terça-feira, 12 de fevereiro de 2019

Sesc TV.


 
A música instrumental do trombonista, arranjador e compositor João Machala é destaque em programas inéditos do SescTV
O músico mineiro revela suas influências e expectativas para a carreira, em episódio da série Passagem de Som, e apresenta um repertório autoral que mescla o popular ao erudito, em show do Instrumental Sesc Brasil
 
João Machala. Foto: Piu Dip.

 
No dia 17/2, domingo, a partir das 21h30, o SescTV estreia documentário da série Passagem de Som e show da série Instrumental Sesc Brasil, com o trombonista, arranjador e compositor mineiro João Machala. No primeiro, a produção acompanha a visita do músico ao também trombonista Jorginho Neto. No segundo, Machala apresenta repertório que mistura ritmos populares e eruditos. As atrações, com direção geral de Max Alvim, ainda podem ser assistidas em sesctv.org.br/aovivo.

 
Há tempos, Minas Gerais revela jovens artistas e João Machala não foge à regra. Nascido em Belo Horizonte, desde pequeno, aprendeu a dividir com o público as experiências de sua jornada. Aos 12 anos, começou a tocar trombone na banda do Colégio Militar da capital mineira. Três anos depois, estava na Orquestra Sinfônica Jovem do Palácio das Artes, iniciativa destinada a formar novos talentos em Belo Horizonte. Passou a adolescência no palco, ensaiando e fazendo concertos regularmente. Quando atingiu a maioridade, Machala já estava pronto para seguir uma carreira de sucesso. Hoje, ele é uma figura ativa na cena musical de sua cidade e, fora o trabalho em orquestra, também se aventura por outras formações e gêneros como o Septeto 774, a MG Big Band e o grupo Iconili.
 
No Passagem de Som, João Machala vai ao Souza Lima – Conservatório e Faculdade de Música, na capital paulista, para conversar com o trombonista Jorginho Neto. Ao lado do colega, ele fala sobre sua experiência no Cefar – Centro de Formação Artística, onde estudou por três anos Harmonia e História da música, e por um ano aperfeiçoou a técnica do instrumento que toca. Eles comentam sobre a importância de um dos mestres do trombone, Raul de Souza, para a história desse objeto. “Eu falei para o Raul me aconselhar, ele tem muita experiência, viveu todas as fases e tocou com os melhores”, diz João Machala. Neto ressalta que, apesar de Raul ser um ícone da música instrumental, ele é uma pessoa humilde. “Arrogância não combina com música e olha que ele já tocou com Frank Rosolino, Sonny Rollins e Cannonball”, lembra entusiasmado.
 
Em 2018, João Machala foi um dos vencedores da 18ª edição do Prêmio BDMG Instrumental, criado em 2001 para prestigiar compositores e arranjadores da música instrumental de Minas Gerais. “Eu acompanho esse prêmio desde novo. Eu imaginava um dia ter condições de competir”, revela. Na final do concurso, o trombonista apresentou duas músicas próprias,Domingo e Canção da Madrugada, além de um arranjo para o frevo Cordão da Saideira, de Edu Lobo. A premiação coroou um trabalho reconhecido pelos artistas com quem tocou. Leila Pinheiro, Mauro Senise, Nelson Ayres, Toninho Horta e Andrea Bocelli são alguns deles.   
 
O Passagem de Som também destaca os bastidores do show realizado por Machala para a série Instrumental Sesc Brasil, gravado no teatro Anchieta do Sesc Consolação, em agosto de 2018, em São Paulo, e exibido na sequência. No espetáculo, o trombonista é acompanhado por Breno Mendonça, no saxofone tenor e soprano; Felipe Vilas Boas, na guitarra; Igor Neves, no teclado; Aloizio Horta, no baixo; e Gabriel Bruce, na bateria. Fazem parte do repertório músicas como Barcelona; Samba do Protásio; Canção da Madrugada; Domingo; Desencontro; e Mestre Raul, todas de autoria de João Machala, além de No Cordão da Saideira, de Edu Lobo.
 
Sobre o SescTV:
O SescTV é um canal de difusão cultural do Sesc em São Paulo, distribuído gratuitamente, que tem como missão ampliar a ação do Sesc para todo o Brasil. Sua grade de programação é permeada por espetáculos, documentários, filmes e entrevistas. As atrações apresentam shows gravados ao vivo com grandes nomes da música e da dança. Documentários sobre artes visuais, teatro e sociedade abordam nomes, fatos e ideias da cultura brasileira. Ciclos temáticos de filmes e programas de entrevistas sobre literatura, cinema e outras artes também estão presentes na programação.
 
Serviço:
 
Passagem de Som / Instrumental Sesc Brasil
Estreia: 17/2, domingo, a partir das 21h.
Reapresentações: 18/2, segunda, a partir das 16h30; 19/2, terça, a partir das 9h30; 20/2, quarta, a partir das 11h; 21/2, quinta, a partir das 13h; e 23/2, sábado, a partir das 14h30.
Classificação Indicativa: Livre
Direção Geral: Max Alvim
Produtora: Canal Independente
 
Para sintonizar o SescTV:
Canal 128, da Oi TV
Ou consulte sua operadora
Assista também online em sesctv.org.br/ao vivo
Siga o SescTV no twitter: http://twitter.com/sesctv
E no facebook: https: facebook.com/sesctv
Informações para imprensa:
SescTV

Nenhum comentário: