quarta-feira, 26 de dezembro de 2018

Plataforma de inteligência salvando vidas.



Jacson Fressatto desenvolveu a Laura, primeiro robô gerenciador de riscos do mundo, em homenagem à filha que morreu vítima de Sepse.


Um pai que transformou a dor do luto em força para salvar vidas e evitar que outras famílias passem pela mesma dor. Esse é Jacson Fressatto, arquiteto de sistemas que, depois de perder a filha por causa da Sepse (infecção generalizada), criou o Robô Laura, uma plataforma de inteligência artificial que detecta precocemente os riscos de infecção hospitalar. Implantada em 2016, a tecnologia já monitora 60 mil pacientes e ajuda a salvar uma vida por dia.


“Eu estou dedicando minha respiração para esse projeto, que está dando resultados que nós já imaginávamos que deviam acontecer, só não com a velocidade que estão acontecendo”, afirma Jacson. “A tecnologia na saúde não é algo novo, mas o que está por trás desse projeto é uma palavra simples, é algo relacionado ao que todos nós temos e damos de graça: o amor. Não é a perda da Laura que tem me motivado, mas amor por ela”, completa.

O Robô Laura salva uma vida por dia e atualmente opera em cinco hospitais. O software lê as informações dos pacientes e emite alertas que são enviados a cada 3,8 segundos à equipe médica com o objetivo de sinalizar o quadro de pacientes com riscos de infecção generalizada, além de alertar com antecedência outros casos de deterioração.
A tecnologia ganhou destaque internacional, como objeto de pesquisa na Universidade Harvard e iniciativa selecionada por programas da Tech Emerge e Startupbootcamp Health.

Um exemplo de como o Robô Laura atua é a Francielli Colle Santana. Graças à tecnologia, ela recebeu o diagnóstico de endocardite, que estava causando a septicemia. O alerta rápido da plataforma foi essencial para que os médicos pudessem atendê-la a tempo.

Sobre Jacson Fressatto
Fundador e CEO (Chief Executive Office) da LAURA, plataforma de Inteligência Artificial, é arquiteto de sistemas, focado no desenvolvimento de tecnologias de data analitycs, Machine Learning (aprendizagem de Máquina), micro serviços e autônomos usando as metodologias de gestão ágil e organizações exponenciais (ExpO). Tornou-se especialista em segurança corporativa trabalhando em grandes empresas como a IBM e a Volvo onde foi responsável por mais de USD 18 milhões de savings em fraudes sistêmicas. Fundou duas empresas de tecnologia e uma de consultoria em investigação corporativa. Um pai com uma meta audaciosa: impactar positivamente 1 bilhão de vidas. Esse ano, foi eleito personalidade em inovação pela Revista TopView e pessoa inspiradora pela Revista Viver.

Sobre a Laura
A Laura é uma tecnologia inovadora implantada nos hospitais para identificação precoce dos riscos de infecção hospitalar, a Sepse. O recurso, criado pelo programador Jac Fressatto após a morte de sua filha, usa a inteligência artificial (tecnologia cognitiva) para fazer o gerenciamento de dados da rotina do hospital e emitir alertas. Além de salvar vidas, a tecnologia é um instrumento para otimização de tempo e recursos em saúde. A Prometheus, empresa por trás do projeto Laura,  faz parte do SAP Open Ecosystem Build, comunidade aberta para parceiros desenvolvedores de aplicativos.

Mais informações: www.laura-br.com   

Nenhum comentário: