quinta-feira, 29 de novembro de 2018

Atual Literatura.


 
Jornalista Rodrigo Alvarez lança livro em Curitiba neste sábado
Obra #Madalena Sem Filtro alia pesquisa histórica a uma ficção e traça perfil daquela que é vista como apóstola de Jesus
O jornalista e escritor Rodrigo Alvarez lança o livro “#Madalena Sem Filtro – Memórias Póstumas da Apóstola de Jesus.
Enredo
No tempo de Jesus, a lei judaica era clara: o testemunho das mulheres nada valia num julgamento. Isso só mudou 21 séculos depois, quando, graças à luta de movimentos globais contra abusos de homens e a favor da igualdade, as mulheres protagonizaram uma mudança sem precedentes na história. Maria Madalena foi uma das precursoras dessa luta. Silenciada pelo poder masculino, tratada como a última das últimas e vista durante séculos como “a prostituta”, ela é hoje finalmente vista como verdadeira apóstola de Jesus

É olhando para o mundo atual e contando sua história que Maria Madalena ressurge no novo livro de Rodrigo Alvarez. O autor de best-sellers como Jesus – O homem mais amado da História e Aparecida apresenta nessa obra um texto tocante em que ela, em primeira pessoa, revisita suas lutas, verbaliza suas ideias sobre os homens, detalha sua relação com Jesus, se mostra indignada com as injustiças que sofreu e reflete sobre seu passado e seu presente – o século XXI, quando foi finalmente reconhecida como amiga fiel daquele a quem todos chamam Cristo e uma das primeiras mulheres que disseram “não” aos papeis impostos e pré-concebidos pelo mundo dos homens.
“Penso que minha conquista, ainda que gradativa, é também uma conquista das mulheres. Se é verdade que me tornei um espelho da mulher moderna, é verdade também que a mulher moderna se tornou um espelho para mim”, desabafa.
Se hoje Maria Madalena recebe flores em igrejas dedicadas a ela em Paris, Nova York, Cidade do Cabo, Jerusalém, São Paulo e outros lugares do mundo, é porque houve muita luta. “Ou ainda não entenderam que meu nome só saiu das trevas porque as mulheres passaram a lutar unidas contra os abusos?” É nesse contexto que, mais do que dar protagonismo a quem esteve ao lado de Jesus em vida, na morte e na ressurreição, Rodrigo Alvarez rememora a importância que tiveram mulheres tão diferentes mas igualmente lutadoras quanto a papisa Joana, Salomé e Maria da Penha.
Relevante pela personagem, pelos fatos que expõe e pelas injustiças que denuncia, #MadalenaSemFiltro combina ficção e não ficção: é tanto uma obra amplamente baseada em fatos e documentos históricos (entre eles os evangelhos apócrifos da biblioteca de NagHammadi e o místico Pistis Sophia) quanto uma narrativa de alta qualidade literária concebida de maneira original por um escritor e pesquisador em pleno domínio de seus talentos.
Sobre o autor
Escritor e jornalista, Rodrigo Alvarez começoua pesquisa sobre temas religiosos em 2011 e desde best-sellers como Aparecida e Jesus: O homem mais amado da História. É correspondente da TV Globo na Europa.
Serviço
O que: Lançamento do livro “#Madalena Sem Filtro – Memórias Póstumas da Apóstola de Jesus”, bate-papo e sessão de autógrafos com o jornalista e escritor Rodrigo Alvarez.
Quando: Sábado (dia 1º de dezembro), às 15h.
Onde: Livrarias Curitiba do Shopping Palladium [av. Pres. Kennedy, 4121, Portão, Curitiba-PR, tel. 3330-6749].
Quanto: A entrada é franca.
Sugestão de legenda
Rodrigo Alvarez e seu novo livro; Obra alia pesquisa história a uma ficção com olhar contemporâneo sobre Maria Madalena
Créditos das fotos
Divulgação


Nenhum comentário: