segunda-feira, 26 de novembro de 2018

Premio Sustentável .


  


Prêmio Saint-Gobain de Arquitetura – Habitat Sustentável: últimos dias de inscrição
Região Sul tem participação de destaque ao longo de todas as edições da Premiação
São Paulo, novembro de 2018 – A Saint-Gobain, referência mundial em construção sustentável, acaba de anunciar a prorrogação das inscrições para a 6º edição do Prêmio Saint-Gobain de Arquitetura – Habitat Sustentável. Profissionais e estudantes de arquitetura têm até o dia 28 de novembro para se cadastrar no sitehttp://www.premiosaintgobain.com.br/. Os projetos podem ser enviados até 5 de dezembro. Ao todo, os três estados da região Sul já conquistaram 16 troféus. Além das capitais, entre as cidades que tiveram participação de destaque estão Criciúma, Siderópolis e São Leopoldo.
Categorias.


Na categoria Profissional, modalidades Projeto e Edificação, podem ser inscritos projetos voltados para construções Residenciais, Comerciais ou Institucionais. O 6º Prêmio Saint-Gobain de Arquitetura – Habitat Sustentável também é uma oportunidade para os estudantesapresentarem seus trabalhos de conclusão de curso para um júri seleto e especializado, tendo a chance de se destacarem logo no início da carreira. Eles podem concorrer individualmente ou em equipe. Também é possível participar com outro projeto desenvolvido durante a graduação ou especialmente para o Prêmio, que esteja de acordo com o regulamento.
Com reconhecimentos que somam mais de R$300 mil, a premiação selecionará 25 projetos vencedores nas duas categorias. Entre todos os 70 finalistas, serão ainda escolhidos osDestaques em Conforto, Inovação e Sustentabilidade. E, entre os vencedores, oMelhor Projeto da Edição será contemplado com uma viagem internacional com acompanhante. O resultado será anunciado em março de 2019, durante a Expo Revestir, em São Paulo.
Relembre alguns dos projetos:
CATEGORIA PROFISSIONAL – EDIFICAÇÃO COMERCIAL - 2º LUGAR (5ª EDIÇÃO)
COMPLEXO FABRIL PARA MULTINACIONAL DO SETOR DE ÓLEO E GÁS
Escritório: Casacinco Arquitetos Associados
Autor Responsável: Boris Madsen Cunha
Equipe: Jussara Rezende Specian, Ricardo Alberti, Rogerio Shibata e Rosiana Ruda Sant'ana
Cidade: Curitiba/PR
Descrição do Projeto: Este complexo fabril nasceu da necessidade do cliente de modernizar e duplicar sua capacidade de produção anteriormente instalada em Curitiba. O complexo é composto por um site industrial de cerca de 42.000 m2 de área construída, separados em diversos edifícios fabris, e uma área corporativa de aproximadamente 11.000 m2 construídos. Os edifícios fabris, abrigam diversas instalações de alta tecnologia, para produção e teste de componentes submarinos de exploração de óleo e gás. O edifício corporativo, acomoda todos os setores administrativos da empresa. É composto por apenas três pavimentos, organizados ao redor de um átrio central coberto de cerca de 25 x 30 m de vão. Os dois pavimentos superiores são destinados a escritórios e áreas coletivas de trabalho, sendo que o térreo forma um grande ambiente de acesso e convívio, com lounges, refeitórios e áreas comuns.
CATEGORIA PROFISSIONAL – EDIFICAÇÃO RESIDENCIAL - 3º LUGAR (5ª EDIÇÃO)
CASA ESTÚDIO
Escritório: Cuboverde Arquitetura Sustentável
Autora Responsável: Ingrid Louise de Souza Dahm
Equipe: Albert Koelln e Greice Lorscheiter Machado.
Cidade: São Leopoldo/RS
      
Descrição do Projeto: Reforma sustentável de uma antiga edificação datada de 1930, para o casal de artistas – ele é músico e ela é historicista da arte - unirem moradia e trabalho, permitindo um novo estilo de vida onde pudessem conviver em um espaço ambientalmente responsável. Os clientes necessitavam de ambientes iluminados e ventilados, assim como maior integração dos espaços. No entanto, era preciso atentar para a privacidade do casal, já que receberiam dezenas de alunos diariamente. Sendo assim, a reforma contou com abertura de zenital, alteração da escada, integração de espaços e utilização de diversas estratégias para valorizar o que a casa oferecia, buscando respeitar a arquitetura existente, porém explorando as novas tecnologias. Além disso, foi feita uma edificação com construção seca com tratamento acústico para servir de estúdio de música e gravações.
CATEGORIA PROFISSIONAL - PROJETO INSTITUCIONAL - 1º LUGAR E DESTAQUE EM SUSTENTABILIDADE (5ª EDIÇÃO)
ESTAÇÃO ANTÁRTICA COMANDANTE FERRAZ
Escritório: Estúdio 41 Arquitetura
Autor Responsável: Eron Costin
Equipe: Dario Corrêa Durce, Emerson Vidigal, Fabio Henrique Faria, João Gabriel Rosa e Martin Kaufer Goic.
Cidade: Curitiba/PR
Descrição do Projeto: Estação Brasileira de pesquisa científica na Antártica. Edifício composto por laboratórios, oficinas, acomodações, áreas técnicas e de suporte ao trabalho das equipes de cientistas e militares da Marinha do Brasil que realizam os trabalhos ao longo do verão antártico.
CATEGORIA PROFISSIONAL -  PROJETO INSTITUCIONAL - 3º LUGAR (5ª EDIÇÃO)
CASA DOS RAROS
Autor Responsável: Bruno Giugliani (BUILT Arquitetuara e Urbanismo)
Equipe: Joana Giugliani, Pedro Terra Oliveira e Karen Bammann
Cidade: Porto Alegre/RS

Descrição do Projeto: O projeto prevê a construção de um centro de atenção integral a pessoas com doenças raras. Está implantado em um terreno plano, de pequenas proporções, em Porto Alegre. A edificação abriga um programa de uso misto, incluindo zonas de assistência médica para pacientes, áreas de convívio social, suítes para hospedagem de professores pesquisadores, espaço corporativo para a sede do instituto, e garagens. O projeto pode ser definido formalmente como dois prismas de base retangular, afastados 4m entre si, e apoiados sobre uma base comum. O bloco anterior, junto a via pública, abriga as áreas sociais e institucionais do conjunto, enquanto no bloco posterior estão concentradas as atividades de assistência médica ofertadas. A estrutura em concreto armado permite maior flexibilidade de usos através de plantas livres em todos os pavimentos.
CATEGORIA PROFISSIONAL – PROJETO RESIDENCIAL - 2º LUGAR (5ª EDIÇÃO)
LE DUNE
Escritório: Torres & Bello Arquitetos
Autor Responsável: Alberto Torres
Equipe: Audrey Bello Ramos, Carolina Ramos Torres, Fabrício Lessa e Laurinei Rodrigues (Monte Belo)
Cidade: Porto Alegre/RS
Descrição do Projeto: O Residencial Le Dune consiste em um volume minimalista de apenas três pavimentos, com objetivo de explorar o diálogo entre a vida privada e a urbana. As unidades possuem tipologias diferentes, criando uma interessante variedade dentro do mesmo volume, resultando em um edifício sensível e receptivo, sem contorcionismos formais. As fachadas conferem um caráter único ao edifício, sobrepondo o volume básico com uma grelha modular de diversas dimensões. Esta compartimentação minimiza a percepção da altura da edificação, enfatizando a horizontalidade do volume e se relacionando melhor com o entorno. Além de amenizar a incidência de calor e preservar o conforto interno das unidades, a grelha acaba por emoldurar a vista para a praia. O projeto envolve diversas práticas sustentáveis como uso racional de recursos como água e energia solar, reutilização de água da chuva, iluminação de alta eficiência, redução da demanda por água potável e uso de materiais sustentáveis.
CATEGORIA PROFISSIONAL COMERCIAL - 1º LUGAR (4ª EDIÇÃO)
SEDE DA DELPRO INCORPORAÇÕES
Escritório: Torres & Bello Arquitetos Associados
Autor Responsável: Alberto Torres
Equipe: Audrey Bello Ramos
Cidade: Porto Alegre/RS
Descrição do Projeto: O projeto traz dois blocos de pavimentos conectados por meio de uma passarela metálica. A edificação conta com escritórios, salas de reuniões e espaços de lazer. O sistema de aproveitamento de águas pluviais com tubos verticais na parede verde agrega não apenas valor sustentável, mas também qualidade espacial aos seus usuários por meio do contato com a natureza, tornando-se um elemento importante do projeto. As certificações LEED (sustentabilidade) e WELL (bem-estar do usuário final) se complementam e são interpretadas e transformadas em uma proposta única e central do projeto.
CATEGORIA PROFISSIONAL RESIDENCIAL E DESTAQUE SUSTENTABILIDADE - 1º LUGAR (4ª EDIÇÃO)
CASA 01
Autor Responsável: Diego Espírito Santo
Equipe: Amanda Gonsalves Pamato de Souza, Benedito Abbud, Mauro César Sônego e Vânia Sephan Marroni Búrigo
Cidade: Crisciúma/SC
Descrição do projeto: A intenção do projeto Casa 01, concebido por Diego Espírito Santo, Amanda Gonsalves Pamato de Souza, Benedito Abbud, Mauro César Sônego e Vânia Sephan Marroni Búrigo, em Criciúma/SC, foi criar um passeio arquitetural que privilegiasse a contemplação dos pátios internos, com amplos cômodos, separação entre as áreas privativas e sociais, além de promover um contato visual com o paisagismo exterior. Outro aspecto foi a integração entre o entorno e o interior da residência, resguardando a privacidade de seus moradores por meio de estratégias arquitetônicas. As esquadrias e aberturas horizontais foram responsáveis pelas grandes áreas de iluminação e ventilação, garantindo conforto visual e qualidade do ar interior, além de serem os principais elementos integradores da arquitetura com a natureza. No quesito inovação, destaque para o uso de dióxido de titânio nas paredes de concreto que reage no contato com raios ultravioleta e libera substâncias que decompõem agentes poluentes atuando como um purificador natural de ar. 
O projeto Casa 01 apresentou, desde a sua concepção, a preocupação em reduzir os impactos ambientais, com um plano de gerenciamento de resíduos bem elaborado, sistema integrado de esgoto que reaproveita água para irrigação do terreno, o uso de placas fotovoltaicas e a dispensa de climatizadores para resfriamento ou aquecimento da residência por ter sido projetado seguindo premissas bioclimáticas passivas (ventilação cruzada, iluminação natural e orientação solar). Tais quesitos permitiram ao projeto ser o Destaque em Sustentabilidade.
CATEGORIA PROFISSIONAL RESIDENCIAL - 2º LUGAR (4ª EDIÇÃO)
EDIFÍCIO IGUAÇU
Escritório: SM Art Conceituação Imob. Ltda
Autor Responsável: Ricardo Vellinho Ruschel
Equipe: Andreoni da Silva Prudencio, Francielle DallAgnol, Marcio Carvalho e Miguel Angel Sobierayski Esnaola
Cidade: Porto Alegre/RS
Descrição do projeto: Iguaçu, inspirado no nome da rua onde será implantado, é um edifício projetado por Ricardo Vellinho Ruschel, Andreoni da Silva Prudencio, Francielle DallAgnol, Marcio Carvalho e Miguel Angel Sobierayski Esnaola, do escritório SM Art Conceituação Imob. Ltda, em Porto Alegre/RS. O projeto busca estabelecer conexões entre o ancestral e o contemporâneo, entre arte e arquitetura, entre o urbano e o natural. Do ponto de vista da inovação e da sustentabilidade, foram adotados sistemas como: fachada ventilada, brises com proteção solar atendendo aos critérios de conforto térmico e visual, aquecimento solar, uso de tecnologia BIM no desenvolvimento do projeto, estudo do envelope do edifício por meio de simulação de eficiência energética, uso de vidros de alto desempenho que reduzem a carga térmica em até 30%, sistema de ar-condicionado eficiente, uso de VRF nas áreas comuns, telhados verde e branco, controle e gerenciamento das águas pluviais, iluminação natural, bicicletário, entre outros.
DESTAQUE CONFORTO (4ª EDIÇÃO)
NOVA SEDE RAC ENGENHARIA
Escritório: Gonzalo Serra Arquitecto
Autor Responsável: Gonzalo Matias Serra
Equipe: Gonzalo Matias Serra, Alex Bittencourt Haas, Daniela Pacheco Pires, João Vitor Gallo, Leandro Fischer e Rafael Ribeiro Sabetzki
Cidade: Curitiba / PR
Descrição do projeto: O projeto da nova sede da RAC Engenharia, em Curitiba/PR, da equipe composta por Gonzalo Matias Serra, Alex Bittencourt Haas, Daniela Pacheco Pires, João Vitor Gallo, Leandro Fischer e Rafael Ribeiro Sabetzki, destacou-se neste quesito por revelar as melhores soluções construtivas com o uso adequado de nuvens acústicas, sistemas isolantes e de fachada. Foram adotadas soluções como a redução de carga térmica por meio de estudo de envoltória, sistema eficiente de ar condicionado VRF, iluminação por lâmpadas LED e dimerização contínua. Tais ações garantiram ao projeto 91 pontos na certificação LEED. O objetivo do projeto era torná-lo referência de tecnologia em Green Building. Os sistemas de ar-condicionado, elementos acústicos e instalações elétricas e hidráulicas integram-se harmonicamente ao grande monólito de concreto armado aparente. A edificação é 100% autossuficiente elétrica e hidricamente, pois conta com geração de energia elétrica por meio de painéis fotovoltaicos, captação, tratamento e potabilização de águas pluviais.
CATEGORIA ESTUDANTE – 1º LUGAR (4ª EDIÇÃO)
UNIVERSIDADE DO EXTREMO SUL CATARINENSE
CENTRO DE EDUCAÇÃO AMBIENTAL
Autor Responsável: Cleusa Tatiany Salvaro Frohlich
Orientado: Pedro Luiz Kestering Medeiros
Cidade:  Criciúma/ SC
Descrição do projeto: O projeto prevê a construção do edifício, em uma área anteriormente degradada, que abrigue atividades de educação ambiental e eventos culturais. A proposta arquitetônica se apoia nos princípios da arquitetura sustentável: qualidade do ambiente interno e a eficiência acústica e energética. O objetivo é minimizar o impacto da construção e servir de referência aos seus visitantes. As estratégias sustentáveis aparecem na escolha do terreno, na especificação do paisagismo, na proximidade da produção dos materiais especificados com a área de intervenção até a montagem e a desmontagem da obra.
CATEGORIA ESTUDANTE – 1º LUGAR (3ª EDIÇÃO)
CENTRO UNIVERSITÁRIO TUPY (UNISOCIESC)
HABITAÇÃO EMERGENCIAL PARA REFUGIADOS EM CLIMA QUENTE E SECO
Autor Responsável: Fábio Jessé
Orientado: Cristienne Magalhães Pereira Pavez
Cidade: Joinville / SC
Descrição do projeto: Na categoria Estudante, o ganhador foi Fábio Jessé, do Centro Universitário Tupy – UNISOCIESC, pelo projeto Habitação Emergencial para Refugiados em Clima Quente e Seco. Orientado pela professora Cristienne Magalhães Pereira Pavez, do curso de arquitetura e urbanismo, o estudo teve como objetivo conceber um modelo de habitação emergencial a ser utilizado em acampamentos de refugiados localizados em clima quente e seco, e foi aplicado no Acampamento de Zaatari, na Jordânia, Oriente Médio.
SERVIÇO
6º Prêmio Saint-Gobain de Arquitetura – Habitat Sustentável
Inscrições: até 28 de novembro de 2018
Premiação: março de 2019

SOBRE A SAINT-GOBAIN
A Saint-Gobain projeta, fabrica e distribui materiais e soluções pensadas para o bem-estar de cada um de nós e o futuro de todos. Podem ser encontrados em todos os lugares em que vivemos e no nosso dia a dia: em edifícios, transportes, infraestruturas e em muitas aplicações industriais. Eles proporcionam conforto, performance e segurança, ao mesmo tempo em que respondem aos desafios da construção sustentável, eficiência do uso de recursos e mudança climática.

€40.8 bilhões de vendas em 2017
Opera em 67 países
Mais de 179.000 funcionários

SOBRE A SAINT-GOBAIN NO BRASIL
A Saint-Gobain atua há mais de 80 anos no Brasil com um portfólio diversificado de marcas como Brasilit, Isover, Norton, PAM, Placo, Sekurit, Telhanorte e Weber, produtos quartzolit. O Grupo tem 17 mil colaboradores diretos e indiretos no país, vendas anuais de R$ 9 bilhões em 2017, assim como 59 fábricas, 43 centros de distribuição, 10 mineradoras, 71 lojas, 23 escritórios comerciais e 1 centro de pesquisa e desenvolvimento.
Mais informações sobre Saint-Gobain no Brasil
Informações

Nenhum comentário: