quinta-feira, 17 de janeiro de 2019

Cine Cult.





 Cine Cult
Assinada por Ugo Giorgetti, nova minissérie O Cinema Sonhado estreia on demand
no site do SescTV
A produção reúne memórias do cinema paulista a partir das experiências de cineastas e produtores entre os anos de 1963 e 1990. Os episódios estarão disponíveis na íntegra e gratuitamente a partir de 21/1 on demand em sesctv.org.br, e estreia no canal no dia 25/1, às 20h
 
Ugo Giorgetti, Malú Oliveira e Guilherme Lisboa. Foto: SP Filmes.

Apresentada e dirigida pelo cineasta Ugo Giorgetti, a minissérie O Cinema Sonhado rememora o cinema paulista em duas fases: as produções da década de 1950, de cineastas formados nos grandes estúdios da época, e as dos anos de 1970 e 1980, de alunos graduados no primeiro curso de cinema da ECA – Escola de Comunicação e Artes da USP. Realizada pelo SescTV, a produção é dividida em quatro episódios: Pelas Ruas do Bixiga; Blimp Film; ECA; e Nos Caminhos da Vila Madalena que serão disponibilizados na íntegra no dia 21 de janeiro para serem assistidos on demand, em alta definição, no site do canal (sesctv.org.br). O acesso é gratuito e não há necessidade de cadastro.
A minissérie O Cinema Sonhado também vai estrear no SescTV, em sua programação linear, com um episódio a cada sexta-feira, sempre às 20h. No dia 25/1, vai ao ar a primeira produção, Pelas Rua do Bixiga, em homenagem aos 465 anos da cidade de São Paulo. Em 1/2, Blimp Film, em 8/2, ECA, e em 15/2, Nos Caminhos da Vila Madalena. Assista também em sesctv.org.br/aovivo.
Em Pelas Ruas do Bixiga, Giorgetti conversa com colegas cineastas sobre a produção cinematográfica brasileira entre os anos de 1963 e 1990, período que abarca desde o encerramento das atividades da Vera Cruz Filmes até a criação da Embrafilme - Empresa Brasileira de Filmes S/A. “Naquela época, não havia a possibilidade de reerguer o cinema paulista e nem trabalhar, as produtoras estavam mal das pernas”, explica César Mêmolo, ex-diretor da Vera Cruz. Segundo Giorgetti, o desemprego na cidade de São Paulo começava a se acentuar para os profissionais do cinema. “Técnicos importantíssimos como o fotógrafo inglês Chick Fowle, premiado em Cannes pelo filme O Pagador de Promessas, podiam ser vistos pelas ruas do bairro do Bixiga”, comenta. Sem perspectiva de ganhar a vida fazendo filmes, muitos diretores encontraram na publicidade seu porto seguro.
Entre as produtoras que se instalaram no bairro do Bixiga, em São Paulo, nas décadas de 1970 e 1980, a Blimp Film, criada pelo cineasta, produtor e diretor Guga de Oliveira e tema do segundo episódio da minissérie, recebeu destaque especial. Seus cineastas inovavam ao usar diferentes planos durante as filmagens, linguagens e tecnologias na produção audiovisual. O diretor Walter Carvalho conta que propôs modernizar a iluminação: “Dobramos a quantidade de refletores importados. Na época foi muito importante”, diz. A sofisticação das filmagens e da produção de documentários e longas-metragens feitos pela Blimp Film levou a agência a ser encarada como referência no mercado publicitário. Entre seus clientes estavam as Lojas Garbo e os Estúdios Globo.
No terceiro episódio da minissérie, ECA, cineastas e produtores falam sobre a importância do cinema político feito pelos alunos da Escola de Comunicação e Artes da USP, lugar de encontro de uma geração. Eles comentam sobre o momento da descoberta de sua vocação para o audiovisual. “Foi quando eu assisti O Encouraçado Potemkin e Outubro, ao lado do Paulo Emílio e Boris Schneiderman, traduzindo as cartelas do russo, simultaneamente”, explica a técnica de acervo Olga Futema. A base cultural, importante no desenvolvimento do curso de cinema da ECA, em seus primeiros anos, chegava através de profissionais vindos da Cinemateca de São Paulo. “Paulo Emílio Salles Gomes, Jean-Claude Bernardet e Rudá de Andrade, foram fundamentais para a estruturação da ECA”, diz o pesquisador e professor Ismail Xavier.
A contribuição audiovisual feita pelos alunos da ECA é resgatada geograficamente no quarto episódio da minissérie, Nos Caminhos da Vila Madalena. Os cineastas comentam o processo de criação de suas produtoras, instaladas no bairro da Vila Madalena. “Tinham várias turmas dentro da ECA, que depois viraram produtoras importantes como a Girafilmes, Barcafilmes e a Tatu”, explica Zé Bob, diretor de fotografia. O episódio também aborda as contribuições feitas pelos profissionais formados pela ECA, na conservação e captação de recursos para manter e modernizar a Cinemateca Brasileira, que não recebia o apoio do Estado.
Os episódios da minissérie contam com depoimentos de profissionais do audiovisual e estudiosos da área, como Alain Fresnot, André Klotzel, Bia Palmari, Claudio Khans, Carlos Roberto de Barros, Carlos Augusto Calil, César Mêmolo, Francisco C. Martins, Fernando César, Guga de Oliveira, Guilherme Lisboa, Hermano Penna, Isa Castro, Ismail Xavier, Jeremias Moreira, Julinho Xavier, Marília Santos, Mário Masetti, Olga Futemma, Pedro Farkas, Pedro Siaretta, Quindó de Oliveira, Ricardo Dias, Rodolfo Nanni, Suzana Amaral, Walter Carvalho, Zé Bob e Ugo Giorgetti.
Sobre Ugo Giorgetti
Cineasta, produtor, roteirista e cronista do jornal O Estado de S.Paulo, Ugo Giorgetti iniciou sua carreira como diretor de filmes publicitários em 1966. A carreira no cinema teve início em 1973, com a realização de dois curtas-metragens sobre a cidade de São Paulo. De lá para cá dirigiu filmes como o documentário Quebrando a Cara, sobre o boxeador Éder Jofre, lançado em 1986, o longa Jogo Duro, de 1985, sua primeira ficção; Festa, vencedor do prêmio de Melhor Filme no Festival de Gramado de 1989, ano de lançamento do filme; Boleiros - Era Uma Vez o Futebol..., de 1998; Cara ou Coroa, de 2012; e Uma Noite em Sampa, de 2015.
 
Uma plataforma gratuita sob demanda
Além do acesso à programação ao vivo do canal, o site do SescTV oferece uma seleção de programas e séries brasileiras que podem assistidas na íntegra, gratuitamente, sem necessidade de cadastro. Basta acessar sesctv.org.br. São shows, documentários, debates e entrevistas, que tratam de temas como arquitetura, literatura, filosofia, teatro, política, sociedade, ética e cotidiano. Dentre os programas estão as séries Arquiteturas e Habitar Habitat, ambas dirigidas por Paulo Markun e Sergio Roizenblit; Estilhaços e HiperReal, dirigidas por Kiko Goifman; Filosofia Pop, dirigida por Esmir Filho e apresentada por Marcia Tiburi; Super Libris, de José Roberto Torero, e Galáxias – Olhares sobre o Brasil, de Isa Grinspum Ferraz.
 
Sobre o SescTV
O SescTV é um canal de difusão cultural do Sesc em São Paulo, distribuído gratuitamente, que tem como missão ampliar a ação do Sesc para todo o Brasil. Sua grade de programação é permeada por espetáculos, documentários, filmes e entrevistas. As atrações apresentam shows gravados ao vivo com grandes artistas da música e da dança. Documentários sobre artes visuais, teatro e sociedade abordam nomes, fatos e ideias da cultura brasileira. Ciclos temáticos de filmes e programas de entrevistas sobre literatura, cinema e outras artes também estão presentes na programação.
 
SERVIÇO:
Lançamento da minissérie: O CINEMA SONHADO
Episódios: Pelas Ruas do Bixiga; Blimp Film; ECA; e Nos Caminhos da Vila Madalena
Direção: Ugo Giorgetti
Produção: SP Filmes
Realização: SescTV
Duração: 27 minutos cada
Classificação indicativa: Livre
 
On Demand:
Estreia:  21/01, segunda
 
No SescTV:
Pelas Ruas do Bixiga
Estreia:  25/1, sexta, às 20h
Reapresentações: 26/1, sábado, às 19h; 27/1, domingo, às 18h; 28/1, segunda, às 15h; e 30/1, quarta, às 23h.
 
Blimp Film
Estreia: 1º/2, sexta, às 20h
 
ECA
Estreia: 8/2, sexta, às 20h
 
Nos Caminhos da Vila Madalena
Estreia: 15/2, sexta, às 20h
 
Para sintonizar o SescTV:
Canal 128, da Oi TV
Ou consulte sua operadora
Assista também online em sesctv.org.br/ao vivo
Siga o SescTV no twitter: http://twitter.com/sesctv
E no facebook: https: facebook.com/sesctv
 
Informações para imprensa:
SescTV
Josefa Santina – Assessoria de Imprensa
imprensa@sesctv.sescsp.org.br           (11) 2076-3587
sesctv.org.br
16 de janeiro de 2019.

Nenhum comentário: