sábado, 1 de dezembro de 2018

Modos de Acessar.



 
Produções premiadas sobre deficientes físicos são destaque na Semana Modos de Acessar
Entre documentários e ficções, os curtas-metragens da série Diferente Como Todo Mundo são exibidos nos dias 5 e 6 de dezembro, no SescTV
 
Curta: Eu Não Quero Voltar Sozinho. Foto: Divulgação.




Em ocasião da celebração do Dia Internacional das Pessoas com Deficiência, em 3 de dezembro, o Sesc São Paulo, em parceria com a Secretaria do Estado dos Direitos da Pessoa com Deficiência – SEDPcD, realiza a Semana Modos de Acessar, entre os dias 2 e 8 de dezembro de 2018. O evento promoverá, em todas as unidades do Sesc SP, ações que abrangem diversas áreas, como lazer, esporte, arte e educação, incentivando a acessibilidade e a inclusão de todos os cidadãos, tenham eles deficiências ou não. Como participante, o SescTV exibirá quatro curtas-metragens da série Diferente Como Todo Mundo, com curadoria de Zita Carvalhosa.
No dia 5/12, quarta-feira, a partir das 21h30, irão ao ar os documentários Dreznica (2008, 14 min., RJ), com direção de Anna Azevedo, e Dois Mundos (2009, 15 min., RJ), de Thereza Jessouroun. No dia 6/12, quinta-feira, a partir das 12h, será a vez das ficções Eu Não Quero Voltar Sozinho (2010, 17 min., SP), dirigida por Daniel Ribeiro, e Carreto, (2009, 12 min., BA), por Marília Hughes e Cláudio Marques. Os filmes podem ser assistidos também em sesctv.org.br/aovivo.
O curta Dreznica, produzido com arquivos de Super 8, traz depoimentos de cegos que descrevem suas lembranças. Premiado no Festival de Berlim, em 2008, o filme foi exibido em mais de 30 mostras e museus, como o MoMA, de Nova Iorque.
A produção Dois Mundos revela as impressões de pessoas com incapacidade de audição, que passam a escutar por meio de aparelhos auditivos ou uso de implantes cocleares (dispositivo eletrônico que mais aproxima o usuário à sensação auditiva fisiológica).  
Eu Não Quero Voltar Sozinho narra a história de um adolescente cego que tem sua vida transformada com a chegada de um novo colega de classe. O filme venceu mais de 30 prêmios em diversos países, como Brasil, Estados Unidos, Portugal, Inglaterra e França. O curta-metragem deu origem ao longa Hoje Eu não Quero Voltar Sozinho (2014, 1h36min), também dirigido por Daniel Ribeiro.
Por fim, Carreto traz no roteiro um jovem que trabalha fazendo entregas com seu carrinho de mão e, em um de seus trajetos, conhece uma garota paraplégica cuja cadeira de rodas está quebrada. A ficção ganhou, entre outros, os prêmios de Melhor Curta e de Melhor Roteiro no Festival de Cinema de Gramado – RS, e o Prêmio Onda Curta, no Curta Cinema – Festival Internacional de Curtas do Rio de Janeiro, ambos em 2010.

Sobre a série Diferente Como Todo Mundo:
A série é composta por uma seleção de 20 curtas-metragens, com durações entre 9 e 25 minutos, cujas narrativas abordam personagens com deficiências físicas ou mentais. Sua finalidade é levar, ao espectador, sentimentos, emoções, desafios pessoais e de interação social dos personagens, proporcionando mais visibilidade a esses cidadãos. As produções participaram do Festival Internacional de Curtas Metragens de São Paulo, em diferentes épocas, com curadoria de Zita Carvalhosa, fundadora do festival.

Sobre o SescTV:
SescTV é um canal de difusão cultural do Sesc em São Paulo, distribuído gratuitamente, que tem como missão ampliar a ação do Sesc para todo o Brasil. Sua grade de programação é permeada por espetáculos, documentários, filmes e entrevistas. As atrações apresentam shows gravados ao vivo com grandes nomes da música e da dança. Documentários sobre artes visuais, teatro e sociedade abordam nomes, fatos e ideias da cultura brasileira. Ciclos temáticos de filmes e programas de entrevistas sobre literatura, cinema e outras artes também estão presentes na programação.

SERVIÇO:

Semana Modos de Acessar

Série: Diferente Como Todo Mundo
Curadoria: Zita Carvalhosa

Curtas:
Dreznica (2008, 14 min., RJ). Direção: Anna Azevedo
Dois Mundos (2009, 15 min., RJ). Direção: Thereza Jessouroun
Dia: 5/12, quarta, a partir das 21h30
Reapresentações: 7/12, sexta, a partir das 9h; 8/12, sábado, a partir das 6h e a partir das 15h30.
Classificação indicativa: Livre

Curtas:
Eu Não Quero Voltar Sozinho (2010, 17 min., SP). Direção: Daniel Ribeiro
Carreto (2009, 12 min., BA). Direção: Marília Hughes e Cláudio Marques
Dia: 6/12, quinta, a partir das 12h
Reapresentações: 8/12, sábado, a partir das 11h; 11/12, terça, a partir das 7h; 12/11, quarta, a partir das 4h; e 13/12, quinta, a partir das 5h.
Classificação indicativa: Livre

Para sintonizar o SescTV:
Canal 128, da Oi TV
Ou consulte sua operadora
Assista também online em sesctv.org.br/aovivo
Siga o SescTV no twitter: http://twitter.com/sesctv
E no facebook: https: facebook.com/sesctv

Nenhum comentário: