sexta-feira, 7 de dezembro de 2018

Cine Cult.

Cine Guarani tem documentário e mesa redonda com temática indígena.

Temática indígena.



Neste domingo (09/12) e segunda-feira (10/12) a partir das 15h30, o Cine Guarani exibe a Mostra Olhares Indígenas. Serão exibidos dois documentários produzidos pelo cineasta indígena Ítalo Mongconãnn, egresso do curso de cinema da Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC). Apenas no domingo, após a projeção dos curtas haverá mesa redonda..


Com a proposta de descolonizar o olhar, a Mostra exibe o curta Os povos Originários Catarinenses. O filme destaca o direito de ir e vir dos povos originários de Santa Catarina. O curta aborda os tempos atuais e a resistência desses povos em não deixar seu passado para trás.
Em seguida, será exibido o curta Resistir: Vários povos, uma só luta. A proposta desse curta é apresentar as dificuldades e lutas dos estudantes indígenas inseridos na Universidade Federal de Santa Catarina. A ideia de fazer o documentário surgiu quando houve publicações racistas em páginas de redes sociais e o vídeo veio em resposta a isso. 
A Mostra tem apoio da Prefeitura Municipal de Curitiba, por meio da Fundação Cultural. 
Exposição 
E a partir de segunda-feira (10/12), o Hall do Cine Guarani recebe a Mostra fotográfica Énh Ávanh – Meu Olhar. A exposição reúne 16 retratos feitos por Ítalo Mongconãnn, na Terra Indígena Laklãnõ no município de José Boiteux. A mostra fica em cartaz até o dia 14 de dezembro. 
__________________________________
Serviço:
Mostra de filmes Olhares Indígenas
Local: Cine Guarani – Portão Cultural –Av. República Argentina, 3430 – Portão
Datas: domingo, (09/12) com mesa redonda e segunda (10/12) 
Horário: às 15h30
Entrada franca
Exposição Énh Ávanh – Meu Olhar (retratos)
Mostra fotográfica de Ítalo Mongconãnn
Local: Hall do Cine Guarani – no MuMA – Portão Cultural – Avenida República Argentina, 3430 – Portão
Período expositivo da Mostra: 10 a 14 de dezembro, das 10h às 20h
Entrada franca

Nenhum comentário: