quinta-feira, 4 de outubro de 2018

TOTVS

Empresas buscam alternativas para tornar implantação de sistemas mais acessível
Atendimento remoto é uma das soluções encontradas para otimizar processo
Em 2017, segundo o estudo Panorama Mercado de ERP no Brasil, 44% das empresas brasileiras investiram em ERP (sistema de gestão), seja adquirindo um novo, aumentando os módulos utilizados ou realizando upgrade. Com várias opções disponíveis no mercado, que apresentam diversos níveis de tratamento de informações e integração com banco de dados externos, a implantação ou atualização de um ERP demanda investimento para disponibilização de profissionais para fazer a modulação conforme a estrutura de Tecnologia da Informação (TI) da empresa - integrando com as áreas necessárias, como a financeira, compras e estoque.

Para otimizar esse processo, a tecnologia passou a ser opção para reduzir o tempo de implementação: algumas empresas de TI estão disponibilizando atendimento de forma remota, evitando deslocamentos e reduzindo os custos envolvidos para o uso da solução escolhida. O diretor executivo da TOTVS Curitiba, Márcio Viana, destaca que a empresa passou a ofertar o modelo desde o primeiro semestre de 2018, com bons resultados obtidos até o momento. “Com a implantação de alta performance é possível reduzir o investimento inicial de modo significativo. Além disso, o tempo de implantação também é otimizado: sem a utilização de um software customizado, o ERP fica à disposição em bem menos tempo do que o normal”, ressalta Viana.
A implantação está disponível para alguns dos módulos do Protheus, sistema que contempla os principais processos das empresas, e é realizada por uma equipe dedicada em horário comercial. O serviço contempla três etapas, que envolve o setup inicial, a implantação propriamente dita e o pós-implantação, momento de acompanhamento para resolver dúvidas e dificuldades. A capacitação também faz parte do cronograma, sendo disponibilizada na forma de e-learning. “Com o acesso online é possível aprender em horários alternativos, sem ocupar toda a equipe ao mesmo tempo”, comenta o diretor executivo da TOTVS Curitiba.
A Implanew, empresa especializada em fabricação de componentes para implantodontia, optou pelo modelo de implantação de alta performance para o sistema Protheus. Operando há mais de um ano com bons resultados e com planos de ampliar suas operações, a empresa viu a necessidade de investir em um ERP para integrar as diversas áreas, gerando informações de business intelligence para suportar a tomada de decisão. O diretor industrial e sócio-proprietário, Pedro Ferracini, comenta que o processo tem sido rápido e que não sentiu falta de atendimento presencial: “A implantação ocorreu conforme calendário e ainda reduzimos custos com a disponibilidade de consultores”. Já foram instalados quatro módulos de backoffice (Estoque, Financeiro, Compras e Faturamento) e a previsão de término é até o final do ano. “PCP e Qualidade serão as próximas etapas, que devem contribuir para um controle mais próximo da operação”, analisa Ferracini.
Segundo Viana, a maior velocidade na implantação também acontece pelo uso das soluções sem customizações. “Sabemos que existem negócios específicos que demandam que o ERP se adeque às particularidades das áreas. Entretanto, o Protheus já foi ajustado conforme as melhores práticas de mercado, contemplando processos executados por milhares de empresas. Quando a solução é adotada dessa maneira, ganha-se em velocidade e também em economia”, analisa Viana.
Sobre a TOTVS
Provedora de soluções de negócios para empresas de todos os portes, atua com softwares de gestão, plataformas de produtividade e colaboração, hardware e consultoria, com liderança absoluta no mercado SMB na América Latina. Com mais de 50% de marketshare no Brasil, ocupa a 20ª posição de marca mais valiosa do país no ranking da Interbrand. A TOTVS está presente em 41 países com uma receita líquida de mais de R$ 2 bilhões. No Brasil, conta com 15 filiais, 52 franquias, 5 mil canais de distribuição e 10 centros de desenvolvimento. No exterior, conta com mais 7 filiais e 5 centros de desenvolvimento (Estados Unidos, México, China e Taiwan). Para mais informações, acesse o website www.totvs.com.

Nenhum comentário: