segunda-feira, 6 de agosto de 2018

Cases de sucesso Cofibam pelo mundo



Líder nacional em cabos vulcanizados destaca cases de sucesso, desenvolvidos com exclusividade por meio de projetos customizados 

Em parceria com a Marinha Brasileira, os engenheiros da Cofibam desenvolveram cabos de alimentação de energia para suprir as necessidades da Base Antártida Brasileira Comandante Ferraz, no Continente Antártico. O audacioso projeto permitiu o desenvolvimento de cabos com isolamento térmico especial para a geração de energia, o que é suficiente para manter em pleno funcionamento, há mais de 15 anos, a estação científica brasileira, localizada no Continente Gelado.

A Cofibam também forneceu cabos elétricos para o funcionamento dos equipamentos de segurança dos Túneis da Nova Imigrantes, alimentando os ventiladores e exaustores fabricados com características especiais, para a baixa emissão de fumaça e preparado para suportar duas horas sob chama direta sem desligar os sistemas de segurança.
Em seu mais recente “Case de Sucesso”, o Departamento de Engenharia da Cofibam foi acionado para avaliar o dimensionamento dos cabos elétricos de uma das maiores indústrias alimentícias do país, que há algum tempo havia sofrido um incêndio. A engenharia apontou a situação gravíssima de dimensionamento e da utilização de cabos inapropriados às necessidades da empresa. De acordo com medições feitas no local, as temperaturas nos terminais e cabos aproximavam-se de 150 graus centígrados. Diante desta situação gravíssima, a gigante do Setor de Alimentos decidiu pela instalação do Cabo Cofivinil 240 mm como forma de resolver de uma vez por todas, a situação precária dos fios e cabos utilizados em sua fábrica.
A excelência dos produtos e serviços Cofibam foram novamente colocados à prova, porque os cabos foram produzidos num tempo recorde de cinco dias, uma vez que a parada total da fábrica daquele cliente havia sido programada para o mesmo final de semana. E naquele mesmo fim de semana, os Cabos Cofivinil foram entregues e instalados em tempo recorde e com o dimensionamento correto, assim a empresa passou a funcionar normalmente, afastando definitivamente quaisquer problemas com sinistros ou imprevistos elétricos. Isso acontece porque mesmo numa situação de alta temperatura, os Cabos Cofivinil continuam funcionando normalmente, sem risco de incêndio. O isolante utilizado nos Cabos Cofibam é preparado com um composto especial que permite resistir ao aumento de carga ou possível erro de dimensionamento. E mesmo que o sistema entre em curto circuito, os cabos não precisam ser trocados. A vantagem competitiva deste material é que ele possui maior capacidade de condução de corrente elétrica, considerando a mesma bitola que os materiais usuais.
Sobre a Cofibam
Fundada no Brasil em 1973 com o propósito de ser uma indústria de condutores elétricos e atuar em um mercado pouco explorado, hoje ocupa a liderança nacional na fabricação de cabos especiais. Em 1993 foi adquirida pelo Grupo Lopesco, passando a atender setores anteriormente não atendidos. Seu histórico de perseverança e uma equipe altamente qualificada lhe garantem mais de 30 projetos homologados junto às maiores certificadoras de produtos mundiais, além do Prêmio Top Engenharias 2018 – que elege as melhores empresas brasileiras em engenharia.

Nenhum comentário: