sábado, 5 de maio de 2018

NEWS DA HORA

 Turnaround
Especialista em turnaround explica a importância de usar a inteligência emocional durante as crises empresariais 

Flávio Ítavo ensina como treinar e desenvolver tais habilidades .


inteligência emocional é a habilidade de identificar e entender suas próprias reações emocionais assim como a dos outros. Incluso neste pacote está também a capacidade de alguém para controlar e regular tais emoções e usá-las de maneira adequada nos momentos de tomar decisões ou executar ações. Sem o uso desta, a maior parte das pessoas, em determinados momentos, fica exposta a todo tipo de reações sob o efeito de fortes emoções que podem propiciar mais riscos que benefícios.

Grandes frustações, dores, medos, possuem o potencial de sequestrar a capacidade de uma pessoa se manter racional, induzindo a ações e decisões nem sempre adequadas. Desta forma se faz muito necessário a todo gestor, que esteja vivendo uma crise ou não, se preparar adequadamente para estes possíveis eventos, aprendendo a controlar suas próprias reações.
“Lembre-se que os lideres só são líderes enquanto estiverem mostrando o caminho, capacitados a escutar, entender e definir, sem gerar pânico, sem estressar mais que o necessário sua própria estrutura e equipe, de maneira a fazer a coordenação dos recursos da maneira mais racional o possível”, afirma Flávio Ítavo, especialista em recuperação de empresas e readequação aos novos tempos do mercado.
Há várias abordagens quanto ao fato de se poder ou não desenvolver a Inteligência Emocional depois de adulto. Há aqueles que não acreditam que ela possa ser desenvolvida, enquanto outros creem que isto não só é possível, como também é algo simples e rápido.
Ítavo acredita que as habilidades relacionadas a Inteligência Emocional possam ser desenvolvidas, treinadas e aperfeiçoadas, mas não que seja algo fácil e rápido. Na verdade, defende que é um processo de aprendizagem contínua, mais fácil para alguns que para outros.

Como fazer para treinar e desenvolver tais habilidades?
Por uma série de razões biológicas relacionadas à estrutura do pensamento, modificar capacidades e habilidades emocionais é algo que só pode ser feito através de experiência e contínuo experimentar. Isto está diretamente relacionado à capacidade de gerar experiências nas quais se possa com o tempo analisar e absorver.
Uma coisa é falar e planejar toda uma descida de barco em um rio. Outra é pegar sua equipe, entrar de madrugada em um rio frio, caudaloso e rápido e passar o dia vivenciando a aventura, com tudo o que isto implica em termos de risco, alegrias, emoções, coordenação de equipe, frio, esforço e tudo o mais que está contido na experiência. Uma coleção de experiências pode, ao longo do tempo, ensinar o suficiente para trocar suas respostas emocionais mais imediatas.
É fundamental que os gestores tenham ciência de que há um aprendizado a ser feito ao longo dos anos em termos de Inteligência Emocional. Não há ninguém que após a infância esteja totalmente pré-ajustado a apenas um tipo de resposta a um determinado estímulo. Aprender é importante, estar atento para o aprendizado talvez seja mais importante ainda.
Quando estiver em meio a uma crise séria, antes de responder ou comunicar seja lá o que for, tenha por certo que sua respiração esteja equilibrada e seu cérebro não esteja “sequestrado”. Utilizar a Inteligência Emocional nos negócios está intimamente relacionado ao sucesso da empresa.

Sobre Flávio Ítavo
Executivo com 30 anos de experiência em empresas multinacionais e nacionais de grande porte de diferentes segmentos, atualmente, Flávio Ítavo é um dos maiores especialistas em Turnaround, focando seus esforços na recuperação de empresas e readequação aos novos tempos do mercado. Também tem uma carreira sólida como negociador, na criação de alianças, joint ventures, compra e venda de empresas, desenvolvedor de estratégias e táticas de sucesso, criador e iniciador de novos segmentos, produtos e mercados.


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