segunda-feira, 25 de fevereiro de 2019



Futuro sobre rodas: novo regime estimula desenvolvimento de produtos e tecnologias para setor automotivo
PUCPR discute condições e incentivos fiscais do Rota 2030; também serão apresentados projetos em andamento na Escola Politécnica da universidade.

O Senado aprovou em novembro de 2018 o Rota 2030, novo regime tributário para as montadoras de veículos no Brasil que estimula investimentos em pesquisa e desenvolvimento de produtos e tecnologias. Mas o programa ainda é alvo de discussões, dúvidas e apostas no setor.
As expectativas são positivas: o setor automotivo brasileiro perdura em meio a competitividade global e diminuição no volume de vendas - a indústria automobilística é responsável por 4% na formação do PIB (Produto Interno Bruto) e contribui com 12% na arrecadação de impostos.
Nesse cenário, o Programa Rota 2030 – Mobilidade e Logística visa incentivar a pesquisa e desenvolvimento por meio de incentivos fiscais. Para isso, serão concedidos até R$ 1,5 bilhão por ano de crédito tributário à indústria automobilística, caso as montadoras participantes do Rota 2030 invistam ao menos R$ 5 bilhões ao ano em pesquisa e desenvolvimento.
“Ele está alinhado com os instrumentos de política comercial estratégica adotada em diferentes países do mundo, sejam mais liberais, como a Europa e Estados Unidos, ou mais intervencionistas, como China e Coreia do Sul”, avalia Wilhelm Milward Meiners, professor do curso de Economia da Pontifícia Universidade Católica do Paraná (PUCPR).

“Mais que intervenção ou desperdício de recursos públicos, o programa é essencial para a previsibilidade e a viabilidade econômica e financeira de novos projetos, diante dos desafios da Revolução 4.0”, completa.
O programa também prevê redução de imposto para veículos que superem as metas de eficiência energética, segurança veicular e de investimento em pesquisa e desenvolvimento.  Além disso, determina que até 2027 todos os carros deverão ser equipados com novas tecnologias de segurança.
A Rota 2030 abre caminho para que o Brasil continue participando como agente provedor de novos produtos e soluções automotivas”, conclui o professor.
Ponto de encontro
As possibilidades trazidas pelo Programa Rota 3020 para o futuro da indústria automobilística é tema de evento exclusivo da ABGI e Agência PUC de Inovação. Realizado no dia 26 de fevereiro, o evento apresentará o programa que irá reger a indústria automobilística nos próximos anos e que é tema atual de discussões no setor.
No evento será possível conhecer as condições e os incentivos fiscais do Rota 2030, as atividades de pesquisa e desenvolvimento beneficiadas pelo programa, e as oportunidades de recursos financeiros para o setor automotivo. Também serão apresentados os projetos em andamento e as soluções disponíveis para o setor em desenvolvimento na Escola Politécnica da PUCPR. O evento é voltado para pesquisadores, corpo técnico e financeiro de empresas do setor automotivo e outros profissionais interessados no tema.
AGENDA
Data: 26/02/2019 | 8h30 às 12h
Local: Auditório da Agência PUC de Inovação – Rua Iapó, 1245 – Prado Velho – Curitiba/PR
Mais informações e inscrições:https://materiais.brasil.abgi-group.com/rota-2030-curitiba    

Nenhum comentário: