quinta-feira, 28 de junho de 2018

DIVERSIDADE É FOCO DA EDUCAÇÃO


NO MUNDO NA ERA DIGITAL


Uma educação para o mundo e para a diversidade se mostra uma preocupação recorrente entre instituições de ensino de diversos países na atualidade, como reforçou o 4º Encontro Internacional das Escolas de Sion, realizado na França com a participação do Colégio Sion Curitiba

Uma educação humanizada, voltada a valores e não apenas à competitividade do mercado, é um tema que vem se apresentando de forma recorrente na pauta de governos, instituições de ensino e da comunidade em geral, nas mais variadas regiões do planeta. A sociedade vem percebendo que não bastam apenas as benesses das inovações tecnológicas e digitais para uma vida melhor, mais segura e com mais conforto à população. É preciso, antes de tudo, um olhar voltado ao outro, com respeito e disponibilidade.


Estas percepções, que são fortes tendências na educação, em termos globais, estiveram no foco central de uma importante convenção mundial voltada à educação, o 4º Encontro Internacional das Escolas de Sion. Em 2018, o encontro aconteceu em Paris. Além da equipe de liderança congregacional e das sete instituições de Sion do Brasil, entre elas o Colégio Sion Curitiba, estiveram presentes representantes de Costa Rica, Canadá, Estados Unidos, França, Reino Unido, Turquia e Austrália. “Educar cidadãos do mundo para o respeito à diversidade, dentro do carisma da congregação de Sion, mostrou-se um objetivo comum das escolas sionenses, de distintas culturas e metodologias”, conta a coordenadora do Ensino Médio Lucilene Brustolin.

ESPAÇOS DE DIÁLOGO
Mesas redondas, marketplace, videoconferências e passeios culturais fizeram parte do encontro e propiciaram uma troca de experiências muito rica, contribuindo com ideias valiosas para as escolas participantes. As abordagens a respeito de um ensino para a diversidade e para o mundo foram contextualizadas dentro da temática “Espaços de Diálogo”, em um olhar inovador para a educação proposto pela professora doutora norte-americana Patricia Watson, referência mundial em educação e psicologia. “O Sion Curitiba, desenvolveu ao longo de 2017 vários projetos relacionados à obra de Patricia Watson Espaços de Diálogo e nossa agenda escolar de 2018 foi criada especialmente para contemplar o tema”, assinala Lucilene Brustolin. “Espaços de Diálogo foi fonte inspiradora de ações concretas que contribuirão para que o espírito de Sion bem como seus princípios básicos permaneçam presentes no mundo.”

Maria Cristina Montingelli, coordenadora do Ensino Fundamental I do Colégio Sion Curitiba, que também esteve presente no Encontro realizado na França entre 5 e 13 de abril, observa que as temáticas propostas no livro Espaços de Diálogo contemplam necessidades quanto à forma como as pessoas se relacionam na sociedade atual e lidam com questões cotidianas que são generalizadas. “Educar com respeito e com singularidade é uma proposta do Carisma Sion, da filosofia das escolas sionenses, e é uma necessidade mundial, estendendo-se a outras instituições de ensino também. No encontro de que participamos, pautado nos ‘Espaços de Diálogo’, a reflexão central foi a seguinte: como, dentro da prática diária, ser um espaço de diálogo, ser um lugar onde se dialoga. Porque este é um desafio. Para que se estabeleça um diálogo, com diferentes pontos de vista, é preciso querer participar e estar atento àquilo que o outro quer dizer”, salienta a educadora.

“Nossa prática diária, no Sion Curitiba, já tem naturalmente esta característica. Em nossas apresentações durante o encontro, com as unidades do Solitude e do Batel, abordamos as questões da ‘comunidade global e da cocriação’ e do ‘povo judeu e marginalizados’, ambas temáticas votadas à inclusão e ao respeito à diversidade”, relata. “As diferenças religiosas, por exemplo, são um desafio para as escolas, que deve ser um ponto central inclusive na formação de professores”, aponta.

OLHAR PARA O OUTRO
“Outro ponto importante que está implícito na criação de espaços de diálogo, tanto nas escolas quanto na sociedade, é o olhar para o outro. Pudemos compartilhar muito isso no encontro. Na Europa, é uma questão ainda mais delicada e percebemos que há muitas escolas ali trabalhando a pluralidade. É algo que se busca muito, há uma predisposição ao diálogo”, avalia Maria Cristina Montingelli.

Ela indica três aspectos como desafiadores para a educação contemporânea e futura: tolerância, convívio/respeito e amor ao próximo. “Estes três pontos sintetizam um grande desafio para toda a humanidade e devem ser o objetivo máximo das escolas”, defende.

SOBRE O ENCONTRO INTERNACIONAL
O Encontro Internacional das Escolas de Sion acontece desde 2009. “É um momento em que temos a oportunidade de mostrar um pouco daquilo que fazemos e conhecer as outras escolas de Sion. É sempre muito especial, pois, apesar das grandes distâncias, temos o mesmo carisma e nestes encontros nos fortalecemos”, afirma a educadora Luciana Suplicy Gonçalves, que também participou do encontro e é supervisora do Ensino Fundamental II e do Ensino Médio, além de coordenadora da Educação Infantil.

“Dentro do tema deste ano, ‘Espaços de Diálogo’, percebemos que só podemos dialogar com o que ou quem conhecemos. No Colégio Sion Curitiba, os alunos aprendem desde pequenos que as pessoas são diferentes e que precisamos respeitá-las. A Metodologia Montessori, que adotamos na escola, favorece este trabalho, pois os alunos trocam experiências e se ajudam, são responsáveis pelo material de sala, que é de uso comum, trabalham de forma solidária e não competem entre si”, destaca. “Atualmente o mundo globalizado em que vivemos vem tornando as pessoas cada vez mais centradas em si mesmas, o que não permite a percepção do outro na sociedade. Procuramos desenvolver esta percepção do outro, que possibilita o conhecimento das diferenças que existem entre as diversas culturas e o do respeito entre elas.”

SOBRE O SION CURITIBA
A formação de crianças e jovens para a vida é um desafio na atualidade, com a velocidade das transformações na chamada era digital. Referência no ensino, o Colégio Nossa Senhora de Sion de Curitiba une tradição e atualização constante, atuando com base na inovadora linha pedagógica da Metodologia Montessori associada ao Método de Psicomotricidade Ramain.  Fundado em 1906, com proposta educativa voltada ao desenvolvimento humano, o Colégio Sion Curitiba prepara integralmente, há 112anos, pessoas e cidadãos aptos a se posicionar diante dos desafios da vida com resiliência, sabedoria e tolerância, características mais que necessárias ao agitado cotidiano contemporâneo.

Serviço:
COLÉGIO NOSSA SENHORA DE SION DE CURITIBA
Bairros: Sion Batel e Sion Solitude
Cursos: Educação Infantil; Ensino Fundamental I; Ensino Fundamental II; Ensino Médio; Período Integral
Fone: 41 3019-6155 (Batel) | 41 3226-6161 (Solitude)
Endereço:
Alameda Presidente Taunay, 260 (Batel)
Rodovia Curitiba-Paranaguá BR 277, 4761 (Solitude)

FOTOS:

Crédito: Divulgação

FOTO 01_Grupo Sion Curitiba
Legenda: Equipe do Sion Curitiba durante as apresentações no 4º Encontro Internacional das Escolas de Sion, recém-realizado em Paris, na França, com a participação, além do Brasil, de Costa Rica, Canadá, Estados Unidos, França, Reino Unido, Turquia e Austrália

FOTO 02_Escolas de Sion do Brasil
Legenda: Grupo de educadores brasileiros presentes no Encontro realizado este ano na França: o país participou com sete escolas, dos estados do Paraná, Rio de Janeiro e São Paulo

Nenhum comentário: