quinta-feira, 8 de março de 2018

SAUDÊ A TODA PROVA.



Pintas no corpo merecem atenção

Pessoas com muitas pintas ou nevos e manchas, pele muito branca e os ruivos são os mais propensos a ter problemas de saúde como o câncer de pele.
 (Pintas ou manchas) de pele; pele muito branca, olhos claros e pessoas ruivas. Quem tem histórico familiar de câncer de pele e aqueles que tiveram muita exposição ao sol ao longo da vida também devem estar mais atentos.


Pintas podem ser um charme, mas precisam ser avaliadas pelo dermatologista periodicamente. Existem diferentes tipos de câncer de pele e alguns podem surgir a partir de pintas, alerta a dermatologista Natasha Unterstell. Segundo a dermatologista, a avaliação das pintas deve ser feita uma vez por ano e aos pacientes que tiveram melanoma (câncer de pele mais agressivo) ou histórico familiar desta doença é recomendado uma avaliação a cada seis meses.
A dermatoscopia digital é o exame para o diagnóstico e prevenção do câncer de pele e amplia de 20 a 70 vezes o tamanho da pinta. Por meio da análise de uma fotografia ampliada das pintas na pele, identifica e documenta as lesões de risco muito antes do olho do dermatologista. Já o dermatoscópio manual aumenta 10 vezes o tamanho das pintas.
Quando as pintas são suspeitas (coçam, mudam de forma ou tamanho, têm bordas irregulares) a dermatologista pede exames mais detalhados. Algumas pessoas têm maior propensão a problemas. É o caso daqueles que têm muitos nevos


Dermatologista Natasha Unterstell
___________________________________________________


CUIDADOS COM A SAUDÊ



Dor no ombro atinge 20% da população
Problema pode estar associado a atividades físicas e laborais e ao tabagismo



“A dor no ombro corresponde a 20% das queixas dos pacientes que procuram os consultórios ortopédicos e de fisioterapia, sendo superado apenas por problemas relacionados à coluna vertebral”, afirma o​ médico Guilherme Gonzalez, ortopedista e especialista em cirurgia de ombro e cotovelo do Hospital VITA

.
A articulação do ombro por apresentar anatomia peculiar e grande amplitude de movimento, torna-se mais vulnerável a processos microtraumáticos e degenerativos que levam a alterações das estruturas anatômicas que o compõe.

O ortopedista explica que as causas da dor no ombro são variadas, podendo estar associadas a falhas posturais e/ou movimentos repetitivos com o braço levantado durante a realização de atividades do lar, profissionais, recreacionais ou esportivas. “Esportes como tênis, natação, handebol e vôlei, que necessitam de giro do braço ou o movimento de arremesso, atividades realizadas em academias de ginástica e crossfit, se não bem orientados também predispõem os praticantes a lesões”, acrescenta o médico.

O especialista explica ainda que a dor no ombro pode estar ligada também ao tabagismo, que leva à redução do calibre dos vasos sanguíneos dos tendões, favorecendo o surgimento das lesões.

Dores musculares, bursites, tendinites/tendinopatias e lesões tendinosas (parciais e totais) são os problemas mais comuns que ocorrem no ombro. A dor surge lentamente e pode irradiar para braço e pescoço e aumentar com a repetição de movimentos. “Outra importante característica é a presença da dor noturna, que se torna mais intensa quando a pessoa se deita, independentemente da posição”, pontua o ortopedista.

De acordo com o médico, a quase totalidade das tendinites/tendinopatias ocorre no manguito rotador, um conjunto de quatro músculos e tendões (supraespinhal, infraespinhal, subescapular e redondo menor), responsáveis pela movimentação e estabilidade do ombro. Além disso, apresenta um caráter progressivo podendo evoluir para as rupturas dos tendões, caso um tratamento específico não seja realizado.

Precaução - Mudança de hábitos de vida, cuidados posturais e atividade física regular orientada contribuem para a prevenção das lesões de ombro.

As pessoas que apresentam um quadro agudo/crônico de dor no ombro devem ser tratadas com medicação e reabilitação fisioterápica para reestruturação de funcionamento do ombro, geralmente melhorando as bursites, tendinites/tendinopatias e lesões parciais dos tendões. “Para as lesões que não melhoram com tratamento clínico ou quando há rupturas completas pode haver a necessidade de procedimentos cirúrgicos”, destaca o médico.


Sobre o Hospital VITA - A primeira unidade da Rede VITA no Paraná foi inaugurada em março de 1996, no Bairro Alto, e a segunda em dezembro de 2004, no Batel. O VITA foi o primeiro hospital brasileiro a conquistar, no início de 2008, a Acreditação Internacional Canadense CCHSA (Canadian Council on Health Services Accreditation). A certificação de serviços de saúde avalia a excelência em gestão e, principalmente, a assistência segura ao paciente. Além disso, o VITA é um dos hospitais multiplicadores do Programa Brasileiro de Segurança do Paciente (PBSP). Ele visa disseminar e criar melhorias inovadoras de qualidade e segurança do paciente. Integra também o grupo de hospitais da Associação Nacional de Hospitais Privados – ANAHP. O VITA oferece atendimento 24 horas e é referência nas áreas de cardiologia, cirurgia geral, neurologia, cirurgia bariátrica, medicina de urgência, urologia, terapia intensiva, traumato-ortopedia e pediatria. Além disso, dispõe de um completo serviço de medicina esportiva, prestando atendimento a atletas de diversas modalidades; serviço de oncologia; Centro Médico e Centro de Diagnósticos. Para garantir um alto nível de qualidade nos serviços prestados aos pacientes, o VITA tem investido em ampliação da infraestrutura, tratamentos com equipes multidisciplinares, modernização dos equipamentos, humanização no atendimento, qualificação dos profissionais e segurança assistencial. www.hospitalvita.com.br

Nenhum comentário: