segunda-feira, 16 de julho de 2018

Coleção de quadros de Frida Kahlo e Marilyn Monroe inspiram as mulheres atuais


Artista comemora 40 anos de carreira com série de quadros que valorizam grandes mulheres
 Frida Kahlo e Marilyn Monroe 



A artista paranaense Daine Mari Chibiaqui, residente em Medianeira, no oeste do estado, lançou uma série de quadros de Frida Kahlo e Marilyn Monroe para comemorar seus 40 anos de carreira enaltecendo a figura dessas grandes mulheres. “Eu gostaria de deixar um legado e qual seria esse legado? Contar uma história e despertar nas pessoas sentimentos que façam a diferença. No caso da coleção em questão, quero exaltar imagens de mulheres que foram expoentes e até hoje servem de exemplo”, conta.

Com cores fortes e traços únicos, Frida  e Marilyn aparece representadas no estilo realismo espontâneo. Sempre remetendo a vivacidade e exuberância da existência de duas artistas que estão até hoje entre as mais importantes figuras da arte no século XX.



Por que a Frida Kahlo e Marilyn Monroe?

“A escolha dessas duas mulheres, entre tantas outras que também foram significativas em um campo artístico, se deu porque a arte é minha vida, dela tiro o meu prazer, o meu sustento e por meio dela transmito ao mundo a visão que tenho. Não é apenas um trabalho. Assim como foi com ambas”, explica Daine. Que ainda lembra que tanto Marilyn como Frida foram figuras polêmicas, que tiveram posturas consideradas radicais para suas épocas, mas na verdade estavam apenas lutando por igualdades.  “Veja, mesmo Marilyn Monroe tendo representado papéis estereotipados, era uma mulher com consciência política e inteligentíssima, ela inclusive criou sua própria produtora com mulheres ocupando metade dos cargos para driblar a dominação masculina em Hollywood. Frida então, nem se fala, passou por cima de todos os obstáculos em um México repleto de preconceitos - como era naquele tempo - e tornou seu trabalho conhecido mundialmente ”, afirma a paranaense.

Trajetória

“Trabalho com arte há muitos anos e, felizmente, nesse momento vejo mais do que nunca a possibilidade de exaltar a força feminina”, diz a artista que foi incentivada a começar a pintar pela avó. Aos 12 anos, Daine vivia em Capanema, no interior do Paraná, e fascinada com os quadros que via na igreja expressou que também gostaria de pintar. No entanto, na cidadezinha recém fundada não existiam os materiais necessários.

Foi então que sua avó protagonizou o episódio que mudaria toda a sua vida. Mandou buscar na capital - Curitiba - tintas, pincéis e inúmeros utensílios que fossem ajudar a neta em seu sonho.  “Quando ela chegou com tudo aquilo, eu levei um susto não sabia nem por onde começar e ela, simplesmente, me disse ‘Você não queria pintar, então pinta, começa’, típico de uma mulher forte para qual não havia empecilhos quando desejava alguma coisa. Eu segui o conselho e o exemplo dela, e aqui estou”, lembra. Autodidata, a artista paranaense desenvolveu uma técnica própria ao longo dos anos. “Não fiz faculdade, fui juntando influências e prática para desenvolver os vários estilos que pinto atualmente”, conclui.

Exposições

Dedicada a arte quase que 24 horas por dia, Daine já alcançou reconhecimento e teve seus quadros estampados em calendários e catálogos de arte famosos como o Calendário Anual da Acrilex e o Catálogo Art Gallery in Brazil. Ela também realizou incontáveis exposições pelo Brasil e outros países como a Exposição XVII Circuito Internacional de Arte Brasileira Hungria/Budapeste, Holanda/Haia, Holanda/Amsterdã. “Posso dizer que existem quadros meus espalhados por várias partes do mundo porque, com o passar dos anos, atrai um público diverso e que acaba levando minha arte para outros países como Alemanha, México, Paraguai, Inglaterra, Chile, Uruguai. O que me deixa muito feliz e me torna realizada como artista”, diz Daine.

No segundo semestre de 2018, a artista irá expor no Museu do Louvre, em Paris, no  Salon Art Shopping Carrousel. E, em 2019, participará novamente do Circuito Internacional de Arte Brasileira que ainda não tem definido em qual país fará exposições.

Outros estilos

A artista possui coleções em inúmeros outros estilos influenciados pelo impressionismo e realismo. Além de também aplicar técnicas de pinturas em madeira de demolição. Para conhecer as outras faces da versátil artista paranaense basta acessar a sua página nas redes sociais.

Serviço:
Contato com a artista: +55 45 9851-9474 (celular e whatsApp)

Nenhum comentário: