artistas brasileiros e estrangeiros com espetáculos inéditos do clássico ao contemporâneo, lambe-lambe e marionetes.
Mostra Fantástica - Espetáculos com repertório da Companhia dos Palhaços, explorando a arte clown e shows com artistas convidados.
Mostra In-Cena 2019 - 4X4 - Mediada pelo grupo In-Cena de Minas Gerias é o encontro de quatro grupos teatrais, de quatro estados, em quatro espetáculos, apontado resistência política e ativismo como estética.
Mostra de Patinação - Escola Footwork apresenta tendências temáticas, com música, dança e teatro sobre patins e Disco Roller, proporcionando também oficina formativa para iniciantes e intermediários.
Mostra Universitária - Promove o intercâmbio entre a comunidade acadêmica do interior do Paraná, Curitiba, Equador, São Paulo e Santa Catarina. Oferece espetáculos gratuitos, lançamento de livro e bate-papo.
Mostra Transcendental - Objetivo de atrair pessoas interessadas no universo psíquico-emocional.
Selva- Mostra de Artes Degeneradas - Mostra organizada pelos artista da Casa Selvática, com dança, performance, música, em cinco dias, por meio do sistema de ingressos Pague Quanto Vale.
 
Apresentadores, patrocinadores e apoiadores
O Festival de Teatro de Curitiba tem parceiros fundamentais para sua realização e é apresentado pelo Banco RCI Brasil, com patrocínio da Junto Seguros, EBANX, Uninter GRASP, Cielo, Renault do Brasil, Sanepar, Copel e Governo do Estado do Paraná.
Os eventos simultâneos – Programa Guritiba, Mish Mash, Gastronomix e Risorama -, igualmente, contam com o apoio de parceiros importantes para levar a arte, cultura e entretenimento ao público.
O Programa Guritiba é apresentado por Caterpillar e Perkins Motores, com patrocínio da Tradener Comercialização de Energia e tem como apoiadores as empresas Novozymes, New Holland, Mili e Savana | Mercedes-Benz. São parceiros também na realização do Guritiba a Berneck, Brose do Brasil e o BRDE.
O Banco RCI Brasil, Instituto Grupo Boticário e a Denso do Brasil apresentam o Mish Mash, evento que tem também o patrocínio da Unimed Curitiba e Rumo.
O Risorama é apresentado pela Potencial Petróleo e Restaurante Madero e patrocinado por Lojas Havan, FH e Ferramentas Worker. O segmento de stand up comedy do Festival de Curitiba tem também o apoio do Grupo Barigui. A cerveja oficial do evento é a Cacildis.
O Gastronomix, por sua vez, é apresentado por Electrolux, tem o patrocínio da Melitta e o apoio da Electra Energy, Da Magrinha e da Ritmo Logística. Conta ainda com a Oxford como fornecedora da louça oficial do evento. Stella Artois é cerveja oficial do evento.
As bilheterias do Festival de Curitiba são uma parceria com o ParkShoppingBarigüi e o Shopping Mueller.
Ingressos
A venda dos ingressos será pelo site www.festivaldecuritiba.com.br, pelo aplicativo “Festival de Curitiba 2019” e nas bilheterias oficiais do evento, no ParkShoppingBarigüi (Piso Superior – Lado Norte), de segunda a sexta, das 11h às 23h, no sábado, das 10h às 22h e, aos domingos, das 14h às 20h; e no Shopping Mueller (Piso L3), de segunda a sábado, das 10h às 22h, domingos e feriados das 14h às 20h.
Os ingressos para os espetáculos em cartaz nos espaços administrados pelo Centro Cultural Teatro Guaíra (Guairão, miniauditório, Guairinha e José Maria Santos) estão disponíveis apenas pelo site e pontos de venda do Disk Ingressos. Os ingressos para as demais 1330 sessões seguem disponíveis nos canais oficinais do evento: pelo site (www.festivaldecuritiba.com.br), aplicativo “Festival de Curitiba 2019” e nas bilheterias físicas do ParkshoppingBarigüi (Piso Superior – Lado Norte) e Shopping Mueller(Piso L3).
Valores
Fringe – De R$ 0 a R$ 60,00 (entrada inteira) + taxa administrativa

Nenhum comentário: