sexta-feira, 12 de janeiro de 2018

ESPORTE A TODA PROVA


​​
Praticar corrida de rua requer alguns cuidados para

evitar lesões

Modalidade ganha cada vez mais adeptos no Brasil
​​
​A prática de corrida da rua está ganhando a preferência dos brasileiros. Pesquisa realizada pelo Ibope revela que o esporte é a atividade preferida de mais de 6 milhões de pessoas que estão em busca de uma vida mais saudável. Mas praticar a atividade requer alguns cuidados.

Segundo o médico Luís Antônio Bauer, ortopedista e traumatologista do esporte do Hospital VITA, as lesões ocasionadas pela corrida de rua acontecem principalmente durante os dois primeiros anos da prática do esporte, considerada a fase inicial da atividade. “É o momento onde o atleta começa a se conhecer e a experimentar o esporte”, esclarece Bauer. Um outro momento de risco para lesões é a mudança de distâncias alvo ou mudança de rendimento, quando saímos da nossa zona de segurança.
O especialista explica que a pessoa deve ter paciência, pois é necessário um tempo para construir uma base sólida e se tornar um bom corredor. O médico revela também que a incidência dos problemas causados pela atividade é maior na população feminina. Segundo ele, de acordo com a ciência, a mulher quando jovem, principalmente antes dos sete anos de idade, pratica menos atividades esportivas que o homem, gerando menos estímulo para a formação da massa muscular, resistência dos tendões e menor densidade óssea. Além disso, há o fator genético e hormonal envolvidos.
“No consultório, vemos uma incidência de lesões  maior em mulheres, acima dos 35 anos, num momento de vida mais estável, por terem um pouco mais tempo aos cuidados com a saúde e às atividades físicas”, revela. De acordo com o médico, a pessoa não deve ter pressa em melhorar seu desempenho na atividade. “É preciso respeitar a orientação de treino, não basta ter roupas e tênis apropriados e não ter um controle e acompanhamento especializado para avaliar a possibilidade e com qual frequência deve ser realizada a atividade”, explica o especialista.
Bauer destaca também a importância de ao sentir dores, não esperar, procurar o quanto antes a avaliação médica ortopédica para que o profissional possa verificar se é uma lesão adaptativa do esporte ou se é algum problema mais grave.
De acordo com ele, diferente do que ocorre no futebol, a corrida de rua ocasiona lesões crônicas, as quais iniciam com uma intensidade baixa e aumentam ao longo do tempo. “É o caso das tendinites, em especial a que atinge a região lateral do quadril de glúteo e a de Aquiles. Doenças que vão sendo produzidas ao longo do tempo. Outro exemplo é a das fraturas por estresse, resultado da sequência de treinos e provas sem o descanso adequado,” ressalta.
Segundo o ortopedista, é preciso atentar também para o planejamento, fundamental para o bom resultado, sem lesões e frustrações, pois o resultado virá mais rápido e não dependendo de vários fatores, mas sem dúvida alguma o cronômetro e o pace não devem sem os principais adversários. “Acompanhando os resultados dos profissionais, vemos claramente que o rendimento ao longo do ano não é homogêneo, existem o cronômetro e o pace e as demais fazem parte do treino. Isso vale para nos amadores também”, frisa.
“Uma dica é que a pessoa pratique dois esportes, um principal e outro secundário, que sejam complementares, como por exemplo: corrida e musculação, pilates ou yoga, que auxiliam na prática da corrida de rua, fazendo com o corredor ganhe mais elasticidade, aumente a força muscular e evite o impacto nas pernas. Isso resulta na construção do corpo saudável ao longo do tempo”, destaca Bauer. Ele conta que sempre repete aos atletas: menos provas e melhores ciclos de treino, isso faz com que o atleta tenha menos chance de lesões e consiga chegar bem para a prova mais importante.  “A dor é sempre um sinal de alerta e deve ser investigada”, finaliza.        
Sobre o Hospital VITA - A primeira unidade da Rede VITA no Paraná foi inaugurada em março de 1996, no Bairro Alto, e a segunda em dezembro de 2004, no Batel. O VITA foi o primeiro hospital brasileiro a conquistar, no início de 2008, a Acreditação Internacional Canadense CCHSA (Canadian Council on Health Services Accreditation). A certificação de serviços de saúde avalia a excelência em gestão e, principalmente, a assistência segura ao paciente. Além disso, o VITA é um dos hospitais multiplicadores do Programa Brasileiro de Segurança do Paciente (PBSP). Ele visa disseminar e criar melhorias inovadoras de qualidade e segurança do paciente. Integra também o grupo de hospitais da Associação Nacional de Hospitais Privados – ANAHP.
​ ​
O VITA oferece atendimento 24 horas e é referência nas áreas de cardiologia, cirurgia geral, neurologia, cirurgia bariátrica, medicina de urgência, urologia, terapia intensiva, traumato-ortopedia e pediatria. Além disso, dispõe de um completo serviço de medicina esportiva, prestando atendimento a atletas de diversas modalidades; serviço de oncologia; Centro Médico e Centro de Diagnósticos. Para garantir um alto nível de qualidade nos serviços prestados aos pacientes, o VITA tem investido em ampliação da infraestrutura, tratamentos com equipes multidisciplinares, modernização dos equipamentos, humanização no atendimento, qualificação dos profissionais e segurança assistencial. www.hospitalvita.com.br

Nenhum comentário: