quarta-feira, 1 de agosto de 2018

Estudo relaciona uso do celular com dor nas mãos;


Estudo conduzido por Universidade na Suécia diz que o polegar é uma das regiões mais sensíveis. Sportllux, equipamento de LED da Cosmedical, diminui e evita lesões por esforço repetitivo nos dedos e pulsos ao promover ação analgésica e anti-inflamatória sobre a região afetada.
Sportllux
São Paulo  - Hoje em dia é comum observar pessoas que não largam o celular por nada e passam o dia todo digitando e enviando mensagens. Porém, muitos desconhecem que o hábito de realizar sempre o mesmo movimento com os dedos para digitar, ou até mesmo segurar constantemente o dispositivo com uma das mãos, pode favorecer o aparecimento de uma série de problemas. Estudo conduzido pela Universidade de Gothenburg*, na Suécia, e publicado em março deste ano, afirma que o polegar é uma das áreas mais sensíveis, por conta dos movimentos altamente repetitivos, que têm sido identificados como um potencial fator de risco para distúrbios musculoesqueléticos relacionados ao uso de telefones celulares.
“O uso prolongado do aparelho celular afeta principalmente as mãos, dedos e pulsos, pois a repetição excessiva do mesmo movimento pode causar um efeito inflamatório e, posteriormente, degenerativo nas articulações e tendões dessas regiões”, explica o fisioterapeuta Dr. Alexandre Ribeiro Alcaide, especialista em fisioterapia esportiva e músculo-esquelética e sócio fundador da Sociedade Nacional de Fisioterapia Esportiva (SONAFE). Mas já existem modos de tratar e prevenir esta condição, como é o caso do Sportllux, da Cosmedical, equipamento composto de LEDs vermelho e infravermelho para conferir ação analgésica e anti-inflamatória local, promovendo melhora das dores musculares e lesões osteoarticulares causadas pelo uso excessivo do celular.
Prevenção e tratamento -  Segundo o especialista, o problema pode ser evitado através de alguns cuidados básicos, sendo o principal deles a redução do uso do celular. “É preciso que você se atente a longos períodos de utilização e evite passar muitas horas com o dispositivo em mãos. Mas caso isso não seja possível, devido ao trabalho ou funções do dia-a-dia, é importante que você descanse por pelo menos 10 minutos após duas horas trabalhadas. Neste período aproveite para realizar um breve alongamento e mobilização dos tendões e articulações da região dos punhos e das mãos”, recomenda. É interessante também que você digite usando outros dedos além dos polegares, como os indicadores, para não sobrecarregá-los.
Os cuidados podem minimizar danos e evitar problemas futuros, mas caso você sinta dores mais fortes e persistentes, o ideal é buscar um fisioterapeuta para realizar um diagnóstico funcional e com isso verificar formas de diminuição do estresse nessas regiões. A fisioterapia auxiliará no fortalecimento dos músculos e articulações, além da redução da dor. “Equipamentos baseados em fototerapia, como a Terapia com Luz de Baixa Potência, também podem ser usados como coadjuvantes no tratamento e prevenção desta condição.  Isso porque são equipamentos que realizam fotobiomodulação, ou seja, utilizam da estimulação fotodinâmica para promover efeitos fisiológicos, atuando na recuperação dos músculos e articulações e evitando dores”, completa o fisioterapeuta.
Sportllux – Desenvolvido pela Cosmedical, o Sportllux age através da fotobiomodulação ou Low Level Light Therapy (LLLT), que tem a capacidade de transformar a energia da luz em efeito fisiológico, com cada comprimento de onda atuando em cromóforos específicos (alvos) e gerando respostas terapêuticas. Segundo o médico angiologista Dr. Álvaro Pereira de Oliveira, quando ocorre a interação da luz com os tecidos, há um aumento de ATP (energia) mitocondrial e óxido nítrico. “O ATP auxilia na contração muscular e o óxido nítrico tem efeito analgésico, por isso essa tecnologia é tão interessante para esse tipo de dores”, afirma o médico. Dessa forma, o equipamento atua no reparo tecidual das lesões em nervos periféricos, além de aliviar a dor e atrasar o aparecimento da fadiga muscular, podendo ainda ter uma ação protetora sobre o desenvolvimento do dano induzido pelo uso excessivo do celular. Se utilizado corretamente, o aparelho também é capaz de aliviar a dor crônica e aguda.
Disponível em três modelos, a versão Sportllux pequeno, com 18 emissores de LED vermelho e 18 emissores de LED infravermelho, é ideal para tratar dores nas mãos provenientes do uso excessivo do celular, pois foi desenvolvido para se encaixar perfeitamente nas articulações das mãos e pulsos. Quanto ao modo de uso para lesões, o produto deve ser utilizado duas vezes ao dia, sendo confortavelmente posicionado no local de aplicação e mantido na mesma posição durante 20 minutos, tempo de duas sessões seguidas.
FONTE:
- Dr Alexandre Ribeiro Alcaide: Fisioterapeuta especializado em Fisioterapia Esportiva e Músculo-Esquelética e sócio fundador da Sociedade Nacional de Fisioterapia Esportiva (SONAFE).
COSMEDICAL: empresa especializada em oferecer tratamentos seguros e inovadores aos seus clientes, desde terapia capilar à recuperação de musculatura pós-esforço físico. Pioneiros no uso da fotobiomodulação através de LED’s de baixa intensidade e acostumados à alta tecnologia, a empresa vem se tornando referência em equipamentos homecare. A COSMEDICAL fabrica, comercializa e importa equipamentos para a saúde há mais de 15 anos. A eficácia e a segurança dos produtos são medidas por testes clínicos rigorosos, realizados por grandes instituições europeias e brasileiras. www.cosmedical.com.br SAC 4003-0487
* Texting with touchscreen and keypad phones - A comparison of thumb kinematics, upper limb muscle activity, exertion, discomfort, and performance. Disponível em https://www.sciencedirect.com/science/article/pii/S0003687018300644
https://www.sciencedirect.com/science/article/pii/S0003687016301235

Nenhum comentário: