quinta-feira, 3 de maio de 2018

Lançamento – HQ “O Monge Nudista”

O CINEASTA  BETOCARMINATTI, VENCEDOR DE CINCO KIKITOS, LANÇA SUA PRIMEIRA HQ

Lançamento – HQ “O Monge Nudista”

Criar uma HQ erótica foi encarado como um grande desafio pelos autores do gibi “O Monge Nudista”, o cineasta paranaense Beto Carminatti e a artista plástica, Drica Carminati, principalmente por causa desse mundo virtual no qual estamos inseridos hoje. A publicação do gibi vem resgatar os velhos tempos dos anos 70 e 80, quando os quadrinhos eram extremamente populares do Brasil, inclusive os eróticos, comprados livremente nas bancas de jornal e em livrarias. E para dar um novo gás ao mercado editorial brasileiro, é preciso renovar, dar opções aos leitores, com variedades de títulos. Essa é proposta da HQ erótica “O Monge Nudista”, escrita há 20 anos e que chega às livrarias com grande expectativa.

É o primeiro gibi do cineasta Beto Carminatti e da ilustradora Adriana Barbosa Carminati. A identificação dos dois foi imediata, assim que um conheceu o trabalho do outro. A coincidência do sobrenome, apenas com uma pequena diferença na escrita, também foi fundamental para unir os artistas. Beto apresentou o roteiro e Drica, se encantou. Foram cinco anos de trabalho, de conversas, pesquisas, de muitos esboços para chegar aos quadrinhos definitivos. Agora está pronto a HQ “O Monge Nudista”, uma história que envolve mistério, instinto, erotismo, beleza e sensualidade.
Para Beto o erótico e a sensualidade caminham como um vinho seco. Tem aqueles que gostam de beber num gole só. Mas há os que preferem degustar com prazer. E aí que encontramos a sedução, conta.
O livro foi editado em tamanho 19x33, em capa dura e ficou belíssimo. Um presente para quem gosta de quadrinhos eróticos. A primeira edição de uma série de dez publicações tem como personagem principal o monge Carmício Belomartti, um jovem abandonado ainda bebê na porta do Mosteiro dos Monges Venustos. Criado naquele local, dentro das rígidas leis monásticas, servia à oração e a uma vida de sacrifícios, junto aos velhos monges. Com 20 anos de idade, nunca havia deixado àqueles muros. Numa noite, durante a ceia, Carmício é escolhido para uma tarefa importante, levar a carta convite da tradicional celebração da Ordem às monjas do Convento de Santa Venusta. Após andar quilômetros num cavalo, atravessar montanhas e enfrentar muito frio, Carmício chega ao Convento tarde da noite. Ele entrega a correspondência à velha monja superiora e é encaminhado aos seus aposentos para descansar após a longa viagem. As noviças, jovens moças, também viviam isoladas, em uma vida de penitência e resignação. Não conheciam o mundo externo. Naquela noite de lua cheia, tudo começa a mudar. Carmício sai da cela, nu, inconsciente, sonâmbulo e vai até o pátio do convento. A partir daí o roteiro segue caminhos inesperados. A HQ “O Monge Nudista” tem poesia, arte e beleza.
OS CRIADORES DO HQ O MONGE NUDISTA
Beto Carminatti é diretor, roteirista e produtor de cinema e TV, premiadíssimo em todo o País. No currículo estão cinco Kikitos de Cinema de Gramado, 17 filmes, longas e curtas metragens. Para a televisão, dirigiu 90 programas diários e seriados, entre eles, A Lenda das Encantadas, Contestado e Amor em Tempos de Guerra, para RPC/Rede Globo. Beto é criador da produtora Celluloid Cinevídeo e do Cine Clube Espoleta, em parceria com o Museu Guido Viaro, em Curitiba. Entre suas produções estão também os seriados, “O Lugar Antes de Mim”, de 2018, “Cormorant”, de 2014, “Um Olhar para a Escuridão”, de 2014, “Quem quer ser um Documentário”, também de 2014. Dirigiu ainda uma das peças mais vistas no cenário cultural brasileiro, Café com Bobagem.
Adriana Barbosa Carminati, a Drica, é artista visual, com larga experiência em ilustração, fotografia, designer, desenho e na criação de esculturas em cerâmica. Expôs seus trabalhos em vários salões e mostras de arte plásticas, com premiações diversas, como na XI Mostra de Artes Plásticas da Câmara Municipal de Curitiba. Drica tem pós-graduação em História da Arte pela Escola de Música e Belas Artes do Paraná. Já Ilustrou livros de poesia e agora, experimenta uma nova área, a ilustração de uma história em quadrinhos erótica, um trabalho instigante que requer muita pesquisa, concentração e centenas de esboços para chegar ao produto final.
O lançamento da HQ “O Monge Nudista” será dia 5 de maio, às quatro horas da tarde, na Itiban Comic Shop, uma das Livrarias mais tradicionais de Curitiba, reduto e ponto de encontro dos fãs dos quadrinhos, dos mangás e dos que adoram garimpar publicações independentes.
SERVIÇO:
Lançamento – HQ “O Monge Nudista”
Data: 05/05/18
Local: Itiban Comid Shop – Avenida Silva Jardim, 845 – Bairro Rebouças
Telefone: (41) 3232-5367
Horário: das 16h
Evento Gratuito

Nenhum comentário: