quarta-feira, 13 de dezembro de 2017

ARTE NA AGENDA.

Bienal de Curitiba ’17 é programa para o fim de ano


Dezembro é o mês em que se respira um clima festivo e animado. Temos a chegada do verão, a aproximação das festas de final de ano, as férias escolares e a extensa programação com atrações natalinas que se espalham por Curitiba. Quem estiver na cidade pode aproveitar e ir visitar os vários locais que contam com programações da Bienal de Curitiba ’17. Confira nossas sugestões:
 MUSEU OSCAR NIEMEYER

 Durante todo o mês de dezembro, além das tracionais quartas-feiras gratuitas, aos domingos a entrada no Museu Oscar Niemeyer – MON será franca. Além disso, todos os dias haverá entrada gratuita para os adolescentes que nasceram em 2002 e que completaram ou completam 15 anos em 2017. Ambas as ações são parte das comemorações dos 15 anos do MON.
O MON concentra a maior parte das exposições da Bienal. No Salão Principal – Olho e na área externa do museu podem ser apreciadas as obras de 36 artistas chineses, na exposição “Vibrations”, sob curadoria de Fan Dian, Fang Zhenning e Liu Chunfeng. A Torre do MON traz conteúdos sobre as Bienais Chinesas CAFAM Biennial (Central Academy of Fine Arts Museum) de Pequim e Shanghai Biennale, com vídeos e outros materiais de divulgação contando o histórico de edições e explicando o que são ambos os eventos.
 Na sala 1 se encontra a exposição “Além da Fotografia”, que tem curadoria de Tício Escobar; na sala 2 estão as mostras “Song for my Hands”, de Marta Mestre, e “Antítese, Imagem, Síntese”, com curadoria de Massimo Scaringella; a sala 9 conta com as mostras “Dualidades Humanas”, curada por Brugnera; “Tiluk e a obra de Guadalupe Miles”, com curadoria de Tulio de Sagastizabal, e “Opera Hominum”, curada por Leonor Amarante; no hall entre a sala 3 e 6 se encontram as exposições “Visão Expandida”, sob curadoria de Massimo Scaringella, e “Stockage”, sob curadoria de Tereza de Arruda; na sala 3 está a mostra “Não está claro até que a noite caia”, da artista Juliana Stein, sob curadoria de Agnaldo Farias; e no subsolo do museu está a obra “Excuse door”, da artista Florence Jung, sob curadoria de Fernando Ribeiro.
 O Museu Oscar Niemeyer funciona de terça-feira a domingo, das 10h às 18h. Nos dias 24 e 31 de dezembro (Véspera de Natal e de Ano Novo) o museu funciona somente até às 15h. No dia 25 de dezembro e 1º de janeiro o MON estará fechado.
 MUSEU MUNICIPAL DE ARTE – MUMA
 No Museu Municipal de Arte - MuMa poderão ser apreciadas as obras de jovens artistas de várias regiões da China, parte das obras do Circuito Universitário da Bienal de Curitiba – CUBIC e a mostra “Imagem em Profusão: Intersecções da Colagem Expandida”, do Clube da Colagem. O MuMa funciona de terça a domingo, das 10 às 19 horas, e ficará fechado apenas nos dias 24, 25 e 31 de dezembro de 2017 e 1.º de janeiro de 2018.
 CENTRO HISTÓRICO
 O Centro Histórico, local onde acontece o evento “Proclamação do Natal“ (http://www.natalcuritiba.com.br/evento/176/proclamacao-do-natal), conta com exposições da Bienal em diversos locais. A sede do evento “Natal no Memorial de Curitiba e Pavilhão Étnico” (http://www.natalcuritiba.com.br/evento/157/natal-no-memorial-de-curitiba-e-pavilhao-etnico), o Memorial de Curitiba, conta com a exposição “Hangzhou, o paraíso na Terra” e parte das mostras “Antítese Imagens Síntese”, sob curadoria de Massimo Scaringella, e “Porque o Mundo não pode perder o seu Afeto”, sob curadoria de Royce W. Smith e Dannys Montes de Oca. 
 O Museu da Fotografia é ocupado pelas exposições “O Museu é Feminista e outras esperanças sobre o futuro”, sob curadoria de Carolina Loch, e “Além da Fotografia”, sob curadoria de Tício Escobar. Já o Museu da Gravura conta com parte das obras do Circuito Universitário da Bienal de Curitiba – CUBIC. Ambos os museus estão no complexo Solar do Barão.
 Ainda no Centro Histórico, temos o Museu Alfredo Andersen, que conta com a mostra coletiva “Arte e Vida”, sob curadoria de Brugnera, e o Museu Paranaense, que traz a outra parte da exposição “Porque o Mundo não pode perder o seu Afeto”, sob curadoria de Royce W. Smith e Dannys Montes de Oca. 
 Os visitantes poderão apreciar ainda a exposição “As Cores da China” e obras das artistas plásticas paranaenses Daniele Henning e Raquel Frotta, que estão na Galeria Solar do Rosário, integrando o Circuito de Galerias da Bienal de Curitiba. O local funciona das 10h às 20h, com ressalva nos dias 21 e 22, quando o horário será das 10h às 19h e do dia 26 ao dia 9 de janeiro, do meio-dia às 18h. O Solar só fecha de 23 a 25 de dezembro.
 BARES, CAFÉS E BALADAS
 Quem quiser ainda ir comer e beber em algum lugar depois de conferir as exposições do Centro Histórico e a programação natalina, a sugestão é o Bar do Alemão, que integra o Circuito Alternativo da Bienal de Curitiba – o bar sofre uma mudança de horário apenas no feriado de natal, no dia 24 fecha às 17 horas e no dia 25 abre às 17h.
 Saindo do Centro Histórico, quem quiser aproveitar o verão para fazer um happy hour ou ir tomar um café e ainda aproveitar para visitar uma das exposições do Circuito Alternativo da Bienal, as dicas são o Botanique Cafe Bar Plantas, que só vai fechar nos dias do Natal e Ano-Novo; o Bar Ornitorrinco fecha dia 24 de dezembro e reabre dia 8 de janeiro; o Café Bathé, que fecha do dia 24 de dezembro ao dia 7 de janeiro; o Degusto Café, que fecha apenas nos dias 24, 25, 30 e 31 de dezembro; e o Dizzy Café Concerto fecha dia 29 de dezembro e reabre dia 9 de janeiro. Para os fãs de casas noturnas, o Novo James Bar também integra a programação da Bienal de Curitiba e permanece com a sua programação normal.
 A Bienal de Curitiba ’17 apresenta obras contemporâneas de mais de 400 artistas nacionais e internacionais, em mais de 100 espaços da cidade, como museus, galerias, bares, cafés, espaços abertos e até uma casa noturna. Atração é o que não falta para aproveitar dezembro! Para mais informações, acesse o site da Bienal de Curitiba, bienaldecuritiba.com.br, ou na página oficial no Facebook.
Serviço:
 Museus
 Museu Oscar Niemeyer (MON):  R. Mal. Hermes, 999 - Centro Cívico.
Museu Paranaense:  R. Kellers, 289 - Alto São Francisco.
Museu Alfredo Andersen:  R. Mateus Leme, 336 - São Francisco.
Museu Municipal de Arte (MuMA):  Av. Rep. Argentina, 3.432 – Portão.
Museu da Fotografia:  Rua Presidente Carlos Cavalcanti, 533, Centro.
Museu da Gravura:  Rua Presidente Carlos Cavalcanti, 533 – Centro.
Memorial de Curitiba:  R. Dr. Claudino dos Santos, 79 - São Francisco.
Solar do Rosário Galeria de Arte - Rua Duque de Caxias, 04 – Centro Histórico. www.solardorosario.com.br
 Bares e cafés
 Bar do Alemão - R. Dr. Claudino dos Santos, 63 – São Francisco
Botanique - Rua Brigadeiro Franco, 1193 – Mercês
Ornitorrinco – Rua Benjamin Constant, 400 - Centro
Café Bathé - Rua desembargador costa carvalho 89, Batel
Degusto Café - Alameda Doutor Carlos de Carvalho, 1148 – Batel
Dizzy Café Concerto - Rua Treze de Maio, 894 – Centro
Novo James Bar - Alameda Dr. Carlos de Carvalho, 680 – Centro
 Chancelas
 Patrocínio: Copel, Fomento Paraná, Sanepar, Itaipu, Horizons Telecom, Furnas, BYD e Huawei.
 China, país homenageado: China ArtsandEntertainmentGroup, CAEG, Ministério da Cultura da República Popular da China, Embaixada da República Popular da China no Brasil e Consulado Geral da República Popular da China em São Paulo
Parceria com a China: Prefeitura de Hangzhou, Governo da Província de Zhejiang, Shanghai Biennale e CAFAM Biennale.
 Apoio: Museu Nacional do Mar – SC, Fundação Catarinense de Cultura – FCC, Superintendência do Iphan em Santa Catarina, Fundação Cultural Ilha de São Francisco do Sul – SC, Fundação Cultural Badesc, Museu Escola de Santa Catarina – MESC, SESC Paraná e MR Civil.
 Apoio de Mídia:  Arte!Brasileiros, Art.es – International-contemporary-art, Revista Ideias, Artforum, Frieze, Art.facts.net, Artecapital.net, AAL – Arte Al Limite, Select, Where Curitiba, Carta Capital, Viver Curitiba, R.Nott – Magazine, Top View, Aldeia, Revista Piaui e DasArtes.
 Hotéis: Hotel da Bienal de Curitiba: Intercity Hotels; Hotel Parceiro da Bienal de Curitiba: Hotel Bourbon Curitiba.
 Construtora da Bienal: STM Construtora
 Apoio Institucional: Ministério das Relações Exteriores do Governo Federal, Receita Federal do Governo Federal, INFRAERO e UNESCO – Curitiba Capital do Design.
 Apoio Internacional: Embaixada do Brasil em Pequim – CH, Embaixada do Brasil em Berna – CH, Embaixada do Brasil em Buenos Aires – AR, Embaixada da Argentina no Brasil, Consulado da Argentina em Curitiba, Consulado Geral da Itália em Curitiba, Consulado Geral do Paraguay em Curitiba, Embaixada da Suíça em Brasília, Fundação Pro Helvetia, Consulado Honorário da Suíça em Curitiba, Embaixada da Colômbia no Brasil, Embaixada do Chile no Brasil, Consulado Honorário do Chile em Curitiba, Embaixada da Finlândia no Brasil, Consulado da Finlândia em São Paulo e Montana State University – EUA.
 Parceria Internacional: Museu de Arte Contemporânea de Mar Del Plata – AR, Museu de Arte Contemporânea de Salta - AR, Espaço Cultural da Embaixada do Brasil em Buenos Aires, Museo del Barro – Assunção – PY, Bienal Sur e Centro Cultural CABILDO – Assunção - PY.
 Realização: Ministério da Cultura do Governo Federal, Museu Oscar Niemeyer/Secretaria de Estado da Cultura do Governo do Paraná, Fundação Cultural de Curitiba/Prefeitura Municipal de Curitiba.

Bienal de Curitiba 2017
Assessoria de imprensa
Isabela França Comunicação

Nenhum comentário: