sexta-feira, 20 de julho de 2018

Especialista em finanças fala sobre a importância da educação financeira




Desequilíbrio nas finanças pode levar a pessoa ao estresse financeiro 

A educação financeira tem papel importante na vida das pessoas. Tê-la gera impactos positivos, uma vez que ela proporciona saber economizar, poupar e investir. Já a sua falta, traz impactos negativos, especialmente a falta de dinheiro, finanças descontroladas e a não realização de sonhos, entre outras situações problemáticas. “Aprender a lidar com o dinheiro é ter as rédeas da própria vida financeira nas mãos, mesmo que haja um profissional do ramo ajudando a lidar com elas. Isso dá um certo poder, não apenas no presente, mas também para o futuro, e nas mais diversas áreas da vida. São muitos os benefícios”, explica Thiago Silva, fundador da Maway Global Investments.

As influências das finanças
No Brasil, não é comum ter a educação financeira no currículo escolar como disciplina. Assim, quem deseja obter conhecimentos nessa área deve buscá-lo. Quem busca, aprende e pratica, caminha em direção à independência financeira. E essa é uma condição que vai além do dinheiro, afinal, todas as áreas da vida sofrem influência das finanças. Não importa a idade da pessoa, se apropriar desta ferramenta pode proporcionar uma melhoria na qualidade de vida, não apenas no setor financeiro.


Mesmo que as pessoas não se deem conta, o desequilíbrio nas finanças compromete a vida pessoal, profissional e familiar. Autoestima abalada, nervosismo, perda de confiança, desânimo, queda na produtividade e insônia são alguns dos impactos gerados por problemas financeiros, podendo levar o indivíduo ao chamado estresse financeiro.

O caminho da independência financeira
Uma pessoa que desenvolve suas habilidades financeiras acaba mudando hábitos e comportamentos. Torna-se mais poderosa, inclusive para lidar com imprevistos que exigem recursos monetários imediatamente. Aprende a lidar com o dinheiro e a fazê-lo trabalhar em seu favor.
Alguns dos benefícios proporcionados pela educação financeira:
  • Deixar de ser um comprador compulsivo e impulsivo;
  • Fazer compras mais conscientes;
  • Saber fazer e seguir um planejamento financeiro;
  • Aprender a economizar dinheiro;
  • Adquirir o hábito de poupar uma quantia mensalmente;
  • Estabelecer metas financeiras para atingir propósitos;
  • Aprender a usar o dinheiro com consciência;
  • Compreende o que são ativos e passivos financeiros.
  • Avalia o seu perfil de investidor;
  • Começa a fazer investimentos financeiros de acordo com o seu perfil;
  • Aprender a diversificar os investimentos, inclusive fora do país;

É com a boa educação financeira que muitas pessoas conseguem uma vida mais equilibrada, com mais qualidade, e chegam à realização de seus sonhos e objetivos. “Nunca é tarde demais para aprender sobre finanças e a cuidar do dinheiro de forma saudável. O mercado financeiro tem oportunidades para todos, basta saber como aproveitá-las. Recorrer à profissionais independentes e que trabalhem alinhados aos seus objetivos também é uma atitude positiva”, finaliza Silva.


Sobre a Maway Global Investments
A Maway Global Investments (MGI) foi fundada em 2017 por Thiago Silva, profissional que atua no mercado financeiro há mais de 10 anos no Brasil (Banco do Brasil Asset Management, no Rio de Janeiro) e exterior (Citigroup, em Miami e Prodigy Network, em Wall Street/ Manhattan/ NY). Por meio de sua plataforma global, a MGI assessora investidores a acessarem oportunidades de investimentos em 120 diferentes mercados, em 24 países e com 22 moedas, de forma simples, transparente e personalizada. Focada nas necessidades do cliente, a MGI busca constantemente alinhar o risco ao perfil de risco do cliente.
http://maway.us/

Nenhum comentário: