segunda-feira, 9 de julho de 2018

ACONTECE


Núcleo do Corpo apresenta projeto dança a 2


Elaine de Markondes e Gylian Dib receberam um grupo de convidadas no Núcleo do Corpo para apresentar o projeto Dança a 2, idealizado pela De Markondes Corpo e Cultura. Com professores especializados e reconhecidos na área, o Núcleo do Corpo, em Curitiba, oferece aulas de dança por meio de uma metodologia inovadora. Cerca de 20 mulheres conheceram a proposta, num coquetel com pocket shows e aulas práticas. 
As aulas, individuais, em pares ou pequenos grupos são ministradas em espaços exclusivos para a prática. A metodologia parte do conceito de saúde e em bem-estar proposto pelo Pilates e transportado para as atividades de dança. O Dança a 2 divide-se em turmas exclusivas para   mulheres que desejam se expressar em atividades estimulantes e ainda, de forma divertida, dançar com as amigas; aulas individuais ou para casal acentuando a conexão e percepção dos movimentos criados entre os pares; e, aulas em grupo de dança de salão com o estímulo do convívio social.

________________________________

+ DANÇA 
Curitiba Companhia de Dança resgata o lúdico no  

Espetáculo “Memória de Brinquedo”, no SESC da Esquina



Mostra de dança contemporânea, dirigida pelo coreógrafo brasileiro Luiz Fernando Bongiovanni,
colabora com a reflexão sobre o mundo tecnológico e a ludicidade em um trabalho poético que incentiva o ato de brincar.

 – Na próxima quarta-feira (11), às 20h, a Curitiba Companhia de Teatro apresenta, no Sesc da Esquina, o espetáculo “Memória de Brinquedo”, uma mostra de dança contemporânea que celebra histórias, lembranças e sensações tecidas e criadas ao longo da infância. A mostra também ocorre no dia 14 de julho (sábado), no mesmo horário, no Teatro Sesi. 
Criado e coreografado por Luiz Fernando Bongiovanni, com direção artística de Nicole Vanoni, o espetáculo busca incentivar a reflexão sobre o mundo tecnológico e a ludicidade. Neste trabalho, a Curitiba Companhia de Dança promove um resgate poético e um incentivo ao ato de brincar, apontado como uma atividade fundamental para o desenvolvimento físico e psicológico das crianças, de acordo com um apanhado de várias fontes, que vão desde a memória individual /coletiva da brincadeira e sua representação simbólica, até estudos recentes da neurociência. 

“Esta é uma pequena colaboração, um incentivo, para que todos – pais ou não – ponderem a respeito do mundo que estamos construindo e, talvez, por meio dessa inspiração possam unir esforços para resguardar essa atividade vital do mundo infantil. Brincar é o pensamento da criança e é preciso inteligência e sensibilidade para promover esse espaço tão necessário”, explica Luiz Fernando Bongiovanni.
A mostra de dança investiga as relações do brincar a partir de memórias reais e ficcionais, por meio dos movimentos, fomentando e defendendo o resgate da brincadeira como etapa fundamental do desenvolvimento do indivíduo. 
Após a mostra “Memória de Brinquedo” ocorrerá a apresentação especial dos alunos do Espaço Artístico Botânica, que ministra aulas de Balé e Jazz em Curitiba. Os ingressos estão à disposição com preços de variam de R$50 (inteira) e R$25 (meia-entrada) e podem ser adquiridos nas bilheterias dos teatros e na sede da Curitiba Companhia de Dança (Rua Padre Agostinho , 400 – São Francisco). 
**Estudantes, doadores de sangue, professores, portadores de necessidades especiais (PNE), portadores de câncer, pessoas acima de 60 anos e trabalhadores da indústria também são beneficiados com meia-entrada.

Sobre a Curitiba Companhia de Dança - A Curitiba Companhia de Dança foi criada em 2013 por Nicole Vanoni baseada na ideia de experimentação, pesquisa e criação em dança contemporânea, além da busca pela diversidade de experiências com coreógrafos diferentes. A primeira obra coreográfica da Cia, “A Lenda das Cataratas”, com concepção de Rafael Zago, surgiu em 2014 e participou de festivais no Brasil e no exterior. A segunda coreografia, denominada “Quando se Calam os Anjos” tem coreografia de Airton Rodrigues e transporta para o palco questões cênicas e dramatúrgicas que realçam um universo pós-moderno virtual onde vários encontros são marcados pelo descaso do outro ou até mesmo pela falência do ser humano. Realizando mais de 100 apresentações pelo país, “Quando se Calam os Anjos” é o espetáculo de maior êxito da Curitiba Cia de Dança, sendo agraciado por público e crítica. Estreando em 2017, “Memória de Brinquedo”, uma vitoriosa parceria entre a Cia e o renomado coreógrafo brasileiro Luiz Fernando Bongiovanni, vem mais uma vez retratar as preocupações e provocar o espectador em relação ao mundo moderno e tecnológico.

FICHA TÉCNICA 
Direção Geral: Nicole Vanoni 
Concepção e Coreografia: Luiz Fernando Bongiovanni 
Assistente de Direção: Claudio Fontan 
Assistente de Coreografia: Patrícia Machado 
Ensaiadores: Patrícia Machado, Claudio Fontan e Eunice Oliveira 
Professores: Viviane Cecconello e Leandro de Lara 
Figurino e Cenário: Gelson Amaral 
Costureira: Noeli Santana 
Iluminação: Fabia Regina 
Produção: Bia Reiner 
Realização: Curitiba Cia de Dança 
Elenco/Curitiba Cia de Dança: Ane Adade, Danilo Silvestre, Davi Mero, Edgar Marques, Fernando Gomes, Frederick Nicolás, Hamilton Félix, Jaruam Xavier, Leonardo Silveira, Marcela Pinho, Nayara Santos, Nicole Vanoni, Patrícia Machado, Patrich Lorenzetti, Rubens Vital, Tatiana Araújo. 
Estagiário: Mario Gilberto


Serviço:
Memória de Brinquedo
Curitiba Companhia de Dança
*Local 1 – SESC da Esquina (Rua Visconde do Rio Branco, 969 – Centro).
Data: 11 de julho – Quarta-feira.
Horário: 20 horas.
*Local 2
 – SESI São José dos Pinhais – Teatro SESI – São José dos Pinhais
(Rua Quinze de Novembro, 1800 – Centro – São José dos Pinhais – PR)
Data: 14 de julho – Sábado.
Horário: 20 horas.
Classificação: Livre.
Informações: (41) 3528-2002
www.curitibaciadedanca.com.br
contato@curitibaciadedanca.com.br

Nenhum comentário: