quarta-feira, 7 de novembro de 2018

Cultura.

Núcleo de Ópera Comunitário apresenta O Filho Pródigo.


O Núcleo de Ópera Comunitário de Curitiba vai executar neste final de semana o ‘Filho Pródigo’ de Claude Debussy, no Auditório Salvador Ferrante (Teatro Guairinha). A apresentação faz parte da quarta edição do Festival de Ópera do Paraná, que acontece também no Guairão e na Capela Santa Maria, até domingo (11/11). A entrada é franca.


Inspirada na parábola bíblica, ‘O Filho Pródigo’ conta com a coordenação e preparação de solistas de Ivan Moraes, direção musical de Ben Hur Clonek e direção cênica de Cleide Piasecki. Azael será interpretado por Luís Souza, Lia por Michelle Christine e José Luiz Pires Jr. e Leonardo Goulart dividem o papel de Simeon, todos integrantes do Núcleo de Ópera Comunitário de Curitiba (NOCC).
A obra elaborada em 1884 e versada por Édouard Guinand (1838 – 1909), concedeu ao compositor com apenas 22 anos o primeiro lugar do concurso Prix de Rome. Esta é a última das três parábolas sobre perda e redenção que Jesus contava depois que os fariseus e líderes religiosos o acusaram de receber e comer com "pecadores".

Festival
O evento é produzido pela Guairacá Cultural com o apoio da Secretaria de Estado da Cultura e do Centro Cultural Teatro Guaíra (CCTG) sem mecanismos de incentivos públicos. Esta é a segunda etapa do Festival neste ano, a primeira foi uma turnê em agosto da ópera “Rita” pelas cidades de Antonina, Lapa, Rio Negro, Terra Roxa e Foz do Iguaçu. Haverá ainda uma récita em Ponta Grossa nesta quarta-feira (7/11).
As outras óperas apresentadas serão “Rita”, com a Orquestra Sinfônica da Belas Artes e “O Morcego”. O grande concerto desta edição serão duas apresentações da Missa da Coroação e Exultate Jubilate, de Mozart, com grande coro e orquestra. Outros concertos incluem a cantora húngara Dorottya Bánkövi, trazida pelo governo de seu país, acompanhada da Orquestra Ofilato, uma Gala Lírica com Ana Paula Brunkow e Jeferson Pires.
Além dos concertos nos teatros, apresentações surpresas ocorrerão em alguns pontos do centro de Curitiba.

Ano passado
O Festival de 2017 contou com público superior a 22 mil pessoas que assistiram a 40 espetáculos gratuitos, produzidos por 619 profissionais. Os destaques ficaram com “Cavalleria Rusticana” no palco do Guairão, e “Festa de São João”, opereta inédita de Chiquinha Gonzaga.

Serviço
Não haverá distribuição de ingressos. A entrada será permitida até a lotação completa de cada sala de concerto.
O Filho Pródigo de Claude Debussy com o Núcleo de Ópera Comunitário de Curitiba
Datas: Sábado,10 de novembro, às 20h, e domingo,11 de novembro, às 16h
Local: Auditório Salvador Ferrante (Teatro Guairinha)
Endereço: Rua XV de Novembro, 971 (Curitiba)
Veja outras programações do Festival
Óperas

Sóror Mariana de Júlio Reis – estreia mundial
Dias 9, às 20h, e 10 de novembro, às 18h, no Guairinha
O Morcego de Strauss
Dia 11 de novembro, às 16h, no Guairinha
Concertos
Recital Hungria
Dia 6 de novembro, às 20h, na Capela Santa Maria
Recital de piano
Dia 7 de novembro, às 20h, na Capela Santa Maria
Coro da Cidade de Ponta Grossa canta o Paraná 
Dia 7 de novembro, às 20h, no Auditório do Centro de Música (Ponta Grossa)
Dia 8 de novembro, às 20h, na Capela Santa Maria
Gala Lírica
Dia 11 de novembro, às 18h, no Guairinha
Endereços:
• Centro Cultural Teatro Guaíra (Guairão e Guairinha) – Rua XV de Novembro, 971 
• Capela Santa Maria – Rua Conselheiro Laurindo, 273 
• Auditório do Centro de Música – Rua Frederico 

Nenhum comentário: