sábado, 25 de agosto de 2018

Designer do Ano.




11ª Edição do BOOMSPDESIGN reúne em São Paulo grandes nomes das áreas de arquitetura, design e arte


O BOOMSPDESIGN – Fórum Internacional de Arquitetura, Design e Arte, que acontecerá entre 27 e 29 de agosto, no Lounge Bienal, no Parque do Ibirapuera, é um dos hubs do DW! São Paulo Design Weekend. “O evento foi idealizado para promover discussões e novos pensamentos sobre arquitetura, design e arte, por meio de instalações, intervenções, palestras e experiências. O desejo é formar opinião e entregar conteúdo ao mercado Home Decor. Em 2017, triplicamos o número de visitantes em relação ao ano anterior e esperamos bater esse recorde em 2018”, revela Beto Cocenza, idealizador do evento que começou há uma década.
Designer do Ano: atelier oï / Foto: Joël von Allmen


Uma das sensações do evento é a homenagem ao Designer do Ano, que já virou tradição, e nesta edição evidenciará o atelier oï. Fundado em 1991 em La Neuveville, na Suíça, por Aurel Aebi, Armand Louis e Patrick Reymond, o atelier oï nasceu com a intuitiva e emocional afinidade de moldar materiais diferentes. Os profissionais apresentam como lema a transdisciplinaridade, o espírito de equipe e o relacionamento íntimo com os materiais. “Venho observando o atelier oï há aproximadamente quatro anos e a escolha aconteceu após me aprofundar mais nos projetos do trio. Eles ficaram mais conhecidos depois do lançamento da coleção ‘Objets Nomades’, exclusiva da Louis Vuitton, e uma peça do atelier oï foi exposta no último BOOMSPDESIGN”, conta Beto Cocenza.

Palestras Nacionais e Internacionais

Além da palestra com os designers do atelier oï, marcada para o primeiro dia do fórum, o BOOMSPDESIGN apresentará a instalação Minoshi Garden, desenvolvida pelo trio suíço com móbiles de dobraduras de papéis feitos com técnicas ancestrais de Mino, no Japão. Outros grandes nomes do mercado nacional e internacional promoverão palestras nos demais dias do evento.


Palestrantes: Nino Bauti – designer e consultor criativo (esq.) e Lufe Gomes – fotógrafo

Ao longo dos anos tivemos parceiros importantes, como Zanini de Zanini, Lattoog Design, Rodrigo Ambrósio, Sérgio Rodrigues, Karim Rashid e outros que passaram por aqui e reverberam até hoje no cenário do design”, diz Beto Cocenza. O designer e consultor criativo Nino Bauti, que já contribuiu com marcas como Giorgio Armani e Alexander Mcqueen, é outro destaque desta edição e abordará o tema: ‘Nino Bauti, case de versatilidade no design e por que designers atuais devem ser multidisciplinares’.

Além dele, o arquiteto e designer venezuelano Luis Pons, conhecido por seu rico portfólio de projetos de hotéis, residências, espaços comerciais e produtos, também marcará presença com a palestra "Hotelaria e design. Como criamos produtos que reflitam a identidade de marca".

O publicitário e colecionador Daniel Nasta traz um pouco da sua experiência com colecionismo, além de revelar sua trajetória na Fundação Texo, onde é diretor. O colecionador marcou presença em 2017, quando adquiriu, para sua coleção, a poltrona assinada por Enzo Sobocinski.

Participam também o fotógrafo Lufe Gomes, com o tema "O que a sua casa fala de você”; o arquiteto potiguar Leo Maia com a palestra "Aumentando Escalas" e os cariocas Fábio Bouillet e Rodrigo Jorge, da Artis Design, entram em cena com o conteúdo "Múltiplas Facetas".

Responsável pela cenografia do BOOMSPDESIGN 2018, os profissionais do SuperLimão Studio também farão parte do fórum de palestras, assim como Matteo Gavazzi e Ana Clara Queiroz, autores do livro Prédios em São Paulo. Simone Quintas, à frente do festival Semana Criativa de Tiradentes, conta um pouco sobre o projeto que busca resgatar, valorizar e divulgar produções genuinamente brasileiras.


Exposição DESIGN 2x2


Raphael Preto e Estevão Toledo – designers
A edição 2018 apresenta, pela segunda vez, a exposição DESIGN 2x2. “É um espaço aberto para mostrar o trabalho autoral ou com tiragem limitada. O projeto foi um grande sucesso em 2017 e, neste ano apresentaremos um mix entre nomes já conhecidos do mercado e novos talentos”, revela Beto. Entre os participantes, destacam-se os designers Sergio Matos e Paulo Alves, além de nomes como o designer de interiores Jaildo Lima e a arquiteta Leandra Fernandez, integrantes do Studio Alfaia e criadores da cadeira Ida e do banco Sientate.

Outras atrações são o arquiteto Enzo Sobocinski, autor da cadeira Tapetinho, e a designer gaúcha Eloísa Piardi, autora da cadeira Armor. Já Rapha Preto, do Black Iron Design, e Estevão Toledo se uniram para conceber uma peça em conjunto para o DESIGN 2x2. A exposição conta ainda com a participação de Regis Padilha, do Rio Grande do Sul, Maker Design, Eduardo Mauer, Marcos Bazzo, do Paraná, Marcela Oliveira e do Estúdio Wunderbar, de Pernambuco.

Lançamentos
Durante o evento, grifes de design apresentarão novas coleções assinadas por grandes designers. Luis Pons assina a nova linha Tangará, para Vermeil, e a linha Amazônia, da Saint James. A marca de prataria também apresenta uma coleção assinada pelo espanhol Nino Bauti.
Outro novidade é a Benzo, parceria do arquiteto Enzo Sobocinski e Beto Cocenza. “A marca traz uma grande brincadeira de design que une dois objetos sem valor agregado para transformá-los em uma peça de design bem-humorada, bacana e de baixo custo”, conta Beto.

Outras ações
A fim de valorizar o design de produto autoral dos profissionais associados, o CLUB&CASA Design organiza a Premiação Club&Casa Autoral, projeto com curadoria e organização de Beto Cocenza, que marca a 2ª edição do concurso com protótipos produzidos em parceria aos lojistas associados em todo o Estado de São Paulo e expostos durante os três dias do BOOMSPDESIGN 2018. A banca avaliadora é composta por Alê Salles (IED - Istituto Europeo di Design), Lucila Turqueto (Casa de Valentina), Luis Pons (arquiteto e designer venezuelano), SuperLimão Studio e Beto Cocenza.

O BOOMSPDESIGN 2018 será palco também do Inovarch, primeiro evento dedicado a reunir empreendedores e entusiastas da inovação nos setores da arquitetura, design e construção. Cerca de 300 pessoas entre CEOs, investidores e empresários de diversas startups nacionais, contarão sobre modelos de negócio eficientes e revelarão as ideias inovadoras que estimulam o desenvolvimento para um novo comportamento de consumo.

Patrocinadores
O BOOMSPDESIGN conta com patrocínio e apoio das marcas Amorim Persianas, Knauf, Cosentino, Dini Textil, Projeto Alumínio, Vermeil, Unique Mood, Ettore Premium Design e Pedra Julia. Cada uma das traz uma instalação assinada por renomados arquitetos. Confira os destaques:

Amorim Cortinas, com obra assinada pela equipe de arquitetos da empresa, pelo vídeo maker Rafael Drodro e os artistas plásticos Ellion Cardoso e Yohannah de Oliveira;
Projeto Alumínio, com o arquiteto Guilherme Torres;
Dini Textil, com instalação do arquiteto Kiko Sobrino;
- Knauf, com SuperLimão Studio;
Cosentino, com Hebert Holdefer, do Office 134;
Vermeil com instalação do Nino Bauti e Luis Pons;
Unique Mood, com Valéria Beer; 
Let Project, com o projeto dos paulistas da Maker Design.


Serviço:
BOOMSPDESIGN:
Data: 27, 28 e 29 de agosto de 2018
Local: Lounge Bienal, no Parque Ibirapuera – São Paulo
Horário: das 12 às 21h

Sobre o BOOMSPDESIGN
Idealizado por Beto Cocenza, desde 2007, o BOOMSPDESIGN faz parte do calendário de design e arte de São Paulo e chega à 11ª edição com o propósito de discutir, atualizar, explorar, pensar e repensar o design em sua melhor forma.
   

Nenhum comentário: