domingo, 18 de novembro de 2018

Evento .

 14.11.2018
 
Carcereiro de Nelson Mandela será entrevistado por Tulio Custódio em evento aberto ao público
 
 
 
 
No próximo dia 19, segunda-feira véspera do Dia Nacional da Consciência Negra, um evento em São Paulo celebrará a história de Nelson Mandela, líder sul-africano que é símbolo da luta por direitos humanos. Em um bate-papo aberto ao público, o sociólogo Tulio Custódio entrevistará Christo Brand, ex-carcereiro de Mandela que, com o passar dos anos, se tornou amigo de Madiba.
Brand começou a trabalhar como guarda na prisão de Robben Island no fim dos anos 70, e lá conheceu aquele que era considerado por muitos “o maior criminoso da África do Sul”. Com o passar dos anos, a relação de prisioneiro e carcereiro foi mudando, e o respeito e admiração dele por Mandela e seus outros companheiros de luta cresceram. 



Depois que Madiba, como Mandela é conhecido na África do Sul, foi solto e se tornou presidente do país, os dois ainda mantiveram contato. Hoje, Brand continua trabalhando na Robben Island, onde conta histórias aos visitantes que passam por lá todos os dias.
Em sua vinda ao Brasil, o antigo carcereiro será entrevistado por Tulio Custódio, com mediação da jornalista Milly Lacombe, que visitou a África do Sul recentemente acompanhada por outras personalidades brasileiras – a atriz Camila Pitanga, a youtuber Nátaly Neri, a escritora Djamila Ribeiro e a cinegrafista Carol Rocha -, e se emocionou ao conhecer, nas cidades de Joanesburgo e Cape Town, pontos que marcaram a vida de Nelson Mandela e a história do país.
A conversa acontecerá no espaço CIVI-CO, em Pinheiros, às 19h. Contará com tradução simultânea e será aberta ao público, mediante inscrição pelo link: https://bit.ly/2RQZi7F.
Serviço
Quando: 19/11/2018 às 19h
Custo: Gratuito.
Inscrições: https://bit.ly/2RQZi7F
Evento no Facebook: https://bit.ly/2OLD19v
Vagas limitadas.
Mandela no Minhocão
Outro programa para quem quiser celebrar o legado de Nelson Mandela durante o feriado do Dia da Consciência Negra é visitar o mural que foi pintado em homenagem ao líder no Parque do Minhocão, altura da estação Marechal Deodoro. Criada pelos artistas Criola e Diego Mouro, a obra mostra Mandela cercado por elementos relacionados à África do Sul, como as flores protea e o guepardo.
Centenário de Nelson Mandela no Brasil: O South African Tourism, escritório de turismo da África do Sul no Brasil, está realizando uma série de eventos para celebrar o centenário de Nelson Mandela em 2018. São eles: “Mulheres brilhantes seguindo os passos de Mandela”, viagem para a África do Sul na qual Camila Pitanga, Djamila Ribeiro e Nátaly Neri, acompanhadas da cineasta Carol Rocha e da jornalista Milly Lacombe, visitaram lugares ligados à história de Mandela. A exposição Mandela e sua terra natal, que ficou em cartaz de 25 de Setembro a 31 de Outubro no Mirante 9 de Julho. A exibição de quatro filmes atrelados à história do líder na 42ª Mostra Internacional de Cinema em São Paulo. A realização de um grande mural com a imagem de Mandela no Minhocão, integrando o ícone à paisagem de São Paulo. E, por fim, o oferecimento de uma formação sobre o legado de Mandela e Direitos Humanos para professores do ensino fundamental.
Mais informações e fotos: bianca@ticomunicacoes.com ou (11) 2506-6885

Nenhum comentário: