terça-feira, 18 de setembro de 2018

Acontece

Ministro dos Esportes visita projeto de inclusão e destaca trabalho de entidade em São Paulo 
   
O projeto de Taekwondo desenvolvido pelo Instituto Olga Kos de Inclusão Cultural (IOK), na APAE de Diadema, atende 50 crianças e jovens com deficiência intelectual e em situação de risco social 



  
"O Esporte é uma ferramenta auxiliar no processo de educação e aqui eu vejo ele ser utilizado da forma mais extrema, no processo de desenvolvimento das habilidades desses jovens", a declaração do Ministro Leandro Cruz durante a solenidade na Apae mostra bem a qualidade do trabalho desenvolvido pelo Instituto Olga Kos (IOK) para promover a inclusão de pessoas com deficiência intelectual à sociedade.  
O Projeto TAEKWONDO VII: INCLUSÃO PELO ESPORTE é desenvolvido na APAE de Diadema e em outras duas instituições, o CEU Casablanca e a entidade Vem Ser, no Sacomã. São ao todo 100 participantes que frequentam duas oficinas semanais e aprendem a trabalhar os aspectos físicos e motores e aumentam a consciência corporal. Uma parte das vagas é destinada também a pessoas sem deficiência, mas que se encontram em situação de vulnerabilidade social. "Os nossos projetos tem como premissa estimular a interação social, estimular os aspectos cognitivos e promover a participação da família no processo de inclusão social, para que haja um aprimoramento de cada participante com relação aos aspectos sociais, cognitivos e motores", afirma Olga Kos, vice-presidente do IOK.  
O Ministro Leandro Cruz fez questão de afirmar que no contato com os participantes do projeto de Taekwondo foi possível perceber o desenvolvimento de cada pessoa e como está sendo a participação delas nas oficinas que são financiadas com recursos da lei de incentivo ao esporte e têm o patrocínio da iniciativa privada "Com o esporte é possível passar valores como disciplina, concentração, solidariedade e espírito de grupo e isso nós estamos vendo aqui". 
O Presidente da APAE de Diadema, André Antunes Garcia, ressaltou que a participação nas oficinas de Taekwondo tem sido importante para educação e o desenvolvimento físico e cognitivo dos participantes. Durante a visita do Ministro, o Presidente da APAE-Diadema fez questão de enaltecer o trabalho desenvolvido pelo Instituto Olga Kos. "O IOK faz um trabalho brilhante na nossa instituição e em outras instituições de São Paulo, trazendo cidadania, trazendo inclusão e solidariedade para essas pessoas que tanto precisam". 
  
Instituto Olga Kos - www.institutoolgakos.org.br                         
Fundado em 2007, o Instituto Olga Kos de Inclusão Cultural (IOK) conta com uma equipe multidisciplinar formada por artistas plásticos, arte-educadores, psicólogos, educadores físicos, fisioterapeutas, mestres em Karate-Do e Taekwondo, profissionais multimídia e pedagogos. As oficinas de esportes buscam incentivar a prática esportiva (Karate-Do e Taekwondo), estimular o desenvolvimento motor e melhorar a qualidade de vida dos participantes. Já as oficinas de artes buscam divulgar a diversidade cultural e artística de nosso país, expandir o acesso à cultura, incentivar o exercício da arte e desenvolver os canais de comunicação e expressão dos participantes, por meio dos programas: “Pintou a Síndrome do Respeito” e “Resgatando Cultura”.  Todas estas atividades procuram garantir que a pessoa com deficiência intelectual reúna condições de participar de forma mais efetiva da sociedade da qual ela faz parte. Além disso, o IOK desenvolve a articulação de redes de apoio para geração de renda e inclusão no mercado de trabalho, por meio de parcerias com instituições que promovem o aprendizado de habilidades profissionais. 

Nenhum comentário: