sábado, 20 de outubro de 2018

Cultura.



‘Carmen’ discute crise de imigração entre México e Estados Unidos em filme exibido durante o Festival Ópera na Tela
MONTAGEM DIRIGIDA PELA ARGENTINA VALENTINA CARRASCO É UM DOS DESTAQUES DA PROGRAMAÇÃO DA MOSTRA DE PEÇAS LÍRICAS NO PARQUE LAGE.

A montagem de ‘Carmen’ escolhida para integrar a programação da edição de 2018 do Festival Ópera na Tela faz uma reflexão sobre a crise de imigração entre o México e os Estados Unidos. A história se desenrola na fronteira entre os dois países e contesta questões contemporâneas - como xenofobia, o movimento #MeToo, o poder das mulheres e a violência doméstica - através de uma mise-en-scène moderna e engajada, mesmo respeitando fielmente a partitura original. A versão dirigida pela argentina Valentina Carrasco foi apresentada nas Termas de Caracalla, local que recebe a programação do Teatro dell’Opera di Roma durante o verão europeu, e será exibida no dia 4 de novembro no Parque Lage.
A ópera cômica em quatro atos do compositor francês Georges Bizet conta o drama passional vivido entre a sedutora cigana Carmen, personagem da mezzosoprano italiana Veronica Simeoni, e o soldado Don José, papel do tenor italiano Roberto Aronica. A estreia da peça lírica, em 1875, em Paris, chocou o público conservador e acostumado a tramas de virtude devido ao seu enredo escandaloso.
A quarta edição do Festival Ópera na Tela acontece entre os dias 27 de outubro e 8 de novembro, exibindo 12 óperas inéditas no Parque Lage, no Rio de Janeiro, em uma tenda montada ao ar livre. Presente na agenda cultural carioca desde 2015, o evento apresenta as produções mais recentes do circuito europeu – produzidas entre 2017/2018 - para os amantes e entusiastas de ópera. Na programação, obras mais clássicas e célebres apresentadas em teatros de Paris, Milão, Roma, Barcelona, Praga, Berlim, Bayreuth, entre outros grandes palcos líricos.
Único festival brasileiro a oferecer filmes sobre a temática, depois da exibição no Parque Lage, no Rio, o Ópera na Tela segue para cinemas de cerca de 20 cidades. A Bonfilm, produtora do evento, é a mesma do Festival Varilux de Cinema Francês, que esse ano chegou a 88 cidades brasileiras e somou um público de mais de 172 mil espectadores.
Sobre o Festival Ópera na Tela
Em sua quarta edição, o Festival Ópera na Tela exibe 12 óperas inéditas e recentes em um cinema, com telão, espreguiçadeiras e som de última geração, montado ao ar livre no Parque Lage especialmente para o evento. Em seguida, a seleção de peças líricas entra em cartaz nos cinemas de 20 cidades brasileiras. A programação completa está no site www.operanatela.com.br.
Serviço:
Festival ÓPERA NA TELA
Data: de 27 de outubro a 8 de novembro / Horário: 19h30m
Local: Parque Lage - R. Jardim Botânico, 414 - Jardim Botânico
Ingressos: R$24 (inteira) e R$12 (meia), vendidos antecipadamente pelos sites www.operanatela.com
Haverá meia-entrada no Parque Lage
Capacidade: 400 lugares
Classificação indicativa: Livre ou 14 anos, dependendo da obra.
Outras informações: (21) 2557-6717

Nenhum comentário: