segunda-feira, 9 de julho de 2018

Empresas nacionais que querem atingir mercados estrangeiros.



Apesar das dificuldades para empreender no país, empresas brasileiras podem (e devem) atuar no mercado global
Em encontro do Comitê de Tecnologia e Inovação da Amcham Curitiba, o CEO da HAG Consulting & Ventures, Rodrigo de Alvarenga, comentou sobre desafios e oportunidades para empresas nacionais que querem atingir mercados estrangeiros.
A competitividade é um ponto sensível em todos os debates sobre o empreendedorismo no Brasil. A realidade do país é de menos produtividade e competitividade, mesmo quando comparada à de outros países em desenvolvimento. Em palestra no Comitê de Tecnologia e Inovação da Câmara Americana de Comércio (Amcham-Curitiba), o CEO da HAG Consulting & Ventures, Rodrigo de Alvarenga, não fugiu aos fatos, mas destacou que o momento é também de oportunidades para as empresas dispostas a se reinventar. A venture builder trabalha com análises amplas de negócios, ajustando elementos e processos para que empresas nacionais se tornem aptas a competir em condições de igualdade no mercado global.
Para se preparar para o futuro, Alvarenga destacou que os empreendedores do país têm de esquecer alguns mitos, como “o mercado brasileiro é muito grande, por isso não é necessário explorar outros mercados” ou “é preciso dominar o mercado nacional antes de buscar o mercado global”. O mentor e investidor, com diversas experiências internacionais no desenvolvimento de empresas, afirma que a mentalidade adotada pelas startups pode ajudar os empresários e os executivos a se adaptarem ao novo mercado conectado. “O que podemos e devemos fazer é repensar tudo. É algo que toda empresa pode e deve tentar”, sugere Alvarenga.
Segundo ele, essa trajetória passa por três pontos: desenhar soluções para necessidades globais, com ideias ousadas que considerem um possível ganho de escala; construir um planejamento que preze pela eficiência em todos os processos, utilizando todas as vantagens proporcionadas pelas novas tecnologias; e, por fim, levantar velas e lançar a empresa no mercado global, com uma base sólida de dados e uma atuação conectada. "O que vale de verdade não é a ideia, e, sim, a execução e a equipe envolvida nela”, conclui.
Sobre a Amcham
A Câmara Americana de Comércio é uma das maiores associações de empresas do Brasil, com 14 filiais em todo o país e mais de 5 mil empresas associadas. O objetivo da Amcham é criar um ambiente favorável de negócios por meio de boas práticas de mercado, capacitação profissional e cidadania empresarial.
Sobre a HAG Consulting & Ventures
A HAG Consulting & Ventures é uma Venture Builder que promove o empreendedorismo de alto impacto de base tecnológica & social, a partir de quatro verticais: HAG.Ventures, para a construção de empresas desde o design da ideia até a fase de escala; HAG.Global, para a escala internacional; HAG.Digital, para a comunicação, branding e funil de vendas e HAG.Academy, para o desenvolvimento do capital humano – único fator singular de cada empresa. Essas verticais são destinadas a startups e empreendedores, empresas & corporates já no mercado, assim como, negócios sociais.

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