quarta-feira, 23 de janeiro de 2019

Dicas para a volta às aulas.



VOLTA ÀS AULAS: FORMAÇÃO HUMANISTA É FOCO NA EDUCAÇÃO DE JOVENS E CRIANÇAS.


Confira dicas para a volta às aulas dentro do Método Montessori, hoje tendência global na educação, e também a Tabela Montessori, para aplicar em casa com os filhos nas atividades do dia a dia.



Atualmente é comum encontrar no mercado jogos, brincadeiras e até decoração para o quarto infantil inspirados na Metodologia Montessori. Além disso, veículos de comunicação e os principais blogs voltados a pais e filhos trazem cada vez mais artigos com dicas e orientações com base na educação montessoriana. A famosa Tabela Montessori, por exemplo, que traz diretrizes de forma simples e clara de tarefas que os filhos podem fazer sozinhos, contemplando diferentes faixas etárias, dos 2 aos 14 anos de idade, vem sendo adotada de forma crescente pelos pais, para estimular o desenvolvimento de características como responsabilidade e comprometimento em seus filhos.

Qual o segredo para neste momento, mais de 110 anos depois de ter sido criado, o Método Montessori se mostrar tão atual? “Hoje vivemos em uma sociedade digital, uma sociedade das informações. Não podemos ir contra, mas sim agregar novas formas de educar e de agir. Se, de um lado, a sociedade está tão focada na era digital, de outro, há uma preocupação muito grande em relação às emoções e aos aspectos interpessoais. E cabe também à escola fazer este papel, de trabalhar os valores junto com a família. O foco é este: educar o aluno para a vida, para que tenha os instrumentos básicos para poder entrar nesta sociedade. A Metodologia Montessori, trabalha muito nesta linha pedagógica, considerada bastante vanguardista quando da sua criação”, aponta Lia Beatriz Munhoz da Rocha, coordenadora do Ensino Fundamental I do Colégio Sion Curitiba.

O foco na educação para a vida está no centro da metodologia montessoriana. “O Método Montessori, adotado pelo Sion Curitiba há mais de 50 anos, foca na autonomia, na liberdade, na tomada de decisão, para que a criança e o adolescente tenham resiliência e desenvoltura para saber lidar com situação diversas. Junto com isso, transmite os conhecimentos fundamentais contemplados no currículo escolar”, assinala.

--

BOX 1
Dicas para uma volta às aulas produtiva
As férias de verão terminam e os alunos ainda estão naquele ritmo de novidade e menos rotina deste período tão especial e aguardado. Mas, para aproveitar o aprendizado proporcionado na escola e sentir-se menos cansado com a retomada do dia a dia, é importante se preparar para a volta às aulas. “Nossos professores e equipe pedagógica estão ansiosos para receber os alunos, esperando-os com alegria e de braços abertos para iniciar um novo ano letivo, com muito aprendizado e novas descobertas. Sejam todos bem-vindos!”, frisa Aura Maria de Paula Soares Valente, supervisora do Ensino Fundamental 2 e do Ensino Médio do Colégio Sion Curitiba.
Ela traz 3 dicas-chaves para uma retornar à rotina escolar com leveza e produtividade:
1. Equilíbrio em casa: toda tranquilidade é bem-vinda no início de ano letivo
2. Segurança emocional: os pais, ao passar segurança e confiança aos filhos, já reduzem bastante a ansiedade dos primeiros dias de aula
3. Retomada de horários: é importante que o horário de dormir seja restabelecido, para não chegar ao primeiro dia de aula com o organismo desregulado quanto ao sono.

--

BOX 2
Conheça a Tabela Montessori

TABELA MONTESSORI

As tarefas, por faixa etária, que crianças e jovens podem fazer sozinhos para ajudar em casa, desenvolvendo atributos como independência, autonomia, iniciativa, responsabilidade, atenção, concentração, raciocínio, organização, senso de compartilhamento, noção espacial, sociabilidade e habilidades técnicas e estéticas

2 a 3 anos
4 a 5 anos
6 a 8 anos
9 a 11 anos
12 a 14 anos
Guardar sapatos
Guardar roupas
Tirar o lixo da casa
Limpar espelhos
Passar pano no chão
Guardar brinquedos
Arrumar a cama
Lavar louça
Preparar lanches rápidos
Limpar banheiros
Tirar a própria roupa
Separar o lixo
Pendurar roupa no varal de chão
Fazer lista do mercado
Separar contas a pagar
Colocar roupa suja no cesto
Guardar parte da louça
Varrer
Trocar roupa de cama
Cuidar das plantas
Limpar pequenas superfícies
Ajudar a pôr a mesa
Passar aspirador
Cuidar de animais de estimação
Cuidar de irmãos mais novos
Pegar frutas e legumes da fruteira
Tirar o pó
Lavar o quintal
Ajudar no preparo do jantar
Preparar pequenas refeições
Tirar o prato da mesa
Colocar roupa na máquina
Pôr e tirar a mesa
Limpar móveis
Lavar roupa
Colocar os guardanapos na mesa
Regar plantas
Guardar compras
Guardar louça
Fazer compras rápidas

--

FOTOS

Crédito fotos: Divulgação / Arquivo Pessoal

FOTO Sandra Soffner Hirata e família
Sandra e Ricardo Hirata com o filho Leonardo, aluno do Sion Curitiba: “O Sion tem um posicionamento bem aberto na formação do ser”

FOTO Angélica Werner e família
Angélica e Rafael Werner com o filho Pedro, aluno do Sion Curitiba: “A escola é uma extensão da casa, então, é muito importante que esteja alinhada com os valores que ensinamos em nosso lar.

Nenhum comentário: