sexta-feira, 30 de novembro de 2018

Contemporaneidade.


EDP e Instituto Tomie Ohtake anunciam os vencedores do 6º Prêmio EDP nas Artes

Exposição com finalistas do concurso em cartaz até 13 de janeiro de 2019

Foram anunciados na noite do dia 28 de novembro, em cerimônia no Instituto Tomie Ohtake, em São Paulo, os vencedores do 6º Prêmio EDP nas Artes,iniciativa do Instituto Tomie Ohtake e da EDP Brasil, com o apoio do Instituto EDP.



Três jovens artistas foram contemplados com as respectivas residências artísticas internacionais:Marie Carangi (Recife -  PE, 1989), irá para o Hangar - Centro de Investigação Artística, em Lisboa, Portugal; Elilson Gomes Do Nascimento (Recife -  PE, 1991) fará residência no Atelier R.A.R.O., em Buenos Aires, Argentina; e Iagor João Barbosa Peres (Rio De Janeiro - RJ, 1995), irá para o Centro de Arte Contemporáneo Lugar a Dudas, em Cali, Colômbia.
O evento também marcou a abertura da exposição no Instituto Tomie Ohtake, em cartaz até 13 de janeiro de 2019,  com os dez finalistas do Prêmio:Ana Cláudia De Almeida Santos (Rio De Janeiro - RJ, 1993); Jéssica De Souza Luz (Araranguá - SC, 1992); Lucas Emanuel Furtado Soares (Belo Horizonte - MG, 1994); Ludmila Porto Cioffi De Lima (São Paulo - SP, 1989); Lyz Parayzo (Rio De Janeiro – RJ, 1994); Matheus De Simone Maciel (Rio De Janeiro - RJ,1994) e Rafael José Bandeira Da Penha (Belém -PA, 1992).
Do total das 464 inscrições provenientes de 23 Estados do País, além do Distrito Federal, foram pré-selecionados 20 nomes, mediante análise de portfólio, desempenhada por um júri formado pelos artistas Artur Lescher, Fabio Morais, Jonas Van Holanda, Virgínia de Medeiros e as curadoras Diane Lima e Luise Malmaceda. Após entrevistas individuais via Skype, definiu-se a lista dos 10 selecionados, divulgados no início de agosto passado. O grupo recebeu acompanhamento personalizado da equipe de jurados para o processo de realização de suas respectivas obras, oportunidade rara para jovens artistas.
Na edição anterior, em 2016, os três premiados foram António Tarsis de Jesus (Salvador, BA); Luisa Puterman (São Paulo, SP); e Jonas Van Holanda (Fortaleza, CE), jurado da presente edição.
Sobre o Prêmio EDP nas Artes
Voltado para estimular a produção artística contemporânea, o Prêmio EDP nas Artes é voltado para jovens artistas de todo o Brasil, nascidos ou residentes no país há pelo menos dois anos, com idade entre 18 e 29 anos. A iniciativa, além da premiação, contempla uma série de atividades como cursos, palestras e workshops em regiões brasileiras onde o acesso à arte contemporânea é mais restrito. Nesta edição, São José dos Campos, Vitória e Palmas receberam a programação.
Sobre EDP e IEDP
Com mais de 20 anos de atuação, a EDP é uma das maiores empresas privadas do setor elétrico a operar em toda a cadeia de valor. A Companhia, que tem mais de 10 mil colaboradores diretos e terceirizados, atua em Transmissão, Comercialização e Serviços de Energia, e possui 6 unidades de geração hidrelétrica e uma termelétrica. Em Distribuição, atende cerca de 3,4 milhões de clientes em São Paulo e no Espírito Santo. Recentemente, adquiriu participação na CELESC, em Santa Catarina. No Brasil, é referência em áreas como Inovação, Governança e Sustentabilidade, estando há 12 anos consecutivos no Índice de Sustentabilidade Empresarial (ISE) da B3.
Desde que foi fundado em 2008, o Instituto EDP investiu R$ 100 milhões em projetos socioculturais, que beneficiaram cerca de três milhões de pessoas, em 377 programas espalhados por todo o País. Somente em 2017, 35 iniciativas apoiadas pela organização favoreceram 60 mil moradores das comunidades do entorno das áreas de atuação da Companhia. O Instituto EDP tem como responsabilidade estruturar os investimentos e as iniciativas sociais da EDP em frentes ligadas à valorização da Língua Portuguesa, à educação, ao desenvolvimento local com geração de renda, ao empreendedorismo e ao voluntariado, por meio do esporte, cultura e saúde.
Sobre Instituto Tomie Ohtake
Inaugurado em 21 de novembro de 2001, o Instituto Tomie Ohtake tornou-se uma referência no circuito das artes visuais pela qualidade de sua programação. Destaca-se por ser o único espaço da cidade que se dedica a organizar mostras nacionais e internacionais de artes plásticas, arquitetura e design, além de promover prêmios nestas três áreas, além da educação. A instituição consagrou-se ainda por conceber um amplo e criativo trabalho de educação por meio da arte, fundamentado na pesquisa, produção de material, na formação de professores e numa programação de cursos com visão inovadora no ensino da arte. Além disso, desenvolve inédito programa de acessibilidade para repensar questões como acesso à cultura e diversidade, com foco no atendimento de públicos que não têm garantidos seus direitos sociais.
Exposição:  6º Prêmio EDP nas Artes
Até 13 de janeiro de 2019, de terça a domingo, das 11h às 20h, entrada franca.

Nenhum comentário: