segunda-feira, 19 de fevereiro de 2018

Aprenda a prolongar o bronzeado e recuperar a pele dos danos causados pelo sol
É possível manter pele bronzeada o ano inteiro? Especialista em Estética e Cosmetologia discute as principais estratégias para prolongar a "cor do verão" de forma saudável.
São Paulo – 19/02/2018 - A exposição solar prolongada no verão é um costume da maioria dos brasileiros, pois o corpo bronzeado ainda é uma aspiração – apesar dos efeitos maléficos dos raios UV. Mas alguns cuidados são necessários para recuperar a pele – ou até mesmo prolongar a cor conquistada no verão. “Mesmo que a exposição não seja recorrente e sempre com uso do protetor solar, ainda assim pode causar vários malefícios à pele, como ressecamento, desidratação, envelhecimento precoce, entre outros. Logo após a exposição, é necessário um cuidado para evitar problemas”, analisa Isabel Piatti, especialista em Estética e Cosmetologia, embaixadora do CIA — Centro e Instituto Internacional de Aprimoramento e Pesquisas Científicas, Membro do Conselho Científico da Academia Brasileira de Estética Científica – ABEC.

De acordo com a especialista, para realçar a tonalidade conquistada ao mesmo tempo em que proporciona efeito hidratante, é aconselhável o uso de loções à base de coco verde integral. “Elas atuam com propriedades anti-inflamatórias, remineralizantes, nutritivas, refrescantes e de hidratação. Cosméticos com ativos de hidratação e nutrição em sinergia são excelentes para aplicação pós-sol, dando ainda mais destaque ao bronzeado, ao passo que ajuda a torná-lo mais duradouro”, conta.
E para garantir que a tão sonhada cor do verão dure todo o ano e, principalmente, sem os efeitos prejudiciais causados pela radiação solar, esfoliar a pele antes do banho de sol e hidratar a pele depois é o mais recomendado. Entenda agora os procedimentos mais indicados para a pele durante o verão:
Esfoliação: A esfoliação é um procedimento com ação de promover, de maneira controlada, uma renovação da pele, acelerando esse processo que já é natural ao organismo, ou seja, é um excelente recurso para remover as células mortas e impurezas, além de melhorar a permeação de ativos em todos os tipos de tratamentos cosméticos, o que traz resultados ainda melhores. Esse procedimento não só está liberado como é indicado para o corpo todo, principalmente no período que antecede o banho de sol. Uma dúvida comum é com relação às diferenças entre a esfoliação facial e a corporal. “Na verdade, existem mais semelhanças do que diferenças, afinal, os objetivos são os mesmos, o que pode mudar é o recurso utilizado, que varia conforme o tipo e necessidade da pele em questão, bem como a definição da frequência mais apropriada para aquele cliente, por isso o ideal é que seja realizada sempre por um profissional de saúde estética. Quanto aos métodos, também é preciso uma avaliação profissional de qual se adapta melhor à pele daquele cliente”, explica. No corpo, por exemplo, pode ser realizada uma esfoliação com sais de banho e, nesse caso, com uma menor frequência do que no facial. Já para peles sensíveis, a atenção deve ser redobrada, pois necessitam de menos ou nenhuma esfoliação. “O profissional também deve orientar o cliente a sempre utilizar proteção solar, pois, com a esfoliação, a pele acaba ficando mais suscetível a sofrer os efeitos da radiação. Também deve reforçar ao cliente a informação de que, se realizou o procedimento em cabine, não precisa refazer em casa. E, mesmo que pareça um processo simples, ele deve estar atento caso resolva fazer sozinho, pois, conforme realizado, poderá sensibilizar a pele e provocar efeitos indesejados”, afirma.
Hidratação: A hidratação, ao diminuir a perda de água transepidermal, vai garantir um aspecto mais saudável à pele, deixando-a mais macia e evitando que ela descasque. “Prefira as loções hidratantes com ativos como Extrato de Aveia (ação hidratante e amaciante), Extrato de Ginkgo Biloba (antioxidante), Extrato de Aloe Vera (dermoprotetor e suavizante) e óleo vegetal, que forma um filme protetor permitindo maior retenção hídrica”, sugere Isabel. Ureia e óleo de semente de uva também são indicados. “Aplique uma boa camada de creme, duas vezes ao dia, mantendo sempre a pele hidratada. Dessa forma, além de prolongar o bronzeado, é possível recuperar a pele dos danos causados pelo sol, mantendo a integridade cutânea”, finaliza a especialista.
Confira abaixo as características de outros ativos indicados para manter a pele saudável e bronzeada após o verão:
*Extrato de Coco: propriedades hidratantes, emolientes, amaciantes, antienvelhecimento, nutritivo e tônico. Atua sobre a pele como uma capa protetora ajudando a reter a umidade.
*Manteiga de Cupuaçu: É um emoliente com ótima capacidade de promover a hidratação cutânea, oferecendo toque agradável, macio e suave à pele. Contém fitosteróis que agem na reposição lipídica do estrato córneo. Diminui a perda transepidérmica de água por atuar no equilíbrio hídrico, facilitando a regeneração do tecido, hidratando e trazendo de volta sua elasticidade.
*Manteiga de Karitê: rica em ácidos graxos e tocoferóis. Promove ação hidratante (por oclusão), emoliente, nutritivo, antioxidante e protetor.
FONTE: Isabel Luiza Piatti – Especialista em Estética e Cosmetologia, embaixadora do CIA - Centro e Instituto Internacional de Aprimoramento e Pesquisas Científicas, Membro do Conselho Científico da Academia Brasileira de Estética Científica – ABEC. Profissional Aisthesis. Tecnóloga em Estética e Imagem Pessoal. Técnica em Estética. Pós-Graduanda em Estética e Exercício Físico na Saúde da Mulher. Especialista em Cosmetologia. Especialização em Escolas de Estética e Terapias Alternativas na Europa, na área Facial, Corporal e Bem-Estar. Palestrante no VI Congresso Mundial de Medicina Estética da IAAM/ASIME. Palestrante em Congressos da área da Saúde Estética Nacionais e Mundiais. Consultora técnica de revistas e sites da área de Beleza e Estética. Autora dos Livros “Biossegurança Estética & Imagem Pessoal – Formalização do Estabelecimento, Exigências da Vigilância Sanitária em Biossegurança” e “Gestantes: Cuidados Estéticos Durante a Gravidez”.

Nenhum comentário: