quarta-feira, 28 de novembro de 2018


Ouro Fino completa 120 anos de história

Empresa paranaense, com sede em Campo Largo, é reconhecida como uma das maiores envasadoras de água do Brasil

Muitas coisas mudam em um século. No anterior, por exemplo, foram duas guerras mundiais, a invenção do avião, a chegada do homem à Lua, a criação das bombas nucleares, a queda do Muro de Berlim, e tantos outros acontecimentos que marcaram a história.



Na área empresarial as mudanças também aconteceram em massa. Muitas corporações foram fundadas, cresceram e, hoje, ocupam uma posição sustentável e estruturada no mercado. É o caso da Empresa de Águas Ouro Fino nascida em 1898, no município de Campo Largo, região metropolitana de Curitiba, que possui longa e expressiva trajetória.

De origem familiar, 10 anos depois de sua criação, a empresa recebeu uma de suas primeiras premiações – medalha de ouro na Exposição Nacional São Luiz – dentre as muitas que viriam. Em 2012, foi a primeira água mineral do Brasil a receber a certificação de qualidade NSF (National Sanitation Fundation), que aprova o grau de excelência da água e define que a marca está apta para exportar para todo o mundo. Dentre os diversos prêmios e certificações, o último recebido foi o Qualidade Brasil 2018, em março, o qual valoriza as empresas que são destaque na Gestão de Qualidade e que mantém um bom relacionamento com o mercado consumidor.

A Família Mocellin decidiu expandir o negócio e evidenciar a importância ecológica que a instituição carrega ao inaugurar a Estância Hidromineral Ouro Fino, inserida em um cinturão verde de mais de seis milhões de m², que preserva a vegetação de Mata Atlântica encontrada no local.

No parque é possível ter acesso a diversos tipos de lazer, como conhecer a histórica construção da fábrica, explorar trilhas, rios, piscinas e, ainda, visitar a lendária Cascata dos Amores, que promete casamento rápido e muitos sinais de amor a quem se banhar por lá.

Na virada do milênio, em 2000, foi realizada uma parceria com o IBAMA (Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis) em que os animais resgatados e que não têm condições de voltar à natureza, são cuidados por profissionais competentes dentro da Estância. Hoje, a associação segue com o Instituto Ambiental do Paraná (IAP).

O meio ambiente é um dos pilares que a Ouro Fino carrega desde a fundação.  Na segunda metade do século XX, surgiram as primeiras embalagens PET, que logo foram incorporadas à linha de produção da empresa. Em 2001, com o objetivo de conscientizar a população sobre a necessidade de conservação do meio ambiente e da reutilização de recursos, foi lançado o projeto Reciclar É Preciso.

A Ouro Fino também está presente e contribui com diversos projetos sociais e programas de saber compartilhado. Essas ações valorizam a comunidade local e a faz crescer em sintonia com a empresa.

A Ouro Fino também tem compromisso com a hidratação saudável. Consta que na década de 40, a Água Mineral Ouro Fino era prescrita como remédio devido a sua  atuação diurética e digestiva. Propriedades que se mantém, graças a preservação ambiental em torno da única fonte de onde toda a água da empresa é envasada. A Água Mineral Ouro Fino também possui um dos menores teores de sódio do mercado, pH alcalino, natural, leve, pura com bons níveis de flúor, cálcio, magnésio. Além disso, suas embalagens são livre de Bisfenol-A (BPA).
Ao conciliar tradição e modernidade, a empresa mantém valores estabelecidos desde a época da fundação, mas consegue se inserir notavelmente no que há de mais atual e moderno. Seu laboratório de qualidade próprio, localizado em Campo Largo, junto à fonte capitação e envasamento da água, detém equipamentos contemporâneos e eficazes que realizam testes laboratoriais, e detectam, imediatamente, qualquer possível desvio de padrão, garantindo as condições ideais de qualidade dasua água mineral natural.

Marcelo Marques, CEO da Empresa de Águas Ouro Fino, se orgulha ao relembrar a trajetória da empresa. “Para mim é um orgulho estar à frente de algo que é tão importante para a história do Paraná, e por que não do Brasil? A Ouro Fino cresceu muito durante esses 120 anos, e mesmo diante de mudanças, permanece forte como uma das grandes empresas do setor. Em todo esse tempo há muitas histórias envolvidas, então é uma honra pra mim. Que venham mais 120, e mais, e mais.”, conclui

Nenhum comentário: