segunda-feira, 12 de março de 2018

POLITICA

VOCÊ SABE QUANTAS MULHERES SÃO VEREADORAS EM NOSSA CAPITAL?


Em 15 de novembro de 1947, os eleitores curitibanos foram às urnas para escolher, entre 179 candidatos, aqueles que viriam a ocupar as vinte vagas para a Câmara Municipal.

A grande novidade era a presença de três mulheres entre os postulantes ao cargo: Olga da Silva Blaster (professora), Maria da Conceição Suarez (tenente-enfermeira da FEB) e a professora Maria Olimpia Carneiro Mochel, que, com 436 votos, foi eleita a primeira vereadora de Curitiba pelo Partido Social Trabalhista (PST).

Maria Olimpia  tinha apenas 21 anos quando tomou posse do cargo no Legislativo Municipal.

No passar destes 71 anos, de 1 cadeira no Poder Legislativo Municipal de nossa querida Curitiba, passamos a ter 8 cadeiras para a representação da mulher em nosso Legislativo Municipal.

E dentro dessas 8 cadeiras, temos alguma a destacar, como por exemplo a Vereadora Dona Lourdes, a qual relata: “Já foi bem mais difícil, mas hoje as mulheres já têm mais condições de entrar na política, de ser uma vereadora, eu mesma sou uma pessoa idosa e tive a felicidade de entrar”.

Dona Lourdes (PSB), Vereadora de 90 anos, é a pessoa mais idosa a ser eleita ao cargo de vereador no Brasil, nas eleições de 2016. Para a política, Dona Lourdes espera que as mulheres tenham mais representatividade. Na sociedade, espera que as mulheres tenham melhores compreendidas suas demandas. 

Para a Vereadora Kátia Dittrich (SD), eleita pela primeira vez ao cargo, com mais de 4 mil votos, diz que no Dia Internacional da Mulher, a homenagem da Câmara Municipal de Curitiba com a reinauguração da Galeria das Vereadoras lhe faz refletir sobre a importância da participação da mulher na política.

Ela relata que, em conjunto com as demais Vereadoras, formam a maior bancada feminina da história da Câmara e, por assim ser, frisa que não é possível retroceder tais cadeiras.

Agora caros amigos leitores, lhes deixo as seguintes perguntas sobre as mulheres de nossa capital.
Quando as mulheres passaram a participar da política de Curitiba? Quem foram as precursoras? Quantas Vereadoras já discursaram no plenário da Câmara Municipal?

Para responder a essas perguntas, basta um passeio que este Colunista Político fez junto a galeria “Vereadoras na Política de Curitiba”, que foi reinaugurada nesta quinta-feira (8), Dia Internacional da Mulher.
 
César Prevedello Coelho

Nenhum comentário: