terça-feira, 26 de fevereiro de 2019


Veja o que os usuários do Twitter comentaram sobre o Oscar 2019
Monitoramento realizado pela Scup durante o evento revela a categoria e os filmes mais comentados, bem como as hashtags mais utilizadas e as principais discussões sobre a premiação


São Paulo (SP) - Aconteceu no último domingo (24) a cerimônia do Oscar, a 91ª edição do prêmio concedido pela Academia de Artes e Ciências Cinematográficas. Como sempre, a internet não deixou nada de lado e passou a noite de domingo comentando sobre a premiação.



De acordo com a Scup, plataforma de monitoramento de redes sociais, foram 470.224 menções ao evento no Twitter, sendo a maioria delas de tom neutro (78,26%). As positivas somaram 16,92% e as negativas, 4,82%.

Dentre os prêmios da noite, o mais aclamado da cerimônia foi também o mais comentado no Twitter: a categoria mais mencionada pelos usuários foi Melhor Filme, com 32% dos tweets.

Apesar de o prêmio de Melhor Filme ter ido para Green Book, o longa mais comentado na rede social foi Pantera Negra, filme da Marvel que retrata uma fictícia cidade africana. Foram 32.941 menções. Em segundo lugar, ficou o longa Bohemian Rhapsody e, em terceiro, Green Book.



Dentre os atores mais mencionados no monitoramento, estão Rami Malek e Lady Gaga. Malek interpretou Freddy Mercury no filme Bohemian Rhapsody e levou o prêmio de melhor ator. Já a cantora não ganhou como melhor atriz, mas foi o assunto de 41.990 tweets durante a cerimônia. Já os atores coadjuvantes mais falados foram Mahershala Ali e Amy Adams, estrelas dos filmes Green Book e Vice, respectivamente.






Com 4.821 menções, Spike Lee foi o diretor mais comentado da cerimônia. Ele ganhou a estatueta de Melhor roteiro adaptado pelo filme Infiltrado na Klan, que fala sobre um policial negro que conseguiu se infiltrar na Ku Klux Klan de Colorado. Para alguns usuários, ele merecia o prêmio de Melhor Diretor.



Durante o Oscar, a hashtag #OscarSoWhite e assuntos relacionados a racismo tiveram 16.411 menções. Em seu discurso, o diretor Spike Lee lembrou da escravidão e questões históricas relacionadas à população negra. Ele também mencionou indiretamente o presidente Donald Trump ao pedir para os americanos se mobilizarem nas eleições do ano que vem contra o ódio. Isso fez com que o presidente norte-americano fosse mencionado 780 vezes no monitoramento.

Apesar de a hashtag #MeToo ter sido bastante mencionada em edições passadas, dessa vez não se falou tanto sobre os casos de assédio em Hollywood. Durante a cerimônia, foi mais discutida a presença e ausência de mulheres nas indicações da noite.


Roma foi o vencedor de Melhor Filme Estrangeiro e, dentre os indicados nessa categoria, também foi o longa mais comentado no Twitter. Com 9.920 menções, o trabalho de Alfonso Cuarón foi indicado a 10 prêmios. A responsável pela exibição do filme, Netflix, recebeu 870 menções durante a cerimônia.


Shallow levou o prêmio de Canção Original no último domingo. A música foi a mais comentada no Twitter, também por ter sido interpretada pelos atores Lady Gaga e Bradley Cooper durante a cerimônia: ao todo, foram 12.250 menções à canção do filme Nasce uma Estrela. Shallow bateu o recorde de música mais premiada da história – levando em conta outras premiações, ela acumula 32 prêmios.



A falta de apresentador na cerimônia também foi comentada pelos usuários. O assunto gerou 570 menções e, no geral, as pessoas pareceram gostar da inovação da Academia.



A tradução simultânea também foi assunto de discussão no Twitter. Foram 630 menções de pessoas que tinham uma visão negativa sobre o recurso.



Sobre a Scup
Criada em 2009 e com mais de 400 clientes em seu portfólio, a Scup Social monitora as interações nas redes sociais para ajudar as empresas a se comunicarem com seu público e descobrir as suas necessidades. Com todas as atividades de social centralizadas em uma única plataforma e um relatório com comentários sobre a marca e interações, é possível acompanhar o desempenho de ações digitais e identificar novas oportunidades para ações personalizadas de marketing, aumento de vendas e oportunidades de negócios

Nenhum comentário: