quinta-feira, 31 de janeiro de 2019


Segundo episódio da minissérie O Cinema Sonhadonarra a história da Blimp Film, produtora que inovou o cinema publicitário 
Com direção de Ugo Giorgetti, o episódio traz depoimentos de profissionais da área, como de Guga de Oliveira, Hermano Penna, Walter Carvalho e do próprio diretor da minissérie
Guga de Oliveira. Foto: SP Filmes.
O SescTV exibe, no dia 1º de fevereiro, quinta, às 20h, Blimp Film, episódio inédito da minissérie O Cinema Sonhado, dirigida e apresentada pelo cineasta Ugo Giorgetti e realizada pelo canal. Profissionais da área - como o diretor, produtor e idealizador da Blimp, Guga de Oliveira, que morreu em outubro de 2018, e o diretor de fotografia e um dos sócios, Walter Carvalho - lembram o surgimento dessa produtora independente, no início dos anos 1970.  Eles falam sobre a sua importância para o cinema publicitário e para a televisão no Brasil, das inovações feitas por seus cineastas ao usarem diferentes linguagens, tecnologias e planos cinematográficos, expandindo-os para documentários e longas-metragens. Assista também emsesctv.org.br/aovivo.


Giorgetti comenta que dentre as produtoras que se instalaram no bairro do Bixiga, na capital paulista, desde o ano de 1969, quando a Embrafilme – Empresa Brasileira de Filmes S.A. foi criada, a Blimp Film merece um registro especial. Segundo ele, a produtora foi inaugurada com o propósito de produzir principalmente documentários e longas-metragens, e se destacou no mercado publicitário devido a sua qualidade profissional, fazendo com que importantes produtores de comerciais fossem trabalhar lá.
Walter Carvalho lembra que a modernização que tanto chamou a atenção na Blimp Film começou com a iluminação. “Dobramos a quantidade de refletores importados. Na época foi muito relevante”, diz. A sofisticação das filmagens e da produção de documentários e longas-metragens feitos pela produtora levou a agência a ser uma referência no mercado publicitário. O diretor de produção Quindó de Oliveira considera a Blimp uma faculdade de cinema por ter reunido mais de 30 diretores; e o cineasta Carlos Roberto de Barros, o Necão, acredita que o sucesso da Blimp se deve a atitude criativa e corajosa de Guga de Oliveira, que criou um grupo de profissionais que, inspirado nele, avançou. Já Guga pensa que todos que passaram pela produtora influenciaram, além dos filmes comerciais, a forma de fazer televisão.  
A Rede Globo era um dos clientes da Blimp Film e, dentre outros trabalhos, a produtora criou para a emissora a série de documentários Globo Repórter e a revista eletrônica Fantástico: O Show da Vida, que há mais de 40 anos estão no ar. “Começamos a inserir no Globo Repórter a linguagem do cinema documento”, afirma Guga.
O episódio Blimp Film traz, ainda, depoimento de arquivo do diretor de cinema Mário Masetti, que morreu em 2016; e revela que as novidades apresentadas nos trabalhos dos profissionais da Blimp tinham como inspiração movimentos cinematográficos como a Nouvelle Vague, na França, e o Neorealismo Italiano. “Muitos de nós liamos a revista Cahiers du Cinéma (França)”, lembra Necão.
Sobre a minissérie O Cinema Sonhado
Realizada pelo SescTV, a minissérie rememora o cinema paulista em duas fases: as produções da década de 1950, de cineastas formados nos grandes estúdios da época, e as dos anos de 1970 e 1980, de alunos graduados no primeiro curso de cinema da ECA – Escola de Comunicação e Artes da USP. A produção é dividida em quatro episódios: Pelas Ruas do Bixiga; Blimp Film; ECA; e Nos Caminhos da Vila Madalena, e todos já estão disponíveis na íntegra para serem assistidos on demand, em alta definição, no site do canal (sesctv.org.br). O acesso é gratuito e não há necessidade de cadastro.
Os episódios da minissérie trazem depoimentos de profissionais do audiovisual e estudiosos da área, como Alain Fresnot, André Klotzel, Bia Palmari, Claudio Khans, Carlos Roberto de Barros, Carlos Augusto Calil,César Mêmolo, Francisco C. Martins, Fernando César, Guga de Oliveira,Guilherme Lisboa, Hermano Penna, Isa Castro, Ismail Xavier, Jeremias Moreira, Julinho Xavier, Marília Santos, Mário Masetti, Olga Futemma, Pedro Farkas, Pedro Siaretta, Quindó de Oliveira, Ricardo Dias, Rodolfo Nanni,Suzana Amaral, Walter Carvalho, Zé Bob e Ugo Giorgetti.
Uma plataforma gratuita sob demanda
Além do acesso à programação ao vivo do canal, o site do SescTV oferece uma seleção de programas e séries brasileiras que podem assistidas na íntegra, gratuitamente, sem necessidade de cadastro. Basta acessarsesctv.org.br. São documentários, debates e entrevistas, que tratam de temas como arquitetura, literatura, filosofia, teatro, política, sociedade, ética e cotidiano. Dentre os programas estão as séries Arquiteturas e Habitar Habitat, ambas dirigidas por Paulo Markun e Sergio Roizenblit; Estilhaços eHiperReal, dirigidas por Kiko Goifman; Filosofia Pop, dirigida por Esmir Filho e apresentada por Marcia Tiburi; Super Libris, de José Roberto Torero, eGaláxias – Olhares sobre o Brasil, de Isa Grinspum Ferraz.
Sobre o SescTV
O SescTV é um canal de difusão cultural do Sesc em São Paulo, distribuído gratuitamente, que tem como missão ampliar a ação do Sesc para todo o Brasil. Sua grade de programação é permeada por espetáculos, documentários, filmes e entrevistas. As atrações apresentam shows gravados ao vivo com grandes artistas da música e da dança. Documentários sobre artes visuais, teatro e sociedade abordam nomes, fatos e ideias da cultura brasileira. Ciclos temáticos de filmes e programas de entrevistas sobre literatura, cinema e outras artes também estão presentes na programação.
Serviço:
O CINEMA SONHADO
Episódio: Blimp Film
Direção: Ugo Giorgetti
Produção: SP Filmes
Realização: SescTV
Duração: 27 minutos cada
Classificação indicativa: Livre
On Demand:
No SescTV:
Epiódio: Blimp Film
Estreia:  1º/1, sexta, às 20h
Reapresentações: 2/2, sábado, às 19h; 3/2, domingo, às 18h; 4/2, segunda, às 15h; e 6/2, quarta, às 23h.
Próximos episódios:
ECA
Cineastas e produtores comentam de que forma descobriram sua vocação para o audiovisual, ao relembrarem suas experiências na ECA – Escola de Comunicação e Artes da Universidade de São Paulo, lugar de encontro de uma geração, que possibilitou a produção de filmes experimentais e políticos feitos por seus alunos, característica que permanece até os dias atuais.
8/2, sexta, às 20h
Classificação indicativa: Livre
Nos Caminhos da Vila Madalena
As contribuições feitas pelos profissionais de audiovisual formados pela ECA - Escola de Comunicação e Artes da Universidade de São Paulo, com a conservação e captação de recursos para manter e modernizar a Cinemateca Brasileira, que não recebia o apoio do Estado. Os cineastas também falam sobre o processo de criação de produtoras, instaladas no bairro da Vila Madalena.
15/2, sexta, às 20h
Classificação indicativa: Livre
Para sintonizar o SescTV:
Canal 128, da Oi TV
Ou consulte sua operadora
Assista também online em sesctv.org.br/ao vivo
Siga o SescTV no twitter: http://twitter.com/sesctv
E no facebook: https: facebook.com/sesctv



Nenhum comentário: