segunda-feira, 20 de agosto de 2018



Projeto une música e sustentabilidade ao confeccionar instrumentos musicais com recicláveis

Com o intuito de desenvolver habilidades manuais, consciência ambiental e percepção musical, será realizado em Joinville, um projeto que contempla dez oficinas de formação ministradas por uma arte-educadora.


Os encontros serão voltados a professores e alunos da Rede Pública Municipal e visam ensinar como confeccionar instrumentos musicais a partir de materiais recicláveis. As oficinas ocorrerão desta terça-feira, dia 21 de agosto, até o próximo dia 25 de setembro, passando por três escolas e dois centros de educação infantil municipais, sempre com dois encontros (um pela manhã e outro à tarde) em cada um dos estabelecimentos de ensino.

Quem explica melhor o projeto, cujo título é “Oficina de Construção de Instrumentos Musicais com Material Reciclado” é Karla Ziemer Huch, sua idealizadora. “Vivemos, no século XXI, um momento em que temos que pensar sempre em sustentabilidade. O link deste projeto foi justamente essa sustentabilidade aliada à música. Com isso, o reaproveitamento de materiais reciclados para a confecção de instrumentos musicais. A técnica será lecionada para as crianças da rede pública nas escolas, em parceria com a Secretaria de Educação, e eles vão, então, aprender e confeccionar esses instrumentos. Um deles, por exemplo, é o pau de chuva, que simula o som da chuva, e tem outros que serão feitos. Depois, as crianças tocam com esses instrumentos que eles mesmos confeccionaram”, resume.

Como contrapartida social, todos os instrumentos confeccionados nas oficinas serão doados para as escolas e/ou alunos de acordo com a realidade e determinação de cada escola contemplada .

Nenhum comentário: