terça-feira, 13 de novembro de 2018

Literatura Atual.

Dia da Consciência Negra: "A tolerância é uma grande virtude"
Maria Amelia, autora da obra infantil 'Gô e Gará', incentiva a tolerância, conversa, entendimento, empatia e, principalmente, a aceitação através da lúdica literatura.


Como poderia, um morcego ser amigo de um pássaro? São parecidos: voam, vivem no alto, em comunidade. Entretanto, são tão diferentes. É justamente sobre aceitação, tolerância, amizade, discriminação, diálogo e empatia que a obra “Gô e Gará”, de Maria Amélia, conversa com os leitores mirins. A autora, que também é negra, levanta a bandeira da representatividade e da quebra de preconceitos nessa lúdica e belíssima obra, lançada ainda este ano de 2018 na Bienal Internacional do Livro de São Paulo.
Com a data do Dia da Consciência Negra chegando, nada mais justo que uma obra que represente a data, dedicada para gerar uma reflexão sobre a inserção do negro na sociedade brasileira.
A obra “Gô e Gará” trata problemáticas mundiais de forma adequada ao universo infanto-juvenil, sensibilizando a criança que se aproxima da idade marcante da juventude, despertando sua percepção do quanto a tolerância é uma grande virtude. Mostra, também, a importância de se esclarecer os mal-entendidos para a boa convivência social. Aborda a discriminação e o transtorno que esta pode causar, principalmente para os mais jovens, que muitas vezes são obrigados a enfrentar situações constrangedoras devido à sua cor, alguma deficiência ou algo que sai do contexto estipulado pela sociedade. As diferenças muitas vezes provocam medo, o que resulta em inibição ou até mesmo em violência, que consequentemente prejudica e destrói a harmonia da sociedade.”, explica a autora ainda na obra.

Nenhum comentário: