quarta-feira, 29 de agosto de 2018

LANÇAMENTO

Autor de Não era você que eu esperava lança novo álbum no Brasil
Fabien Toulmé retorna em uma comovente história sobre laços familiares e o que realmente importa na vida

Depois do estrondoso sucesso de seu álbum de estreia no Brasil, Não era você que eu esperava, Fabien Toulmé apresenta uma interessante jornada de autodescoberta em Duas Vidas.
 A graphic novel conta a história de Baudouin, um jurista que vive preso em uma rotina enfadonha e um trabalho monótono, contando os dias para se aposentar, até descobrir um câncer que lhe deixa com apenas alguns poucos meses de vida. Ele então decide aproveitar o tempo que lhe resta e parte para o Benin com seu irmão Luc, um bon vivant que viaja o mundo trabalhando com a organização Médicos Sem Fronteiras.

A narrativa alterna entre a vida atual de Baudouin e flashbacks de sua infância até seus primeiros dias de trabalho, explorando sua relação com os pais, com o irmão Luc, e as escolhas que o levaram do jovem que queria ser um rockstar ao jurista sufocado pelo cotidiano. Segundo quadrinho de Toulmé publicado no Brasil, a obra chega às livrarias em setembro pela editora Nemo. O álbum colorido, de 272 páginas, não é autobiográfico como Não era você que eu esperava, mas apresenta muito da experiência de vida do quadrinista, que antes de dedicar sua vida a essa carreira, era um engenheiro civil que se sentia preso a uma vida que não queria levar, de fato.
A ideia da gaphic novel nasceu juntamente com sua transição de trabalho. "Em sessões de autógrafos e falando com amigos, muitas vezes eu escutava a mesma coisa ‘ah! que bom que você conseguiu viver da sua paixão, eu gostaria de ser padeiro, de ser mecânico, de ser artista, mas eu não tenho coragem, é muito complicado, eu tenho uma segurança financeira, etc’ e aí eu percebi que, realmente, essa temática da escolha de vida era uma coisa bastante comum, e isso me tocava muito porque eu tinha passado por essa experiência", comenta o quadrinista. 
Na obra, Toulmé convida o leitor a refletir, junto com Baudouin, sobre sua própria vida e suas próprias escolhas. Mas não se trata apenas de mais uma tentativa de responder à questão “o que eu faria se tivesse poucos meses de vida?”. Toulmé se esquiva habilmente do lugar-comum, tomando a morte iminente de Baudouin como ponto de partida para aprofundar a relação entre ele e Luc, propondo uma reflexão sobre vínculos familiares e os laços inquebráveis que unem dois irmãos.
Com uma história sensível e tocante – deixando de lado o piegas – e um desfecho bastante emocionante, de levar lágrimas aos olhos de qualquer leitor, Duas Vidas é um lembrete do que realmente é valioso na vida.
Sobre o autor: Leitor dos quadrinhos franco-belgas clássicos (TintinLucky LukeAsterix) desde a mais tenra idade, o francês Fabien Toulmé viajou por vários países ao longo de dez anos. Casou-se com uma brasileira durante um período no Nordeste do país e, em 2008, retornou à França com o desejo de se dedicar aos quadrinhos. Sua estreia no mundo das graphic novels foi em 2014, com Não era você que eu esperava, um relato sensível do nascimento de sua segunda filha, Julia, portadora da Síndrome de Down.
Serviço:
DUAS VIDAS

Autores: Fabien Toulmé
Tradução: Fernando Scheibe
Páginas: 272
Formato: 17 x 24 cm
Acabamento: brochura
ISBN: 978-85-54126-10-0 (papel) e 978-85-54126-11-7 (ebook)
Preço: R$59,80
Editora: Nemo
Grupo Autêntica
www.grupoautentica.com.br

Nenhum comentário: