segunda-feira, 8 de outubro de 2018

Internacional cult.


Profissionais da dança promovem intercâmbio cultural entre Brasil e Israel
Por meio do Projeto BRASIL x ISRAEL, companhias de dança de Curitiba, Porto Alegre e Natal criaram coreografias com profissionais israelenses que serão apresentadas em Tel Aviv
   A dança, assim como diferentes vertentes culturais, é resultado da mistura de linguagens e expressões artísticas. A troca de experiência e cultura é o que motiva muitos coreógrafos e bailarinos em suas criações. Exemplo disso é o projeto BRASIL x ISRAEL, que promove um intercâmbio cultural de dança contemporânea entre artistas brasileiros e israelenses. As três cidades contempladas com essa iniciativa foram: Curitiba, Porto Alegre e Natal. 

Em setembro de 2018, os coreógrafos israelenses Ofir Yudilevitch, Ella Rothschild e Orly Portal vieram ao Brasil com a finalidade de criar  trabalhos para três companhias brasileiras de dança, são elas: Cia Eliane Fetzer de Dança Contemporânea (Curitiba - PR), Entre Nós Coletivo de Criação (Natal - RN) e Companhia Municipal de Dança (Porto Alegre - RS).
Como resultado desse intercâmbio e da parceria entre os profissionais israelenses e brasileiros, três coreografias foram montadas: Ella Rothschild – criou FEED para a Cia Eliane Fetzer de Dança Contemporânea; Ofir Yudilevitch – criou CHAMADA para o Entre Nós Coletivo de Criação; e Orly Portal – criou BRAZIL BEIJO para a Companhia Municipal de Dança de Porto Alegre.
Todas elas compõe o espetáculo Brasil X Israel, que fará estreia em Tel Aviv, a segunda maior cidade de Israel, nos dias 12 e 13 de outubro, no centro de dança Suzanne Dellal Centre. Em seguida, o espetáculo será visto na Alemanha, em Karlsruhe, no dia 25 de novembro, e em Regensburg, nos dias 27 e 28 de novembro.
No Brasil, a circulação do espetáculo está prevista para acontecer em 2019, em princípio pelas cidades de Curitiba, Natal e Porto Alegre. Para tal, há um projeto aprovado em conformidade com a Lei Rouanet, apto à captação de recursos. Esta iniciativa é uma parceria entre SoloConnection (Alemanha), Suzanne Dellal Centre (Israel) e Bönisch Produções Culturais (Brasil), com apoio do Consulado Geral de Israel em São Paulo. O objetivo é possibilitar sinergia entre coreógrafos, companhias e instituições artísticas do Brasil e exterior.

Bönisch Produções Culturais - Empresa curitibana que atua na elaboração, execução, produção, gerenciamento e consultoria de projetos culturais e iniciativas artísticas socioeducacionais. Trabalha com diferentes leis de incentivo municipal, estadual e federal, além de editais e/ou projetos específicos. Estão à frente das atividades da empresa os profissionais Simone Bönisch e Jorge Schneider, responsáveis pela coordenação e produção de projetos como: Mostra Paranaense de Dança - festival com 11 edições consecutivas que movimenta cerca de 2.500 artistas do Paraná; apresentação em Curitiba da turnê brasileira dos solistas do Internationales Solo-Tanz-Theater Festival Stuttgart por 5 anos; Balé Teatro Guaíra & Cias – reunião de 7 importantes cias públicas de dança em comemoração dos 45 anos do Balé Teatro Guaíra; Encontro Para-Dançar – mostra que reúne grupos de dança que tenham em seu elenco deficiente físicos e/ou mentais e; BTG X Alemanha – criação do espetáculo Balé Teatro Guaíra dança Wachter, Winkler e Scafati, com apresentações em Curitiba e em 9 cidades da Alemanha.Crédito: Ian Rassari

Nenhum comentário: