quarta-feira, 16 de maio de 2018

AGENDA CULT


ARTE A TODA HORA

Artista plástico contemporâneo revitaliza fachada de edifício em Curitiba com painel gigante na Capital do Estado.


Luiz Gustavo Vidal desenvolveu o projeto para o prédio, que fica no bairro São Francisco, com desenhos de sua autoria e que remetem à mobilidade urbana
Para comemorar 30 anos de práticas artísticas, o artista visual Luiz Gustavo Vidal desenvolveu o projeto de revitalização da fachada do Edifício 13 de Maio, que fica no bairro São Francisco, em Curitiba. A obra, um painel gigante com desenho de sua autoria, foi executada com o auxílio dos também artistas Elvo Benito Damo e Maria Helenza Zaparolli, e será um grande presente para a capital do Paraná. 

Vidal, que preside a APAP/PR (Associação Profissional dos Artistas Plásticos do Paraná) e a Comissão Especial de Cultura e Arte do Conselho Federal da OAB, salienta que a ilustração foi concebida para abordar a mobilidade urbana, e a época em que os animais de locomoção de outrora são substituídos por máquinas simples, como a bicicleta. Para viabilizar a proposta, ele conta com o apoio da Elejor (Centrais Elétricas do Rio Jordão) e da Prefeitura e da Fundação Cultural de Curitiba, que auxiliam na logística do projeto. 




Alfredo Andersen ganha exposição em Foz do Iguaçu
Até 2 de setembro as obras do artista ficam expostas no Ecomuseu  de Itaipu


Nesta quinta-feira, 17 de maio, às 19h, inaugura no Ecomuseu de Itaipu, em Foz do Iguaçu, a exposição “Alfredo Andersen: traços e cores do Paraná”. O evento é uma parceria entre a Sociedade Amigos de Alfredo Andersen, Museu Alfredo Andersen e a Itaipu-Binacional.
Serão expostos retratos, cenas de gênero, paisagens e objetos pessoais do artista, que é considerado o “pai da pintura paranaense”. A mostra permanece no local até 2 de setembro de 2018 e conta a trajetória do artista norueguês que desenvolveu sua pintura na Europa, em Paranaguá e também em Curitiba.
“Não existem notícias, anotações ou desenhos que nos deem conta da passagem de Andersen pelos então distantes rincões de Foz de Iguaçu. Pena. Depois de mais de um século de sua chegada em terras brasileiras, fazemos o caminho inverso: trazemos Andersen e parte de sua obra, para ser vista e conhecida nesta região tão bela do país que Alfredo adotou como seu”, comenta Wilson J. Andersen Ballão, presidente da Sociedade Amigos de Alfredo Andersen.

Serviço:
Exposição “Alfredo Andersen, Traços e Cores do Paraná”, acontece do dia 17 de maio de 2018 ao dia 2 de setembro, de terça a domingo, das 8h às 17h. Os ingressos custam R$14 e R$7 (meia-entrada). Mais informações: ecomuseu@itaipu.gov.br | www.turismoitaipu.com.br/pt/atracoes/ecomuseu ou (45) 3520-5816.

Nenhum comentário: