quinta-feira, 22 de março de 2018

NEWS DA HORA


FESTEJOS




Serenata para Curitiba: Apresentação especial dos 325 anos no Tanguá e Ciranda das Etnias nas Regionais


Dentro das diversas programações que ocorrem neste mês em comemoração ao aniversário de Curitiba, a Prefeitura está preparando um grande espetáculo para o próximo domingo (25/3) no Parque Tanguá. Trata-se da Serenata para Curitiba – Apresentação especial dos 325 anos.
O espetáculo, organizado pela Fundação Cultural de Curitiba, conta com apresentações de música, danças, canto lírico, e começa a partir das 18h com a Banda Lyra tocando seu repertório nas escadarias do parque.
Após o cerimonial de abertura e a execução do hino de Curitiba, será apresentado o “Baile de Aniversário”, em que bailarinos caracterizados com trajes do século XVIII dançarão duas valsas famosas de Johann Strauss: Danúbio Azul e Annen Polka. A primeira música terá coreografia de Marcos Saddock de Sá Filho e a segunda, de Anna Helms.
Após a declamação do poema Curitiba Menina, de Helena Kolody, pelos atores/cantores do Núcleo de Ópera Comunitário de Curitiba (NOCC), Leonardo Goulart e Juliana Tosin, centenas de bailarinos representando as diversas etnias que formaram a cultura da cidade dançarão a Valsa das Flores, de Piotr Ilitch Tchaikovsky.
O evento conta também com o Bel Vediamo All´Opera, com apresentação dos solistas e coro do NOCC cantando "Habbanera" e "Toreatore", da Ópera Carmen (Bizet); "A Viúva Alegre" (Franz Lehar); e "Libiamo", da Ópera La Traviatta (Verdi)









Regional Santa Felicidade programa festejos em comemoração aos 325 anos de Curitiba
 
325 anos de Curitiba

            A programação de aniversário de Curitiba pelo Núcleo da Fundação Cultural na Regional Santa Felicidade vai começar com uma festa na manhã desta quinta-feira (22/3) a partir das 10h. O evento terá a participação da Banda Lyra Curitibana e do grupo Ciranda das Etnias, em que dançarinos, representando diversas etnias que formam a população de Curitiba, se apresentarão na Rua da Cidadania da Regional.
            Na sexta-feira (23/3), às 8h30, o violeiro Anderson Machado apresenta viola instrumental com músicas autorais e caipira, também na Rua da Cidadania de Santa Felicidade. Esta programação acontece novamente na segunda (26), às 15h, e na terça (27), no mesmo horário.
            Na noite desta sexta (23), às 20h, o auditório Antônio Carlos Kraide recebe o concerto “Uma noite italiana”. O Coral Folclórico Italiano Santa Felicidade vai apresentar Clássicos da música italiana. Neste ano, o grupo completa 73 anos de atividades. Todos os eventos têm classificação livre e entrada franca.





Teatro Positivo completa 10 anos em março 2018

Maior teatro paranaense já recebeu mais de 2 milhões de pessoas
No dia 29 de março de 2008 nascia o Teatro Positivo, o maior teatro do Paraná e, com 2400 lugares, um dos maiores do Brasil. Ao longo destes 10 anos, mais de 2 milhões e 400 mil pessoas passaram pelo espaço, que tem instalações e equipamentos que permitem receber todos os tipos de eventos, desde grandes espetáculos de música, dança e teatro, até formaturas, congressos e convenções.

Segundo Marcelo Franco, diretor executivo do teatro desde sua inauguração, o pacote de serviços e as vantagens estratégicas de produção no espaço são o diferencial. “Oferecemos uma infraestrutura cênica completa, com telões e equipamentos de som já instalados, flexibilidade de horários e uma doca anexa ao palco, que facilita muito a montagem dos espetáculos. Os produtores percebem a diferença e priorizam o Teatro Positivo por isso”, explica. Entre as principais características, pode-se destacar as coxias amplas, varas móveis, cabines de som, luz, projeção e tradução. Além disso, os técnicos operadores conseguem acessar com segurança e facilidade duas passarelas embutidas no forro que abrigam os equipamentos de som e de luz.
Todas as vantagens fizeram com que, nesses 10 anos, centenas de artistas renomados e eventos de grande porte passassem pelo Teatro Positivo. O diretor destaca nomes como Roberto Carlos, Ringo Starr, Billy Paul, Lionel Rich e espetáculos do Circo Nacional da China, Disney, entre outros. Para total utilização do espaço, são recebidos ainda congressos e convenções, são exemplos: o Congresso Brasileiro de Unidades de Conservação, a Conferência Internacional de Promoção à Saúde e a Conferência Nacional dos Advogados (OAB). “Temos uma média de ocupação de 200 dias por ano. São 80 espetáculos em média e complementamos o restante com congressos e eventos. Em termos de Brasil, é um dos teatros que mais tem ocupação durante o ano”, destaca Franco.
Com projeto do arquiteto Manoel Coelho, o Teatro Positivo foi inspirado no Teatro Grego Epidaurus, do século IV a.C., e é mundialmente conhecido por oferecer aos espectadores visão e audição perfeitas em qualquer lugar da plateia. Ademais, a estrutura do Teatro destaca-se, no campus da Universidade Positivo, pelo porte e composição que relaciona três volumes curvos.



Nenhum comentário: