segunda-feira, 3 de dezembro de 2018

Acontece


TETO e Prefeitura Municipal de Curitiba vão realizar remanejamento histórico na Caximba
A organização internacional foi acionada pelos órgãos públicos para contribuir com moradias mais dignas para dezenas de famílias que vivem na comunidade.


CURITIBA/2018 - Você deve conhecer a cantiga “era uma casa muito engraçada, não tinha teto, não tinha nada”. E é exatamente assim que as casas de diversos moradores da Caximba, uma das comunidades mais carentes de Curitiba, estão. Sem contar os problemas enfrentados para a regulamentação de terrenos na região, que há anos mobilizam moradores e órgãos públicos. Agora, uma parceria inédita entre a organização internacional TETO Brasil e a Prefeitura Municipal de Curitiba, englobando a COHAB e Administração da Regional Tatuquara, promete dar uma vida mais dignas para dezenas de famílias que habitam a região.  


O TETO é conhecido na América Latina por atuar em prol da superação de pobreza nas comunidades mais vulneráveis e invisíveis por meio de programas sociais que geram soluções concretas de melhorias de infraestrutura e moradia. Presente em 19 países da América Latina e Caribe, a organização atua há mais de 10 anos no Brasil pelo direito das pessoas que vivem nas favelas mais precárias e invisíveis, engajando os moradores e as moradoras das comunidades e mobilizando jovens voluntários e voluntárias para trabalharem juntos na construção de uma sociedade mais justa e sem pobreza.

Em atividade no Paraná desde 2014, a organização já trabalhou em 16 comunidades em Curitiba e Região Metropolitana, Castro e Paranaguá, sendo seis delas com acompanhamento semanal em campo. Ao longo de sua trajetória no estado, o TETO já mobilizou mais de 7000 voluntários, construção de 288 moradias de emergência, divulgação dos trabalhos do TETO nas principais ruas de Curitiba, aplicação de mais de 2400 enquetes de caracterização socioeconômicas, visita a mais de 300 comunidades e realização de 20 projetos comunitários.

Agora, com a parceria com a Prefeitura Municipal de Curitiba, a primeira da organização com o poder público, o TETO solidifica, ainda mais, sua atuação na capital paranaense. “A Prefeitura nos chamou para uma reunião com o intuito de apresentar o projeto que está sendo realizado na Caximba. Uma das etapas do projeto consiste em reassentar as famílias que estão em situação de risco na beira-rio da comunidade e realocá-las internamente, em terrenos que estão sendo definidos pela Associação dos Moradores e COHAB. A parceria está se dando por meio de colaboração conjunta na operacionalização da construção”, detalha Lucas Kogut, Gestor de Sede do TETO Brasil no Paraná.

No próximo final de semana, nos dias 08 e 09 de dezembro, terá início oficialmente a parceria. Os voluntários do TETO irão construir 18 casas na Caximba em terrenos disponibilizados pela Associação dos Moradores e Órgãos Públicos. Além disso, a Prefeitura de Curitiba, a COHAB e a Administração da Regional Tatuquara serão responsáveis por toda logística de materiais e voluntários. Para chegar aos beneficiados, o TETO iniciou o processo de seleção há, aproximadamente, 3 meses. Foram executadas diversas etapas, que vão de entrevistas com os interessados até a análise dos terrenos que irão receber as moradias. “São meses de estudos para chegarmos até as famílias que serão beneficiadas em cada construção do TETO. Procuramos entender muito bem a vulnerabilidade das famílias e de suas moradias. Ao fim, as famílias em maior situação de vulnerabilidade, segundo os critérios da organização, são validadas com as lideranças comunitárias locais e, então, as famílias contempladas pelo projeto são anunciadas. É fundamental o engajamento total dos moradores nas reuniões de planejamento da construção e, inclusive, nos dias da construção, justamente para garantir o empoderamento deles sobre a realização dos próprios sonhos”, completa Kogut.

Para mais informações sobre o TETO, acesse o site www.techo.org/paises/brasil.

Nenhum comentário: