quarta-feira, 12 de setembro de 2018

Políticas

”.   

1º CONCURSO DE NOVOS HINOS PARA O BRASIL JÁ TEM VENCEDOR.

,composição é uma forma atual de dizer “Ou ficar a Pátria Livre ou Morrer pelo Brasil".

A música Bomba em Brasília, do compositor e escritor Eduardo Fenianos, junto da banda Edu Efe e os Freeboys, foi a vencedora do 1º Concurso de Novos Hinos para o Brasil. O resultado foi divulgado, na noite de segunda-feira, dia 10.

Eduardo conta que apenas transformou em refrão o que é repetido milhares de vezes por quem não aguenta mais a realidade política do Brasil: “Bomba em Brasília. Bomba em Brasília”. Segundo ele, a composição é só uma forma diferente e atual de dizer “Ou ficar a pátria livre ou Morrer pelo Brasil".

Em 1822, precisávamos nos libertar de Portugal. Agora, 196 anos depois, precisamos nos libertar de um sistema político corrupto, ultrapassado e falido, diz ele que abre o clipe com um megafone nas mãos para anunciar o novo hino e, logo em seguida, cantar a primeira estrofe, com uma levada que lembra o rock dos anos 90.

Após algumas críticas de internautas que viam o concurso como um atentando ou desrespeito a símbolos nacionais, a Novelet Edições, organizadora do concurso reiterou, em nota, o que já estava previsto no edital de lançamento:

A organização esclarece que de forma alguma, este concurso pretende propor a mudança do Hino Nacional ou do Hino da Independência do Brasil. 

Pretendemos, como foi exposto nos objetivos do concurso, colocar na pauta de criação de músicos de todo o país, o Brasil, sua realidade, seus problemas, seus sonhos, suas belezas, tendo como exemplos “Aquarela do Brasil”, de Ary Barroso, “Que país é este”, de Legião Urbana ou “Brasil”, de Cazuza. 

Todas, de formas e em momentos distintos, expressam e cantam o Brasil, diferente do que ocorre hoje, quando o país é musicalmente esquecido. Os motivos são outros. Buscamos que os participantes respondam às perguntas: 

“Se proclamássemos uma nova independência, o que cantaríamos hoje? Que versos? Qual melodia? Qual o seu sentimento sobre o Brasil? Responda por meio de uma música. Como você cantaria a independência do Brasil? O povo brasileiro é um país independente?”

O lançamento para a edição do 2° Concurso Nacional de Novos Hinos para o Brasil está prevista para acontecer em março de 2019.

SOBRE A NOVELET

A novelet é um novo e ainda tímido selo editorial e canal de informações. Busca tratar de “assuntos cabeça” que divirtam, provoquem reflexão e sejam contados, como se fossem a história de um livro, novela ou reality show. Sua estreia aconteceu em 16 de agosto de 2018, com o clipe/reality “BBB BRASIL: Episódio de Hoje: Vê, vê, vê, Brasil”.  

Nenhum comentário: