domingo, 3 de fevereiro de 2019

Musica da Boa.

 
 
SÉRIE DA TV PAGA NARRA TRAJETÓRIA DE ARRANJADOR RESPONSÁVEL PELO TOPO DAS PARADAS MUSICAIS BRASILEIRAS JOTA MORAES
 
Programa ‘Origens’ estreia no próximo dia 7 de fevereiro, às 22h, no canal Music Box Brazil;

Atração reúne musicais e entrevistas de Djavan, Thiaguinho e Ed Motta, entre outros cantores, que ajudam a contar a influência do biografado na construção da MPB

 



 
Fevereiro de 2019 – Da MPB de Djavan e Ed Motta ao pagode de Thiaguinho e Alexandre Pires: é difícil achar quem nunca ouviu alguma canção que alcançou o topo das paradas musicais desde a década de 70, arranjada ou produzida por Jota Moraes, nas vozes desses entre outros cantores. A trajetória do maestro paulista e sua influência na construção da música popular brasileira são temas de série inédita na TV por assinatura, intitulada ‘Origens’, que estreia no dia 7 de fevereiro, às 22h, no canal Music Box Brazil.

 
Apresentada pelo próprio homenageado, a série mescla o estilo documental com o musical. Explora vastos depoimentos de Jota Moraes ao lado de convidados sobre fatos peculiares da carreira do arranjador e de seu trabalho na produção musical de artistas. As cenas são intercaladas com imagens e vídeos de época, além de abrirem espaço para apresentações musicais do homenageado junto com alguns dos entrevistados. Dividida em 13 episódios semanais, a série ‘Origens’ é uma produção de Café Maestro Produções com direção geral de Marcelo Cássio.
 
A lista de participações inclui Djavan, Ed Motta, Michael Sullivan, Eliana Pittman, Rildo Hora, Maria Rita, Leila Pinheiro, Marcos Pontes e Mauricio Piassarollo, entre outros nomes. Jota Moraes é considerado o criador do gênero pagode por introduzir a estrutura e o formato de arranjos como é conhecido e consumido atualmente. Os representantes desse estilo, que já foram produzidos por Jota Moraes, que participam da série são Thiaguinho, Alexandre Pires e Péricles.
 
Os principais assuntos abordados na narrativa são início de carreira no interior paulista, a influência e tradição familiar, bandas de baile, os primeiros trabalhos com artistas consagrados, o mercado de trilhas sonoras, o jingle de motel que virou sucesso nacional na voz de Maria Bethânia, a parceria com Gonzaguinha, a versatilidade e a revolução dos arranjos em vários estilos, produção de obras primas da música popular brasileira e turnês nacionais e internacionais.
 
Jota Moraes, nome artístico de João do Amor Divino Moraes Pontes, é natural de Caçapava, interior do Estado de São Paulo. É também pianista, tecladista e vibrafonista, cujo início da carreira musical se deu aos 12 anos de idade como baterista de orquestra. Do início de carreira como músico de boates à consolidação como arranjador, já produziu artistas de estilos distintos, entre eles rock e pop, instrumental, samba, pagode e rock metal, além de ter atuado para publicidade, teatro e televisão.
 
SERVIÇO
Estreia da série ‘Origens com Jota Moraes’
Quando: 7 de fevereiro, às 22h
Canal: Music Box Brazil
Produção: Café Maestro Produções
Direção geral:  Marcelo Cássio
Total de episódios: 13
Duração por episódio: 26 minutos
Novos episódios: quintas-feiras, às 22h
Reprises: domingos, às 22h30; e quartas-feiras, às 13h30
Classificação indicativa: Livre
 

Nenhum comentário: