sexta-feira, 24 de agosto de 2018

Juntando Artes



O Prêmio Ibema Gravura está em sua oitava edição e convidou artistas de outras áreas para uma experiência de aproximação com a técnica da Gravura

O único prêmio brasileiro promovido pela iniciativa privada e dedicado à arte, o Prêmio Ibema Gravura, chega em sua oitava edição. E para comemorar o sucesso, a realizadora Ibema Papelcartão, terceira maior produtora do insumo no Brasil e um dos maiores players da América Latina, convidou artistas paranaenses para experimentar novas experiências. A ideia foi unir os novos estilos artísticos à arte milenar da gravura. “A cada ano buscamos trazer novidades que fortaleçam a arte da gravura. Por isso, tivemos a ideia de convidar artistas locais para desafiá-los a unir diferentes os estilos artísticos”, explica Lilian Queiroz, organizadora do prêmio.


O primeiro a participar da iniciativa, que aconteceu no Museu da Gravura de Curitiba, no Paraná foi o grafiteiro João Marcos, conhecido como João Utopia. O desafio era unir seus traços limpos e detalhados da street art à xilogravura, técnica criada pelos chineses no Século 6. Segundo o artista, esta foi uma experiência única. “Eu venho de algo muito moderno, poder voltar para essa técnica antiga, foi algo que agregou bastante para mim.  Eu já tinha conhecimento sobre o processo, mas a aula do professor Nelson Hohmann foi uma imersão neste universo. Com certeza vou levar esta experiência para rua”, avalia.

8º Prêmio Ibema Gravura

O prêmio é uma ação exclusiva aos estudantes universitários e as premiações chegam ao valor de R$ 13 mil, distribuídos entre os dez primeiros lugares. O Prêmio é voltado para estudantes de cursos superiores e de escolas de artes gráficas, visuais e design de todo o país que buscam dar visibilidade às suas obras por meio da participação no concurso.

Os interessados podem realizar as suas inscrições pelo sitewww.premioibemagravura.com.br. As obras inscritas e enviadas serão analisadas por uma comissão julgadora composta por especialistas em artes gráficas e de gravura, além de designers de embalagens. As inscrições serão aceitas até as 18h do dia 31 de agosto de 2018

Nenhum comentário: