sexta-feira, 12 de outubro de 2018

Conexão Arte1 programação.

Arte1 abre espaço para reflexão sobre questões do meio artístico
Na estreia, o Conexão Arte1 recebe convidados no estúdio do Arte1 para discutir políticas culturais no Brasil e gestão de museus
Giselle Beiguelman, Danilo Santos de Miranda, Gisele Kato, Maria Ignez Mantovani Franco e Jochen Volz conversam no estúdio do Arte1
Conexão Arte1 é um espaço inédito no canal Arte1, que promove o debate sobre questões fundamentais do meio artístico brasileiro. Em sua estreia, neste domingo, dia 14 de outubro, às 20h 30, o programa discute políticas culturais no Brasil e gestão de museus.
O primeiro Conexão Arte1 vai ao ar em pleno processo eleitoral justamente para chamar a atenção para a ausência da cultura nas pautas dos candidatos aos principais cargos políticos. O Arte1 acredita que garantir essa reflexão precisa ser uma das missões de um canal de arte no país.

Para isso, a editora-chefe do canal Gisele Kato recebeu no estúdio do Arte1: o diretor regional do Sesc São Paulo desde 1984, Danilo Santos de Miranda; a artista e professora da FAU-USP, Giselle Beiguelman; a diretora da Expomus, empresa que atua em museologia há 37 anos, Maria Ignez Mantovani Franco; e o diretor da Pinacoteca de São Paulo desde maio de 2017, Jochen Volz. Maria Ignez também é membro do Conselho Consultivo do Patrimônio Museológico do Instituto Brasileiro de Museus e do Fórum Brasileiro pelos Direitos Culturais, e presidiu o Comitê Brasileiro do Conselho Internacional de Museus entre 2006 e 2011. Entre 2005 e 2012, Jochen Volz dirigiu o Instituto Inhotim, em Minas Gerais, e foi o curador da 32ª Bienal de São Paulo, em 2016.
Durante a conversa, os convidados destacaram a importância do Ministério da Cultura, que Danilo Santos de Miranda define como um “ato de política pública”. Maria Ignez refletiu sobre a imagem das instituições brasileiras no exterior depois do incêndio no Museu Nacional do Rio de Janeiro:“Provocamos uma comoção internacional. Todo mundo se habilitando a ajudar”. “Foi um memorícidio ao vivo”, concluiu Giselle Beiguelman. Por fim, Jochen Volz relativizou as críticas aos selfies em museus: “Tem o desejo de criar essa identificação com a exposição e dar outro valor para o que é público.”
Os bastidores da gravação do Conexão Arte1 puderam ser acompanhados no dia 3 de outubro em uma live no Facebook do canal Arte1.
Conexão Arte1
Estreia: 14 de outubro, às 20h30
Reprises: 16 de outubro às 10h, 17 de outubro às 6h15 e às 14h, 18 de outubro às 22h; 19 de outubro às 2h, e dia 20 de outubro às 15h30;
Classificação indicativa: Livre
Arte1 é um canal brasileiro de espaço qualificado que valoriza a produção independente. Dança, música, artes visuais, literatura, teatro, cinema, design, moda, arquitetura, fotografia.
O canal integra a grade de programação das principais TVs a cabo. Sky – 81; Net HD – 553; Claro TV HD – 553; Oi TV – 85; GVT – 84; Vivo TV - cabo 102; satélite 555; fibra 627.
Fique por dentro da programação do Arte1:

Nenhum comentário: